Encontrar uma concessionária

Vitória do Team HRC com a Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP nas 8 horas do Circuito de Suzuka

Na Competição

Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, um bom piloto deve estar preparado para enfrentar qualquer competição e corrida de moto. Esse universo radical está no DNA da Honda e realmente é para aqueles que são movidos pelo desafio. Acompanhe conteúdos especiais sobre os campeonatos nacionais e internacionais de motovelocidade e motocross como MotoGP, SuperBike e muito mais!

Vitória do Team HRC com a Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP nas 8 horas do Circuito de Suzuka

Na Competição 04/09/2023
Team HRC no campeonado de Suzuka com troféu e Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP

Como é tradicional em todos os meses de agosto, a lendária pista de Suzuka, no Japão, recebeu equipes de todos os cantos do planeta para a disputa de mais uma edição das 8 Horas de Suzuka, etapa do EWC – Endurance World Championship, o mundial de corridas de longa duração.

Para todas as fabricantes de motos do planeta, a vitória em uma competição de campeonato mundial é importante. Porém triunfar nas 8 Horas de Suzuka tem um sabor especial: essa é a corrida que mais atrai público no Japão, a pátria da moto moderna. Outro ingrediente é o traçado de Suzuka, uma pista “old school”, 5,8 km de aclives, declives e curvas desafiadoras. Inaugurada em 1962 inicialmente como pista de testes da Honda, ela se tornou palco de memoráveis disputas tanto na motovelocidade como na Fórmula 1.

Enfim, todos os fabricantes de motos ou carros querem poder se orgulhar de terem em seu currículo uma vitória lá, inclusive pelo fato de a pista de corrida Suzuka ter sido idealizada e construída pela vontade e paixão do fundador Soichiro Honda, homem reverenciado pela sua genialidade técnica e visão empresarial. Suzuka ainda é de propriedade da Honda, sendo parte de um complexo que inclui parque de diversões, hotel, centro de treinamento de pilotagem e muito mais.

E foi nesse cenário para lá de especial que, mais uma vez – pela 28ª ocasião em 44 edições –, a Honda conquistou o degrau mais alto do pódio com o trio de pilotos formado pelos japoneses Takumi Takahashi, Tetsuta Nagashima e pelo espanhol Xavi Vierge, que com uma Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP dominaram a corrida praticamente de ponta a ponta.

Foi a segunda vitória consecutiva dessa equipe, o Team HRC Japan Post, e nada menos do que a quinta vitória de Takumi Takahashi nas 8 Horas de Suzuka (2010/2013/2014/2022/2023), que assim igualou a marca do recordista Tohru Ukawa (1997/1998/2000/2004/2005).

Nesta edição de 2023, o domínio do trio do Team HRC Japan Post foi esmagador: largou da pole e, a partir da segunda hora, não teve mais adversários, concluindo a corrida com nada menos do que três voltas de vantagem em relação às equipes classificadas na 2ª e na 3ª colocações, que também usaram a Honda CBR 1000RR-R Fireblade.

O domínio da Fireblade não se limitou a ocupar todos os três degraus do pódio nesta edição 2023 das 8 Horas de Suzuka: sete motos entre as dez primeiras classificadas foram Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, uma mais do que nítida demonstração de superioridade do modelo perante as adversárias.