Monster Energy Honda larga pela vitória na última etapa do Rally Dakar 2024

Rally

Monster Energy Honda larga pela vitória na última etapa do Rally Dakar 2024

Yanbu (Arábia Saudita) - Linha de chegada à vista no Rally Dakar 2024. A 12ª etapa, com 503 quilômetros (175 deles cronometrados) e início e término em Yanbu, Arábia Saudita, encerra a prova de duas semanas nesta sexta-feira (19/1). Para a Monster Energy Honda, o desafio final representa a possibilidade de confirmar o cobiçado título das motos, com o norte-americano Ricky Brabec. A equipe conta com mais dois pilotos entre os cincos mais rápidos, acelerando as motos Honda CRF 450 Rally: o francês Adrien Van Beveren (3º colocado) e o chileno José Ignacio Cornejo (4º).

Todos no time sabem que é fundamental manter a concentração até o último quilômetro para, só então, celebrar uma participação que já é digna de orgulho, antes mesmo do resultado final. Embora a última especial (trecho cronometrado) seja relativamente curta, o peso da quilometragem acumulada se faz sentir, física e mentalmente.

Brabec chega a este último dia do Rally Dakar 2024 em ótima condição. Mesmo obrigado a abrir a etapa desta quinta-feira (18/1), entre Al Ula e Yanbu, ele a completou com o segundo melhor tempo, 32 segundos atrás de Ross Branch, de Botsuana, com quem duela pelo título. Assim, o piloto da Monster Energy Honda largará logo depois do rival e poderá controlá-lo ao longo de um último dia sem grandes dificuldades no percurso. E com uma vantagem de 10min02seg que permite uma pilotagem cautelosa e sem riscos.

Adrien Van Beveren fechou a penúltima etapa em terceiro e consolidou sua terceira posição na classificação geral. O francês sofreu uma queda ao ser surpreendido por um grupo de camelos que quase o acertou, mas driblou o contratempo para seguir adiante com um ritmo de pilotagem consistente. E ainda foi ajudado por Brabec, que diminuiu o ritmo para que o francês conquistasse um maior tempo de bônus, na disputa pelo segundo lugar.
 
Nacho Cornejo, que poderia ameaçar o posto de Van Beveren no acumulado, enfrentou problemas com a bomba de combustível do tanque dianteiro. O chileno precisou transferir o combustível para o tanque traseiro e, com o tempo perdido, concluiu a especial em 17°. Ele mantém o quarto lugar no acumulado.

O também chileno Pablo Quintanilla chegou a liderar a etapa, mas a poeira dos adversários em uma zona de cânions o impediu de fazer ultrapassagens. Ele terminou o estágio em 12° e está em 17º lugar na geral.

O 46º Rally Dakar é válido como abertura do Campeonato Mundial da modalidade e tem percurso de mais de 7.900 km – cerca de 4.770 deles de especiais. Esta é a quinta vez em que o Rally Dakar é sediado na Arábia Saudita. O desafio total soma 12 etapas, além de um dia de descanso.

Ruben Faria (Gerente geral da equipe Monster Energy Honda Team) - "Foi um dia realmente importante para nós no que se mostrou uma etapa difícil e desafiadora. Com Ricky, Nacho e Adrien abrindo a especial e nosso principal rival Ross Branch largando em sétimo, sabíamos que, se algo acontecesse conosco, seria fácil para Ross recuperar tempo em relação a Ricky na geral. O longo dia se mostrou estressante, mas no fim Ricky andou muito bem e estará em ótima posição na última etapa, já que parte depois de Ross. Nacho foi o segundo a largar, mas teve um problema com a bomba de combustível e precisou parar para consertá-lo. Felizmente conseguiu reparar a moto e terminar a etapa, mas é uma pena que não pode mais lutar pelo pódio. Adrien teve mais um dia sólido, com boa navegação e um ritmo constante. Embora tenha sofrido uma queda quando encontrou um grupo de camelos, felizmente conseguiu levar sua moto danificada até o término da etapa. Embora tenha perdido algum tempo para Ross, acreditamos que ainda pode lutar pelo segundo lugar. Depois de ficar sem combustível no desafio 48h Chrono e deixar a luta pelo pódio, Pablo tem sido de grande ajuda para os companheiros nesta semana. Com o último dia nesta sexta-feira, todos eles estão motivados e concentrados para a etapa final em Yanbu”.

Pablo Quintanilla #7 - "A etapa foi longa e consegui me manter na frente pelos 100 primeiros quilômetros. Depois disso encostei em outros pilotos e se tornou impossível ultrapassar com a poeira em uma região de cânions bastante estreitos. Parecia uma prova de enduro e estou feliz por tê-la completado".

Ricky Brabec #9 - "Eu diria que foi minha melhor pilotagem ao longo do rally. O primeiro objetivo em um Dakar é chegar ao dia de descanso e o seguinte, chegar ao fim. Se você termina o Dakar, já é um vencedor. Não é fácil, especialmente para as motos, já que estamos de pé às 3 da manhã, pilotamos por todo o dia e retornamos ao acampamento tarde. Mas terminar o Dakar é uma vitória em meu currículo e, se você pode conquistá-lo, é algo lendário".

José Ignacio "Nacho" Cornejo #11 - "Enfrentei alguns problemas com meu tanque de combustível e tive de controlar o ritmo de pilotagem para terminar a etapa. Perdi minutos preciosos na luta pelo pódio e por isso foi um dia complicado emocionalmente, mas assim é o esporte e coisas como essa acontecem. Só preciso seguir em busca de chegar mais longe. Procurei andar na frente o máximo que consegui, já que pilotei e naveguei bem, então é tentar novamente no ano que vem".
     
Adrien van Beveren #42 - "Claro que vou lutar até o fim e fazer meu máximo como foi o caso em todos os dias do rally. Até cruzar a linha de chegada você não sabe o que vai acontecer. Decidi atacar nessa penúltima etapa e foi um percurso repleto de pedras, então não era o caso de exagerar, pois não queria cometer erros. Em um certo ponto avistei um grupo de camelos e notei quando atravessaram o caminho principal. Quando me aproximei, o último deles resolveu voltar e tentei evitá-lo, mas havia uma pedra e sofri uma queda grande. Quando me levantei estava um pouco zonzo, mas voltei a me concentrar rapidamente para retomar meu ritmo".

Resultados – Rally Dakar 2024 / Arábia Saudita

Classificação após a etapa 11 / Motos (extraoficial – cinco primeiros)
1 - Ricky Brabec (EUA) -#9 - 49h37min57s - Equipe Monster Energy Honda

2 - Ross Branch (BWA) - #46 - 49h48min19s
3 - Adrien Van Beveren (FRA)- #42 - 49h52min28  - Equipe Monster Energy Honda
4 - José Ignacio "Nacho" Cornejo (CHI) - #11 - 50h16min41s - Equipe Monster Energy Honda

5 - Kevin Benavides (ARG) - #47 - 50h19min16s
17 - Pablo Quintanilla (CHI) - #7 - 54h57min40s - Equipe Monster Energy Honda

Etapa 11 / Motos (extraoficial)
1 - Ross Branch (BWA) - #46 - 4h51min57s
2 - Ricky Brabec (EUA) -#9 - 4h52min29s - Equipe Monster Energy Honda 
3 - Adrien Van Beveren (FRA)- #42 - 4h55min14s - Equipe Monster Energy Honda

4 - Luciano Benavides (ARG) - #1 - 4h56min35s
5 - Toby Price (AUS) - #2 - 4h58min28s
12 - Pablo Quintanilla (CHI) - #7 - 5h09min31s - Equipe Monster Energy Honda
17 - José Ignacio "Nacho" Cornejo (CHI) - #11 - 5h17min25s- Equipe Monster Energy Honda

Reportagem: Mundo Press

Confira também