Monster Energy Honda faz dobradinha na 4ª etapa e assume liderança do Rally Dakar 2024

Rally

Monster Energy Honda faz dobradinha na 4ª etapa e assume liderança do Rally Dakar 2024

Al-Hofuf (Arábia Saudita) – A equipe Monster Energy Honda fez dobradinha entre as motos na quarta etapa do Rally Dakar 2024, nesta terça-feira (9/1), na Arábia Saudita. O piloto chileno José Ignacio "Nacho" Cornejo foi o mais rápido do dia, seguido pelo norte-americano Ricky Brabec – ambos acelerando a Honda CRF 450 RALLY. Com o resultado, Cornejo assume a liderança geral das motos e abre 1min15seg de vantagem sobre Ross Branch, da Botsuana.

Vencedor de 2020, Brabec segue em terceiro lugar da tabela, enquanto o francês Adrien Van Beveren manteve a quinta colocação. A Monster Energy Honda também conta com o chileno Pablo Quintanilla, sétimo colocado, e com o norte-americano Skyler Howes, em 13º lugar das motos.

Entre Al Salamiya e Al-Hofuf, situada no oásis de Al-Ahsa, Patrimônio Mundial da UNESCO, a quarta etapa do Rally Dakar apresentou 631 quilômetros de percurso, incluindo 299 de especiais (trechos cronometrados). 

Aos 29 anos, Cornejo conquistou a oitava vitória da carreira em etapas da prova – a segunda na edição 2024. O roteiro do dia foi cumprido no formato maratona, ou seja, os pilotos só puderam contar com auxílio mecânico externo no final da etapa.

A caravana do Rally Dakar sai de Al-Hofuf com destino ao Mar Vermelho e a cidade de Shubaytah nesta quarta-feira (10/1), na quinta etapa da prova. O percurso inclui 645 km, sendo 118 de especiais nas dunas. 

O 46º Rally Dakar é válido como abertura do Campeonato Mundial da modalidade e tem percurso de mais de 7.900 km – cerca de 4.770 deles de especiais. O desafio total soma 12 etapas, além de um dia de descanso, e a chegada está programada para 19 de janeiro, em Yanbu. Esta é a quinta vez que o Rally Dakar é sediado na Arábia Saudita. 

Ruben Faria (Gerente geral da equipe Monster Energy Honda Team) – “Chegamos ao acampamento em Al-Hofuf no final da quarta etapa, com Nacho e Ricky fazendo um trabalho muito bom ao confirmarem o primeiro e o segundo lugares. Adrien também está no ritmo e não está muito longe dos primeiros colocados. Pablo perdeu um pouco de tempo na etapa, o que é ruim, mas ainda há muitos dias pela frente, então tudo pode mudar. Skyler fez um bom trabalho no início da etapa, mas teve alguns contratempos e também perdeu um pouco de tempo. A equipe é forte e vamos continuar lutando para atingir nosso objetivo principal”.

Pablo Quintanilla #7 – “Foi uma etapa muito difícil para mim. Saímos do leito de um rio e vi alguns trabalhadores com um caminhão grande estacionado. Achei que não estava indo na direção certa e voltei para procurar a rota. Toby (Price) chegou e estava na mesma situação. Finalmente voltamos na direção do caminhão e o caminho correto estava atrás dele. Fiquei confuso por causa dos trabalhadores e do caminhão, então não achei que fosse possível ir por aquele caminho. As coisas são como são, ainda estou na corrida, então agora preciso me concentrar novamente, descansar e partir para o ataque amanhã”.

Ricky Brabec #9 – “A quarta etapa foi boa, a menor até agora, então fiquei feliz por ter um dia mais curto. Chegamos ao acampamento uma hora mais cedo, o que também é bom e dá aos mecânicos mais tempo para trabalharem nas motocicletas. Fiquei em segundo lugar no dia, o que definitivamente não foi fácil, pois a navegação está muito complicada este ano. A próxima etapa terá dunas de areia em uma especial curta, mas será um longo dia na motocicleta por conta dos deslocamentos. Os próximos três dias serão interessantes, todos na equipe estão fazendo um ótimo trabalho e estou ansioso para chegar ao final do rally”. 

Skyler Howes #10 – “Estou cada vez mais confiante com a minha pilotagem. Fizemos algumas pequenas alterações na suspensão e outros ajustes positivos na motocicleta. Tive um pequeno problema que me atrasou e precisei procurar uma referência que estava escondida, o que me fez perder algum tempo.
O ritmo e a pilotagem foram bons e, no geral, foi outro dia positivo. Prefiro as etapas anteriores, pois há mais pedras, desfiladeiros rochosos e navegação técnica. Quando você entra nas dunas, é quase como uma corrida de motocross, você se esforça muito e segue a bússola”.

José Ignacio "Nacho" Cornejo #11 – “Foi um bom dia, com bastante variação de terrenos. A especial foi mais rápida e não tão física quanto nos dias anteriores, mas havia algumas seções de navegação complicada, então tive de manter a concentração. Cometi alguns pequenos erros no início, mas depois me esforcei mais com um bom ritmo sólido e terminei de forma positiva. Começaremos com as dunas na próxima etapa, então vamos ver como será”.

Adrien Van Beveren #42 – “Tivemos dois dias produtivos, estou me sentindo muito bem na motocicleta e o ritmo está bom agora. Estou feliz porque estou gostando da minha pilotagem, embora o dia tenha sido um pouco mais pedregoso, então gostei um pouco menos do que a etapa anterior. Tivemos algumas dunas no final, o que foi divertido, e teremos mais na próxima etapa. O objetivo era voltar à classificação geral e agora estou em quinto lugar e não muito longe dos líderes, então tudo é possível para recuperar esse tempo”.

Resultados – Rally Dakar 2024 / Arábia Saudita

Classificação após a etapa 4 / Motos (extraoficial – cinco primeiros)
1- José Ignacio "Nacho" Cornejo (CHI) - #11 - 17h27m13s - Equipe Monster Energy Honda

2 - Ross Branch (BWA) - #46 - 17h28m28s 
3 - Ricky Brabec (EUA) -#9 - 17h32m09s - Equipe Monster Energy Honda
4 - Kevin Benavides (ARG) - #47 - 17h47m52s
5 - Adrien Van Beveren (FRA)- #42 - 17h49m43s - Equipe Monster Energy Honda 
7 - Pablo Quintanilla (CHI) - #7 - 17h58m57s - Equipe Monster Energy Honda
13 - Skyler Howes (EUA) - #10 - 18h15m52s - Equipe Monster Energy Honda

Etapa 4 / Motos (extraoficial – cinco primeiros)
1 - José Ignacio "Nacho" Cornejo (CHI) - #11 - 2h51m11s - Equipe Monster Energy Honda
2 - Ricky Brabec (EUA) -#9 - 2h54m10s - Equipe Monster Energy Honda 

3 - Kevin Benavides (ARG) - #47 - 2h54m29s
4 - Ross Branch (BWA) - #46 - 2h55m37s
5 - Adrien Van Beveren (FRA)- #42 - 2h56m36s - Equipe Monster Energy Honda
9- Skyler Howes (EUA) - #10 - 3h01m16s - Equipe Monster Energy Honda
19 - Pablo Quintanilla (CHI) - #7 - 3h09m50s - Equipe Monster Energy Honda

Confira também