Encontrar uma concessionária

As vantagens de manter o escapamento original

Na Garagem

Quer entender um pouco mais sobre o funcionamento e manutenção de motos? Aqui você encontra dicas e cuidados que precisa ter com a sua motocicleta, passando por acessórios, peças, revisões equipamentos e muito mais.

As vantagens de manter o escapamento original

Na Garagem 18/01/2024
Detalhe do sistema de escapamento original da motocicleta Honda

Qual o melhor sistema de escapamento para sua motocicleta? A resposta é fácil, o original. Antes de explicar o motivo desta afirmação, vale revisar nossos conhecimentos sobre este importante componente.

Por mais ignorantes na técnica de motores e em mecânica de motocicletas que possamos ser, não é difícil concluir que aquele tubo (ou tubos nos motores com mais de um cilindro), que parte do bloco do motor e termina na ponteira (ou ponteiras...) é o tal “sistema de escapamento”.

Além dos dois componentes mais evidentes, tubo e ponteira, o que há mais? Internamente há o catalisador, elemento fundamental para transformação dos gases nocivos à saúde humana, derivados da combustão, em gases neutros. Na parte terminal do sistema está a ponteira, com o abafador, um “labirinto” que como o próprio nome indica tem a função de abafar o ruído.

Motores de motos, grandes ou pequenos, são ruidosos por natureza. Não estão encalacrados dentro de um compartimento fechado como nos carros. Assim, para garantir a saúde de quem pilota – e conter ao mínimo a poluição sonora –, dependem de um caprichado sistema de escapamento, que também é responsável por dar ao motor características adequadas de economia de combustível, torque e potência máxima.

A principal desculpa dos que gostam de alterar sistemas de escape é a obter um ronco “mais legal”, além de uma ilusória melhoria de desempenho. Se você pertence à tribo dos que pensam assim, está na hora de rever seus conceitos.

Lugar de moto barulhenta é, quando muito, na pista de competição. Na cidade ou na rodovia, conter o ruído ao mínimo é sempre uma opção melhor. Sua moto sai de fábrica ajustada para emitir ruídos dentro de um limite especificado no manual do proprietário, que é estabelecido por lei. Se você mexer no sistema para buscar o tal “ronquinho mais legal”, pode ser multado caso sua moto seja averiguada por fiscais devidamente munidos de equipamento para medição de ruídos, o decibelímetro.

Mas, para além de ser completamente indevido – por conta de lei e questões de civilidade – sair por aí enchendo o mundo de mais barulho do que o necessário, modificar o sistema de escapamento pode prejudicar o motor. Há quem ainda pense que o catalisador limita a potência, e que sua retirada faz a moto correr mais. Nada mais errado, pois no projeto de qualquer motor, está previsto o uso de tal componente. O ajuste do sistema de alimentação e do de escape é algo muito preciso, e a retirada do catalisador, alteração de diâmetro e forma de tubos “bagunça” todo o estudo, resultando na maior parte das vezes em consumo elevado, menor durabilidade e, claro, mais emissão de poluentes.

Enfim, tirar a originalidade do sistema de escapamento de qualquer moto ou scooter não fez sentido nem do ponto de vista técnico nem no âmbito social. O planeta definitivamente não precisa de mais barulho. Para curtir sua moto, personalizá-la, fazer com que ela seja diferenciada das demais, escolha outro recurso que não impacte na saúde, sua e dos outros, e que não jogue no lixo o delicado ajuste feito por engenheiros que, acredite, sabem muito bem o que estão fazendo.