Após a oitava etapa, Monster Energy Honda amplia liderança do Rally Dakar 2024

Rally

Após a oitava etapa, Monster Energy Honda amplia liderança do Rally Dakar 2024

Hail (Arábia Saudita) - Oitava etapa do Rally Dakar 2024 superada pela equipe Monster Energy Honda nesta segunda-feira (15/1) com motivos para satisfação e otimismo. O término da prova na Arábia Saudita está cada vez mais próximo (no dia 19, em Yanbu) e não só a liderança de Ricky Brabec foi mantida como o piloto norte-americano ampliou vantagem da classificação geral das motos, com a Honda CRF 450 Rally. Os companheiros de time José Ignacio "Nacho" Cornejo e Adrien Van Beveren não estão distantes na tabela, na briga pelo terceiro lugar.    

A oitava etapa, de Al Duwadimi a Hail, desafiou os pilotos com dois cenários bastante diferentes ao longo dos 678 quilômetros, 458 deles especiais (trechos cronometrados). A primeira parte foi composta de piso arenoso e dunas. Após um trecho de deslocamento por asfalto, a luta contra o relógio recomeçou por caminhos pedregosos, até a chegada, junto à cadeia de montanhas Shammar.

Brabec procurou marcar de perto o atual vice-líder Ross Branch como parte de um jogo estratégico para não dar qualquer vantagem ao rival. Ele fechou a especial em sétimo e conta agora com 42 segundos de vantagem para o piloto de Botsuana. Adrien Van Beveren também dosou o ritmo para não ser um dos primeiros do dia, obrigados a 'abrir' a próxima especial, sem rastros ou referências. Fechou a etapa vencida pelo argentino Kevin Benavides em terceiro. Mais que suficiente para manter a quarta posição na geral (a 11min58 da ponta).

Nacho Cornejo teve a missão de ser o primeiro a partir em Al Duwadimi e foi em busca dos bônus de tempo previstos no regulamento para terminar em quarto e encostar em Brabec e Branch. O chileno aparece agora em terceiro lugar a 4min21 do companheiro de equipe.

Depois dos contratempos enfrentados na sexta e na sétima etapas, Pablo Quintanilla é, cada vez mais, um escudeiro de luxo para os colegas da Monster Energy Honda. Em mais um dia trabalhoso, o chileno foi o 14° e avançou à 19ª posição na geral.

Nesta terça (16/1) os competidores encaram 639 quilômetros de Hail a Al Ula, incluindo 417 de especial por caminhos com várias pistas paralelas que exigirão atenção à navegação e trechos entre platôs rochosos bastante técnicos.

O 46º Rally Dakar é válido como abertura do Campeonato Mundial da modalidade e tem percurso de mais de 7.900 km – cerca de 4.770 deles de especiais. Esta é a quinta vez em que o Rally Dakar é sediado na Arábia Saudita. O desafio total soma 12 etapas, além de um dia de descanso, e a chegada está programada para 19 de janeiro, em Yanbu.

Ruben Faria (Gerente geral da equipe Monster Energy Honda Team) - "Foi um ótimo dia para nós, seguimos liderando com Ricky Brabec e ele ampliou sua vantagem sobre Ross Branch. Nacho fez um ótimo trabalho conquistando os bônus da etapa e isso lhe deu a chance de recuperar tempo em relação a Ricky e Ross, aproximando-se deles na classificação geral. Adrien vem logo a seguir, ainda próximo de uma posição no pódio, vejamos o que ele pode fazer nos próximos dias para descontar a diferença. Mesmo com os problemas que Pablo enfrentou nos últimos dias, estamos felizes por ele seguir na prova. Agora ele pode ajudar seus companheiros caso enfrentem algum incidente nos estágios restantes. Amanhã é a nona etapa e, embora pareça realmente difícil no papel, nossos pilotos estão em ótima condição para enfrentá-la. Vamos ver o que acontece".

Pablo Quintanilla #7 - "Honestamente não me senti tão bem nesta etapa e não consegui pilotar com muita confiança. A primeira parte era de trechos arenosos com dunas e alguns desníveis difíceis de identificar. Quando você não se sente tão confiante, acaba diminuindo o ritmo. Estou feliz por ter chegado ao fim do estágio".

Ricky Brabec #9 - "Não queria largar muito distante do Ross na próxima etapa e, por isso, tive de fazer um jogo de gato e rato com ele. Consegui alcançá-lo logo e me mantive próximo por todo o dia. No ponto de reabastecimento, vi que estava mais rápido que ele. Deixei que ele tomasse a dianteira e abrisse o caminho até a linha de chegada para jogar com a inteligência. Não queria que ele largasse depois de mim amanhã. Foi um bom dia para terminar em sétimo e pretendo continuar me divertindo".

José Ignacio "Nacho" Cornejo #11 - "Fiz uma boa etapa, embora fosse traiçoeira. Era muito fácil cometer erros, então procurei andar de forma segura e suave. Perdi algum tempo, mas agora terei uma boa posição de partida, o que deve me ajudar bastante na nona etapa".

Adrien van Beveren #42 - "Estava pilotando bem e me sentindo confortável na moto, mas tive de fazer uma escolha quando conferi os tempos dos rivais durante o reabastecimento. Preferi diminuir o ritmo para não pagar o preço de ser o primeiro a largar na nona etapa. Ainda assim terminei o dia em terceiro, e por isso acredito que não foi a melhor opção no fim. Não fico feliz em perder uma vitória de etapa dessa forma, mas vamos ver se conseguimos fazer a diferença nos próximos dias".

Resultados – Rally Dakar 2024 / Arábia Saudita

Classificação após a etapa 8 / Motos (extraoficial – cinco primeiros)
1 - Ricky Brabec (EUA) -#9 - 36h16min31s - Equipe Monster Energy Honda

2 - Ross Branch (BWA) - #46 - 36h17min13s
3 - José Ignacio "Nacho" Cornejo (CHI) - #11 - 36h20min52s - Equipe Monster Energy Honda
4 - Adrien Van Beveren (FRA)- #42 - 36h28min29s - Equipe Monster Energy Honda

5 - Kevin Benavides (ARG) - #47 - 36h37min02s
19 - Pablo Quintanilla (CHI) - #7 - 41h05min29s - Equipe Monster Energy Honda

Etapa 8 / Motos (extraoficial)
1 - Kevin Benavides (ARG) - #47 - 3h35min03s
2 - Luciano Benavides (ARG) - #1 - 3h35min34s
3 - Adrien Van Beveren (FRA)- #42 - 3h36min30s - Equipe Monster Energy Honda
4 - José Ignacio "Nacho" Cornejo (CHI) - #11 - 3h36min44s - Equipe Monster Energy Honda

5 - Toby Price (AUS) - #2 - 3h37min21s
7 - Ricky Brabec (EUA) -#9 - 3h39min11s - Equipe Monster Energy Honda 
14 - Pablo Quintanilla (CHI) - #7 - 3h45min13s - Equipe Monster Energy Honda

 

Confira também