Guilherme Brito conquista quarta vitória no SuperBike Brasil 2023

Motovelocidade

Guilherme Brito conquista quarta vitória no SuperBike Brasil 2023

Londrina (PR) – Guilherme Brito, da equipe satélite Honda, conquistou a quarta vitória no SuperBike Brasil 2023, neste domingo (24/9), no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR). O piloto comemorou pela SuperBike Pro a bordo da motocicleta CBR 1000RR-R Fireblade SP. A classe principal também teve como destaque o companheiro de time João Carneiro, que esteve sempre na briga pelas primeiras colocações, apesar da queda a três voltas para o fim da corrida. Leo Marques foi o ganhador da Honda Jr Cup e Matteo Bongiovanni, da Copa Pro Honda CBR 650R. 

O fim de semana foi marcado por altas temperaturas e disputas acirradas. No sábado (23/9), a dupla da equipe satélite Honda fez dobradinha na Superpole, com Guilherme Brito garantindo a pole position, seguido por João Carneiro. No grid de largada da prova da SuperBike, no início da tarde deste domingo, a temperatura ambiente superou os 37 graus, com mais de 45 graus marcados na pista de Londrina. 

Brito largou na frente e Carneiro manteve a segunda colocação, chegando a assumir a ponta na segunda volta, após um erro do companheiro de equipe. Brito logo reassumiu a dianteira, abrindo mais vantagem a cada curva, e, na sexta volta, o argentino Ramiro Gandola ultrapassou Carneiro. Quando faltavam seis voltas para o final, após procedimento de segurança, houve necessidade de relargada e a prova ficou embolada. 

Brito perdeu a vantagem que construía e caiu para a quarta colocação, mas reassumiu o primeiro lugar duas voltas depois. A três voltas do final, quando estava firme na terceira colocação, Carneiro foi derrubado pelo piloto que vinha logo atrás, Diego Pierluigi. O acidente provocou outra bandeira amarela e a corrida, com 15 voltas no total, terminou em um novo procedimento de segurança.  

Para Brito, apesar do desfecho da prova, o resultado não poderia ter sido melhor. “Foi uma vitória muito importante, a cada etapa estou somando pontos na tabela do campeonato e consegui mais 26 para a conta”, afirma o piloto de 20 anos, em terceiro lugar na briga pelo título da SuperBike Pro, com 120 pontos. 

“O time trabalhou imensamente durante o fim de semana e ainda fizemos dobradinha na SuperPole. O João (Carneiro) estava com bom ritmo, infelizmente houve a queda e a prova terminou em safety. Fico feliz porque o João está bem, vou comemorar e essa semana já voltar aos trabalhos, já que em Goiânia (GO) vai estar mais quente ainda”, lembra Brito, referindo-se ao local da próxima etapa do SuperBike Brasil, nos dias 21 e 22 de outubro.  

Depois da queda, que acionou o airbag de seu macacão, João Carneiro tranquilizou o público. “Em geral estou bem, graças a Deus o equipamento fez a diferença e deu tudo certo. Estou pronto para a próxima”, declara o piloto de 18 anos. O time satélite Honda de motovelocidade é patrocinado por fluidos e lubrificantes Pro Honda, Pirelli, Seguros Honda, NGK e DID Correntes.    

Categorias monomarca Honda – A Honda Jr Cup, para pilotos de oito a 16 anos com as motocicletas Honda CG 160 Titan, abriu a programação do dia em grande estilo. A corrida foi repleta de ultrapassagens, com Leo Marques e Enzo Ximenes se alternando na primeira colocação. 

No final, Marques levou a bandeira quadriculada e assumiu a vice-liderança da tabela. “Foi a segunda vitória da temporada, uma vitória muito suada. Sou mais pesado, mas estive sempre ali na briga com os meninos e todos estão de parabéns”, comenta o atual campeão da categoria. 

Enzo Ximenes, segundo colocado na prova, segue na liderança. “Estou muito feliz com o resultado, agora é só pensar no campeonato e pontuar. A corrida foi muito disputada, muito quente. O Leo está de parabéns, foi uma disputa imensa. Quero agradecer meu pai, toda família e todos que torceram, vamos para a próxima em Goiânia”, diz. 

Na Copa Pro Honda CBR 650R, o argentino Matteo Bongiovanni conquistou a primeira vitória, seguido por Pedro Foroni e Raquel Vaz. “Estou muito feliz de voltar às provas do Brasil, aqui é como uma segunda casa e estou bem contente, ainda mais por esta vitória. Agradeço a minha família e todos que me apoiam, sem eles nada seria possível”, conclui Bongiovanni. 

Juninho Moreira segue como líder da Copa Pro Honda CBR 650R. Lucas Bessa e Mauricio Laranjeira continuam na ponta pelas subcategorias Light e Master, respectivamente.  

SuperBike Brasil 2023 - 7ª etapa 
Local: Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR)

Resultados extraoficiais (três primeiros)

Classificação após sete etapas

Categoria SuperBike Pro
1 – Max Gerardo #41 – 139 pontos
2 – Ramiro Gandola #3 – 139 pontos
3 – Guilherme Brito #44 – 120 pontos – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP
4 – João Carneiro #14 – 93 pontos – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP

Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Pro
1 – Juninho Moreira #84 – 133 pontos
2 – Raquel Vaz #199 – 105 pontos
3 – Pedro Foroni #45 – 94 pontos

Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Light
1 – Lucas Bessa #111 – 129 pontos
2 – Alex Fernandes #22 – 88 pontos
3 – Cléber Araújo #333 – 88 pontos

Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Master
1 – Mauricio Laranjeira #29 – 75 pontos
2 – Alexandre Colorado #27 – 71 pontos
3 – Chrystian Quick #377 – 61 pontos

Honda Jr Cup (motos Honda CG 160)
1 – Enzo Ximenes #12 – 154 pontos
2 – Léo Marques #9 – 131 pontos
3 – Miguel Garcia #96 – 127 pontos

Resultados – Corridas da 7ª etapa

Categoria SuperBike Pro
1 – Guilherme Brito #44 – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP

2 – Ramiro Gandola #3
3 – Max Gerardo #41
8 – João Carneiro #14 – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP

Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Pro
1 – Matteo Bongiovanni #128
2 – Pedro Foroni #45
3 – Raquel Vaz #199

Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Light
1 – Lucas Bessa #111

Honda Jr Cup (motos Honda CG 160 Titan)
1 – Leo Marques #9
2 – Enzo Ximenes #12
3 – Guilherme Baron #146

Reportagem: Mundo Press
 

Confira também