Monster Energy Honda enfrenta 1º dia do 48 Horas Chrono no Rally Dakar 2024

Rally

Monster Energy Honda enfrenta 1º dia do 48 Horas Chrono no Rally Dakar 2024

Deserto Rub' al-Khali “Empty Quarter” (Arábia Saudita) – Inédito no Rally Dakar, o 48 Horas Chrono começou nesta quinta-feira (11/1) nas grandes dunas do deserto Rub' al-Khali, conhecido como Empty Quarter, na Arábia Saudita. A equipe Monster Energy Honda está em ação no desafio, formado, basicamente, por uma etapa de 48 horas, na qual os competidores precisam completar 835 km de percurso, sendo 626 km de especiais (trechos cronometrados).    

O desafio é válido pela sexta etapa do Rally Dakar 2024. Após cinco etapas cumpridas, a equipe Monster Energy Honda é destaque das motocicletas, com      três pilotos entre os cinco mais rápidos da prova: José Ignacio "Nacho" Cornejo (vice-líder), Ricky Brabec (3º colocado) e Van Beveren (4º). Pablo Quintanilla aparece em sexto lugar da tabela, enquanto o norte-americano Skyler Howes, na 13ª posição. Todos aceleram a Honda CRF 450 RALLY. 

Neste primeiro dia de 48 Horas Chrono, os pilotos rodaram o máximo que puderam até às 16h (horário local), quando foram direcionados a acampamentos espalhados pelo Empty Quarter. Além do pernoite em barracas, os competidores encaram isolamento total nas bases da prova, sem comunicação externa nem a presença das equipes de apoio.

Adrien Van Beveren parece se sentir “em casa” na areia, que é o tipo de terreno preferido do francês. Ele está na liderança provisória da etapa, depois de travar duelo acirrado com o norte-americano Ricky Brabec, que chegou no acampamento na segunda colocação do dia.

Vencedor da quinta etapa, Pablo Quintanilla ficou sem combustível no km 184 da especial, perdendo mais de uma hora e meia com relação aos ponteiros. O chileno conseguiu o mínimo de combustível necessário para voltar à etapa, apesar de decepcionado por conta da situação.

O desafio 48 Horas Chrono continua na manhã desta sexta-feira (12/1), de volta a Shubaytah, e em seguida os pilotos ganharão um merecido dia de descanso mais ao Norte, em Riad, no sábado (13/1). 

O 46º Rally Dakar é válido como abertura do Campeonato Mundial da modalidade e tem percurso de mais de 7.900 km – cerca de 4.770 deles de especiais. Esta é a quinta vez que o Rally Dakar é sediado na Arábia Saudita. O desafio total soma 12 etapas, além de um dia de descanso, e a chegada está programada para 19 de janeiro, em Yanbu.

Confira também