Equipe Honda Racing busca novas vitórias no Campeonato Brasileiro de Enduro 2022

Enduro

Equipe Honda Racing busca novas vitórias no Campeonato Brasileiro de Enduro 2022

Aracruz (ES) – O Campeonato Brasileiro de Enduro 2022 chega à metade neste fim de semana (11 e 12/6), com a quarta prova da temporada, em Aracruz (ES). A equipe Honda Racing está confirmada e segue completa para o desafio. Piloto mais rápido da Elite, que é a classificação geral, Vinicius Calafati defende a liderança da categoria E1 - assim como Alexandre Valadares “Brankim” na E4. O time vermelho também acelera com Rômulo Bottrel (E2) e Bárbara Neves (EF).

Tradicional no calendário do Brasileiro de Enduro, Aracruz recebe a prova pela nona vez. O percurso conta com 38 quilômetros, que incluem deslocamentos e três especiais (trechos cronometrados), sendo dois Enduro Testes e um Cross Teste. Os pilotos precisarão fazer três voltas no sábado e mais três no domingo.
 
Vinicius Calafati lidera a Elite, com 142 pontos, e soma 144 na ponta da tabela da E1. O piloto continua bastante focado e em constante evolução. “Tivemos um intervalo bem curto entre a etapa passada e esta. Foram duas semanas de treinos, nas quais peguei bem firme e consegui evoluir mais. A expectativa para Aracruz é a melhor possível. Sempre é uma prova bem marcante no calendário. Considero uma das melhores etapas, com nível técnico muito bom. Tem um terreno e relevo que me agradam. Estou bem treinado e com bastante velocidade”, conta o piloto paulista, dono de seis títulos do Brasileiro de Enduro. Ele acelera a motocicleta CRF 250RX.

Pela E2, com a CRF 450RX, Rômulo Bottrel está animado e relembrou o resultado de 2021 em Aracruz. “Venci a categoria lá no ano passado. Tenho uma lembrança boa e vou tentar repetir o resultado. As especiais parecem que são bem legais e estou preparado. A prova costuma ter o chão mais duro. Pode ser muito seca ou, se chover, fica aquele espelhado que é difícil de andar”, destaca o mineiro, vice-líder da classe, com 135 pontos, e terceiro colocado da Elite.

Representante da equipe Honda Racing na categoria E4, exclusiva para motos nacionais, o mineiro Alexandre Valadares “Brankim” também gosta de andar no Espírito Santo. “Sei que é a ‘casa’ dos meus concorrentes diretos, mas estou preparado e focado para mais esse desafio. Em Aracruz sempre tem especiais boas, técnicas, do jeito que eu gosto, com velocidade. Quando chove, tenho um pouco de dificuldade, porque é um terreno liso. Estou otimista para esta etapa”, diz o piloto, primeiro colocado na classe após três provas, com 142 pontos, e que defende o título da categoria com a CRF 250F.

De volta às provas após recuperação de lesão, Bárbara Neves também acelera a CRF 250F. “Estou bem e feliz em competir em Aracruz. A cidade sempre nos acolhe e a organização de lá é uma grande incentivadora da categoria feminina e infantil, o que é importante para a motivação dos pilotos e para o desenvolvimento do esporte”, ressalta Bárbara. Com a ausência na prova de Belo Vale (MG), agora ela está na segunda colocação da categoria EF, com 100 pontos, sem considerar o descarte, que será aplicado após a última rodada.
 
A equipe Honda Racing de Enduro é patrocinada por Pro Honda, ASW, Borilli Racing, Alpinestars, DID e Seguros Honda.
 
Campeonato Brasileiro de Enduro 2022
 
4ª prova – Aracruz (ES)

Data: 11 e 12/6
Base do evento: Praça da Paz (acesso gratuito ao público)

Programação* 
 
10/6 (Sexta-feira)

A partir das 7h – Reconhecimento das especiais
Das 13h às 17h – Funcionamento da secretaria de prova 

11/6 (Sábado)
7h – Início das competições para as classes Infantil, Cadete e Juvenil do Brasileiro e Feminina do Capixaba
Das 8h às 9h30 - Condução das motos vistoriadas ao Parque Fechado 
9h35 - Briefing 
10h - Largada dos dois primeiros pilotos
17h30 - Previsão de chegada do último piloto
20h - Divulgação dos resultados oficiais do dia (restaurante Rota do Petisco)

12/6 (Domingo)
7h – Início das competições para as classes Infantil, Cadete e Juvenil do Brasileiro e Feminina do Capixaba 
8h - Largada dos dois primeiros pilotos 
14h30 - Previsão de chegada do último piloto
16h30 - Cerimônia de premiação
18h30 - Término do evento.
 
* Os horários são fornecidos pela organização e podem sofrer alterações.

Calendário - Brasileiro de Enduro 2022

1ª prova (1ª e 2ª etapas) - 18, 19 e 20/3 - Itapema (SC)
2ª prova (3ª e 4ª etapas) - 22, 23 e 24/4 - Patrocínio (MG)
3ª prova (5ª e 6ª etapas) - 20, 21 e 22/5 - Belo Vale (MG)
4ª prova (7ª e 8ª etapas) - 10, 11 e 12/6 - Aracruz (ES)
5ª prova (9ª e 10ª etapas) - 15,16 e 17/7 - Novo Horizonte (SC)
6ª prova (11ª e 12ª etapas) - 5, 6 e 7/8 - Farroupilha (RS)
7ª prova (13ª e 14ª etapas) - 7, 8 e 9/10 - Mairiporã (SP)

Reportagem: Mundo Press

Confira também