Enduro da Independência realiza 38ª edição entre interior de São Paulo e sul de Minas Gerais

Rally

Enduro da Independência realiza 38ª edição entre interior de São Paulo e sul de Minas Gerais

Socorro (SP) – A maratona de competições da equipe Honda Racing continua nesta semana com a 38ª edição do Enduro da Independência. Com patrocínio da Honda e participação dos pilotos Bárbara Neves, Tunico Maciel e Dário Júlio, a tradicional prova de enduro de regularidade do país começa nesta sexta-feira (4/9), em Socorro, interior de São Paulo. De lá, a caravana parte para Itajubá (MG) e segue para Caxambu (MG), local da chegada na próxima segunda-feira (7/9), Dia da Independência do Brasil. Ao todo, os pilotos vão percorrer 635 quilômetros durante quatro dias, na região da Serra da Mantiqueira. Em todas as cidades, o evento não será aberto ao público, devido à pandemia, e medidas de segurança e saúde serão tomadas para evitar a disseminação do novo coronavírus.
 
Atual bicampeã da competição na categoria Feminina, Bárbara Neves será mais uma vez embaixadora do Enduro da Independência. “É uma honra e responsabilidade muito grande. Estou muito feliz, porque é uma prova que desde criança eu participava de forma indireta, com o apoio para meu pai”, relembra a goiana de 20 anos. “O objetivo para este ano é buscar novamente o lugar mais alto do pódio, com a CRF 250F. A moto está bem ajustada e eu, preparada física e psicologicamente. Este ano tem sido um grande desafio, estamos vivendo um momento diferente, mas tenho certeza de que faremos o que for necessário para termos uma competição segura”, destaca Bárbara.

Hexacampeão da competição, Dário Júlio comemora 20 anos de participação no Enduro da Independência. “É praticamente uma vida, com muitas histórias, amigos e conquistas. Sou grato por todas as oportunidades em cada edição que participei”, evidencia o mineiro de Lavras, que representará o time na categoria Brasil, para motos de fabricação nacional, com a CRF 250F. Ele também é chefe da equipe Honda Racing de Rally. “Estamos em ritmo acelerado com diversas provas em sequência, mas a equipe está pronta para encarar todos os desafios”, completa.
 
Vice-campeão em 2019 na categoria Elite, Tunico Maciel, recém-chegado do Rally Jalapão, conta que se preparou bastante para viver essa maratona. “A volta das competições me deixou muito entusiasmado. Adaptei meus treinos para esse momento, já que não será possível o descanso necessário”, conta o piloto, também de Lavras (MG), que embarca na sequência do Independência para o Rally RN 1500. “A organização do Enduro alertou que a prova não será fácil. Vamos passar por trechos em montanhas, pedras e raízes, que exigirá muito preparo físico e habilidade com a moto”, finaliza Maciel. Ele vai competir com a CRF 250RX.   
 
A equipe Honda Racing de Enduro de Regularidade é patrocinada por Pro Honda, ASW, Michelin, DID, Alpinestars e Seguros Honda.
 
Programação* 
38ª edição do Enduro da Independência 
Socorro (SP) a Caxambu (MG)
 
3/9 - quinta-feira

Local: Parque da Cidade - Socorro (SP) 
8h - Abertura da secretaria de prova e colocação das motos no Parque Fechado
19h – Cerimônia de abertura 
 
4/9 - sexta-feira 
1º dia – Socorro (SP) - 117 km
7h - Largada do primeiro piloto - Parque da Cidade - Socorro (SP) 
13h - Chegada do primeiro piloto - Parque da Cidade - Socorro (SP) 
19h – Resumo do dia e briefing
 
5/9 - sábado
2º dia – Socorro (SP) a Itajubá (MG) - 237 km
6h - Largada do primeiro piloto - Parque da Cidade - Socorro (SP) 
14h - Chegada do primeiro piloto – Kartódromo de Itajubá (MG)
19h - Resumo do dia e briefing 
 
6/9 - domingo
3º dia - Itajubá (MG) a Caxambu (MG) - 158 km
7h - Largada do primeiro piloto - Kartódromo de Itajubá (MG)
12h - Chegada do primeiro piloto – Centro de Convenções de Caxambu (MG)
19h - Resumo do dia e briefing 
 
7/9 – segunda-feira
4º dia - Caxambu (MG) - 123 km 
7h - Largada do primeiro piloto - Centro de Convenções de Caxambu (MG)
13h - Chegada do primeiro piloto - Centro de Convenções de Caxambu (MG)
18h - Premiação – Parque da Cidade - Centro de Convenções de Caxambu (MG)
 
Total da prova: 635 km

* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Reportagem: Mundo Press
 

Confira também