Monster Energy Honda domina os três primeiros lugares das motos na nona etapa do Dakar 2024

Rally

Monster Energy Honda domina os três primeiros lugares das motos na nona etapa do Dakar 2024

Al Ula (Arábia Saudita) - Domínio da equipe Monster Energy Honda na nona etapa do Rally Dakar 2024. As motocicletas Honda CRF 450 Rally deram as cartas no percurso de 639 quilômetros (417 deles cronometrados) que ligou Hail a Al Ula, na Arábia Saudita, conquistando os três primeiros lugares e consolidando a liderança na classificação geral. A vitória desta terça-feira (16/1) ficou com o francês Adrien Van Beveren, seguido pelo norte-americano Ricky Brabec e pelo chileno Pablo Quintanilla. 

Van Beveren foi o terceiro a partir para a especial, o que, na teoria, seria uma desvantagem, já que praticamente não há rastros ou referências dos concorrentes. O francês não se intimidou com o fato, atacou para ser o primeiro do pelotão e, com a ajuda do tempo de bônus previsto pelo regulamento, conquistou sua segunda vitória nesta edição do Rally Dakar. Resultado que o colocou no terceiro lugar da geral (+11min26seg), próximo do vice-líder.

Já Brabec deu uma cartada decisiva na luta pela vitória. O norte-americano atacou na sequência de dunas do trecho final da especial para ampliar a vantagem na liderança da classificação geral das motos. Dos 42 segundos do começo do dia, a diferença em relação ao segundo colocado Ross Branch, de Botsuana, subiu para 7min09seg.

Para Pablo Quintanilla, as rochas monumentais de Al Ula, patrimônio da humanidade pela Unesco, trouxeram bons ares. Depois de alguns dias difíceis, ele encontrou seu melhor ritmo para garantir a terceira posição e prosseguir em sua recuperação na classificação geral. É agora o 17°, a 4h52min45seg de Brabec. 

Em mais uma etapa que exigiu bastante da navegação, José Ignacio "Nacho" Cornejo perdeu alguns minutos na busca do caminho correto, mas se recuperou para ser o sétimo do dia. Aparece agora em quarto no acumulado, a apenas 2min26seg de Van Beveren, na disputa à parte de companheiros de equipe pelo terceiro degrau do pódio.

Nesta quarta-feira (17/1), a décima e antepenúltima etapa do Rally Dakar 2024 será disputada no formato de laço, com largada e chegada em Al Ula. Serão 612 quilômetros de percurdo, incluindo 371 cronometrados com fortes subidas e descidas, trechos pedregosos e regiões com múltiplos caminhos possíveis nos quais a navegação será mais uma vez bastante testada.

O 46º Rally Dakar é válido como abertura do Campeonato Mundial da modalidade e tem percurso de mais de 7.900 km – cerca de 4.770 deles de especiais. Esta é a quinta vez em que o Rally Dakar é sediado na Arábia Saudita. O desafio total soma 12 etapas, além de um dia de descanso, e a chegada está programada para 19 de janeiro, em Yanbu.

Ruben Faria (Gerente geral da equipe Monster Energy Honda Team) - "Foi uma ótima etapa para a equipe Monster Energy Honda. Adrien fez um ótimo trabalho como o terceiro a largar para o estágio e logo conseguiu superar Kevin e Luciano (Benavides) para comandar por boa parte da especial. Com o bônus conquistado, recuperou tempo na classificação e agora está a pouco mais de quatro minutos de Ross Branch. Ricky buscou atacar para aumentar sua vantagem e, com os cerca de sete minutos, fica em ótima condição para as etapas restantes do rally. Nacho cometeu um pequeno erro e perdeu algum tempo, o que o deixa agora em quarto, mas acredito que consiga se recuperar para voltar ao pódio. No momento o time está em ótima forma. Estamos fortes, motivados e vamos trabalhar para chegar a Yanbu no topo".

Pablo Quintanilla #7 - "Finalmente tive um bom dia, sem incidentes. Me senti bem pela manhã e estou feliz pelo resultado. A etapa era longa e os primeiros 100 quilômetros fisicamente exigentes, com muitos caminhos alternativos, erva de camelo e dunas com desníveis. Depois do abastecimento o terreno mudou um pouco, com partes pedregosas em que a navegação não era fácil. Meu objetivo agora é ajudar o time a vencer o rally. Farei tudo ao meu alcance para isso".

Ricky Brabec #9 - "A nona etapa era uma das poucas chances que eu tinha para atacar e conseguir uma vantagem maior do que 40 ou 50 segundos, então fiz o meu máximo. Agora terei de largar em primeiro mas, se conseguir lidar bem com isso, acredito que será mais um passo decisivo. No Dakar 2020 consegui uma vantagem confortável logo no início, mas este é com certeza o rally mais estressante da minha vida, já que as diferenças são mínimas. De todo modo, com alguns dias ainda pela frente, vamos manter a confiança e continuar acelerando".

José Ignacio "Nacho" Cornejo #11 - "Não foi um dia tão bom para mim. Cometi um erro antes do reabastecimento e perdi um bom tempo ali. Então tentei atacar e me manter com Ricky, que me alcançou. O erro custou minutos valiosos na classificação geral, mas restam alguns dias e farei o meu melhor até o fim. Espero fazer uma etapa sólida nesta quarta-feira, sem erros".

Adrien van Beveren #42 - "Um dia duro, mas muito bom, depois de abrir a especial por quase 400 quilômetros. Kevin (Benavides) me acompanhou e foi de grande ajuda, já que em alguns momentos a etapa foi realmente complicada. Fiz o melhor melhor, consegui ser consistente e estou feliz com o resultado".

Resultados – Rally Dakar 2024 / Arábia Saudita

Classificação após a etapa 9 / Motos (extraoficial – cinco primeiros)

1 - Ricky Brabec (EUA) -#9 - 40h53min49s - Equipe Monster Energy Honda
2 - Ross Branch (BWA) - #46 - 41h00min58s
3 - Adrien Van Beveren (FRA)- #42 - 41h05min05  - Equipe Monster Energy Honda
4 - José Ignacio "Nacho" Cornejo (CHI) - #11 - 41h07min35s - Equipe Monster Energy Honda

5 - Kevin Benavides (ARG) - #47 - 41h21min51s
17 - Pablo Quintanilla (CHI) - #7 - 45h46min34s - Equipe Monster Energy Honda

Etapa 9 / Motos (extraoficial)
1 - Adrien Van Beveren (FRA)- #42 - 4h36min36s - Equipe Monster Energy Honda
2 - Ricky Brabec (EUA) -#9 - 4h37min18s - Equipe Monster Energy Honda 
3 - Pablo Quintanilla (CHI) - #7 - 4h41min05s - Equipe Monster Energy Honda

4 - Toby Price (AUS) - #2 - 4h43min20s
5 - Ross Branch (BWA) - #46 - 4h43min45s
7 - José Ignacio "Nacho" Cornejo (CHI) - #11 - 4h46min43s - Equipe Monster Energy Honda

Reportagem: Mundo Press
 

Confira também