Encontrar uma concessionária

Carta de Soichiro Honda

O poder dos sonhos

Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.

Carta de Soichiro Honda

O poder dos sonhos 02/07/2018
Soichiro Honda fundador da Honda Motor Co.

Soichiro Honda era perseverante, genial e obsessivo. Fundou a Honda Motor Co. em 1948, no empobrecido Japão do pós-guerra. Depois de cinco anos sua empresa já era relevante, porém, para aquele enérgico empresário beirando os 50 anos de idade, ser relevante no pequeno Japão era pouco.

A Honda podia ser grande no mundo, ele estava convencido disso, e no final de 1953 decidiu enviar uma motocicleta Honda para tomar parte de uma competição internacional, concidentemente no Brasil, mais exatamente em São Paulo, em Interlagos.

A história de toda desta aventura você pode ler aqui no Blog na Série Especial “O sempre difícil começo”, uma verdadeira saga com muitos tropeços e nenhuma glória. Mas foi justamente o tropeço, a dificuldade enfrentada nesta que foi a primeira competição internacional da qual uma Honda participou, que motivou Soichiro Honda a escrever a carta abaixo.

No texto Soichiro Honda se compromete a colocar suas motos no topo do motociclismo de competição mundial, certo de que o fracasso em Interlagos fora uma lição necessária, dolorida, mas que lhe ânimo e estímulo para a superação.

Ao tornar pública através de uma carta a intenção de ser a marcanº1, vencer o TT –Tourist Trophy na Ilha da Man –, a competição de motocicletas mais importante do calendário mundial, o que efetivamente veio a acontecer, Soichiro Honda correu um risco. Assumiu um compromissos em volta e convocou seus colaboradores a conquistar a glória. No fim deu certo, fez de um limão a limonada, tornou a Honda a fabricante nº 1 do planeta e maior vencedora nas pistas do motociclismo mundial.

Texto Original:

20 de março de 1954

Passaram-se cerca de cinco anos desde a fundação da Honda Motor Co., e eu nunca deixo de me alegrar com o fato de que os esforços de todos os nossos funcionários tomaram forma na conquista de nossos avanços que marcaram época.

Desde criança, um dos meus sonhos tem sido participar de competições um veículo de minha fabricação e vencer. No entanto, antes que eu possa me tornar vitorioso em todo o mundo, devo primeiro, claro, garantir a segurança do negócio, obter máquinas e equipamentos de precisão e criar projetos superiores. Portanto, tenho me dedicado inteiramente a esses pontos e trabalhando para apresentar veículos práticos de qualidade aos nossos clientes neste país. Consequentemente, não tive tempo livre para dedicar minha energia ao motociclismo de competição até hoje.

Agora, no entanto, os relatórios sobre a recente corrida internacional disputada em São Paulo forneceram informações detalhadas sobre a situação nos países da Europa e da América. Eu pensava que estava vendo o mundo com um bom grau de realismo, sem ser apegado a ideias fixas, mas agora percebo que, afinal, fiquei cego pelo meu sentimento excessivo pelo Japão em sua situação atual. Mesmo agora, o mundo está avançando a uma velocidade tremenda.

Por outro lado, no entanto, como sempre senti, estou cheio de uma confiança abundante e inabalável de que posso vencer. O espírito de luta que é da minha natureza não me permitirá mais o afastamento da disputa.

Agora que estamos equipados com um sistema de produção no qual tenho absoluta confiança, chegou a hora da oportunidade. Cheguei à firme decisão de entrar nas corridas do TT no ano que vem.

Nunca antes um japonês entrou nesta corrida com uma moto fabricada no Japão. O vencedor desta corrida será conhecido em todo o mundo, assim como qualquer veículo que completar tal corrida com segurança. A fama de tal conquista assegurará um certo volume de exportações, e é por isso que todos os principais fabricantes na Alemanha, Inglaterra, Itália e França estão dedicados a tal objetivo com todas as suas forças.

Eu vou fabricar uma motocicleta de 250 cc para esta corrida, e como representante da nossa Honda Motor Co., vou mandá-lo para o centro das atenções do mundo. Estou confiante de que este veículo poderá atingir velocidades superiores a 180 km/h.

Até mesmo um motor de avião tem uma potência de cerca de 55 cv por litro, mas nosso motor deverá ter quase o dobro dessa potência, 100 cv por litro. Quando tal motor for concluído com base na criatividade de nossa empresa, não será exagero dizer que ele poderá ser colocado entre os mais altos níveis de engenharia do mundo.

A motocicleta é uma estrela brilhante da indústria moderna, um negócio abrangente, que exigirá o mais alto nível de engenharia não apenas do motor, mas também de pneus, correntes, carburadores e outras peças. Para conseguir isso, deve receber uma atenção meticulosa aos detalhes e esforço incessante.

Eu convoco todos os funcionários!

Vamos reunir a força total da Honda Motor Co. para vencer essa conquista gloriosa. O futuro da Honda Motor Co. depende disso, e este peso repousa sobre seus ombros. Eu quero que vocês dediquem entusiasmo crescente nessa tarefa, suportem todas as provações e prossigam com todas as minúsculas demandas de trabalho e pesquisa, fazendo deste o caminho a ser escolhido. Os avanços feitos pela Honda Motor Co. são o crescimento que vocês atingem como seres humanos, e tal crescimento é o que garante à Honda Motor Co. seu futuro.

O cuidado escrupuloso que é necessário ao apertar um único parafuso e o compromisso dos que se recusam a desperdiçar uma única folha de papel: é isso que abrirá o caminho e nos preparará um caminho de progresso para a Honda Motor Co.

Felizmente, nossos fornecedores, nossos agentes e nossos bancos nos deram sua generosa cooperação. Além disso, sou abençoado com clientes que também se juntam a nós para ajudar a concentrar todo o nosso poder nesse ponto.

Vejo que a Alemanha, embora derrotada na guerra, tem muitas indústrias que estão se reerguendo, e senti mais do que nunca que a Honda Motor Co. deve, acima de tudo, entrar nesse desafio e vencê-lo.

Devemos avaliar o verdadeiro valor da indústria japonesa e elevá-la a um ponto em que poderemos exibi-la com orgulho para o mundo inteiro. A missão da nossa Honda Motor Co. é enaltecer a indústria japonesa.

Com isso, eu anuncio a minha determinação, e prometo a vocês que vou colocar todo o meu coração e alma, e transformar toda a minha criatividade e habilidades na tarefa de entrar nas corridas do TT de Ilha de Man e ganhá-las.

Isso eu afirmo.

 

Soichiro Honda

Presidente Honda Motor Co., Ltd.