Monster Energy Honda repete as três primeiras colocações na décima etapa do Rally Dakar 2024

Rally

Monster Energy Honda repete as três primeiras colocações na décima etapa do Rally Dakar 2024

Al Ula (Arábia Saudita) - Pelo segundo dia consecutivo, a equipe Monster Energy Honda dominou o topo da classificação de uma etapa do Rally Dakar 2024. Nesta quarta-feira (17/1), acelerando a moto Honda CRF 450 Rally, Ricky Brabec foi o mais rápido no décimo estágio, de 612 quilômetros, dos quais 371 cronometrados, com largada e chegada em Al Ula, na Arábia Saudita. O resultado deu ao norte-americano uma liderança mais confortável no acumulado. José Ignacio "Nacho" Cornejo e Adrien Van Beveren terminaram, respectivamente, em segundo e terceiro, confirmando a força do time.

Segundo a largar, Brabec teve pela frente um dia em que a falta de rastros e referências dos adversários tornou tudo mais complicado. Além dos platôs arenosos, regiões com várias pistas paralelas e caminhos possíveis tornaram a navegação um verdadeiro quebra-cabeças. Como se não bastasse, os pilotos retornaram a locais atravessados anteriormente.

O norte-americano conseguiu encostar em Van Beveren, que partiu na frente após vencer a nona etapa. Juntos, os companheiros da Monster Energy Honda conseguiram driblar a desvantagem teórica, e, com os bônus previstos pelo regulamento, fecharam em primeiro e terceiro. Entre eles, Cornejo, mesmo obrigado a lidar com uma inflamação na garganta. Apenas dois segundos separaram Brabec do chileno.

Brabec voltou a ampliar sua vantagem na classificação geral e aparece agora 10min54seg à frente de Ross Branch. O piloto de Botsuana tem sua posição cada vez mais ameaçada por Van Beveren, a apenas 46 segundos. Cornejo segue em quarto, também na briga pelo pódio.

Com a missão de auxiliar os companheiros após os problemas vividos na metade do rally, Pablo Quintanilla ficou com o 16° tempo na décima etapa e manteve o 17° lugar no acumulado.

A penúltima etapa do Rally Dakar 2024 leva nesta quinta-feira (18/1) os competidores de Al Ula a Yanbu, por um percurso de 527 quilômetros, 420 deles cronometrados. Embora a competição esteja na reta final, a organização promete um dia capaz de provocar mudanças na classificação, com terreno irregular, pedras e a expectativa de muitos furos de pneus. O que exigirá atenção e capacidade de leitura do piso para ajustar o ritmo de pilotagem às condições. 

O 46º Rally Dakar é válido como abertura do Campeonato Mundial da modalidade e tem percurso de mais de 7.900 km – cerca de 4.770 deles de especiais. Esta é a quinta vez em que o Rally Dakar é sediado na Arábia Saudita. O desafio total soma 12 etapas, além de um dia de descanso, e a chegada está programada para 19 de janeiro, em Yanbu.

Ruben Faria (Gerente geral da equipe Monster Energy Honda Team) - "Embora seja a 11ª etapa, David Castera (organizador do Dakar) deixou claro que será a mais difícil deste ano, então é preciso ter cautela. Ricky será o primeiro a largar, com Nacho (Cornejo) e Adrien (Van Beveren) logo a seguir, mas eles também estão lutando pelo pódio".

Pablo Quintanilla #7 - "Nós esperávamos um dia menos difícil, mas no fim foi bem exigente, com muitos trechos pedregosos e bastante navegação. Não foi fácil se orientar na última parte da especial, com algumas referências traiçoeiras no roteiro entre as pedras e os vales. Não fazia muito sentido para mim forçar nessas condições, já que não me sentia tão confiante. Foi o caso de administrar o ritmo para chegar ao fim em segurança".

Ricky Brabec #9 - "O dia foi bom embora a navegação não tenha sido tão simples nos primeiros 50 quilômetros. Eu pilotei com o sol na cara, o que dificultou tudo. Uma vez que alcancei Adrien, andamos juntos pelo restante do caminho. Cometemos pequenos erros aqui e ali, mas concluí a etapa em ótima condição para os dias finais. Com dois dias restando, temos uma boa vantagem na liderança, então vejamos o que acontece".

José Ignacio "Nacho" Cornejo #11 - "Foi uma etapa complicada, já que acordei com a garganta inflamada. Tentei forçar o máximo sem erros de navegação. Cometi um ou dois, mas pequenos. A luta pelo pódio está acirrada e eu seguirei fazendo meu melhor até o fim".

Adrien van Beveren #42 - "Eu esperava uma etapa rápida e fluida, mas foi bem longe disso. A navegação foi traiçoeira e difícil, procurei lidar bem com ela e não sair do roteiro. Andar por boa parte do tempo com Ricky e terminar novamente entre os primeiros é mais um desempenho sólido. O desgaste físico começa a pesar e isso pode aumentar a exigência, mas ainda restam dois dias e precisamos nos manter concentrados".

Resultados – Rally Dakar 2024 / Arábia Saudita

Classificação após a etapa 10 / Motos (extraoficial – cinco primeiros)
1 - Ricky Brabec (EUA) -#9 - 44h45min28s - Equipe Monster Energy Honda
2 - Ross Branch (BWA) - #46 - 44h56min22s
3 - Adrien Van Beveren (FRA)- #42 - 44h57min14s - Equipe Monster Energy Honda

4 - José Ignacio "Nacho" Cornejo (CHI) - #11 - 44h59min16s - Equipe Monster Energy Honda
5 - Kevin Benavides (ARG) - #47 - 45h18min11s
17 - Pablo Quintanilla (CHI) - #7 - 49h48min09s - Equipe Monster Energy Honda

Etapa 10 / Motos (extraoficial)
1 - Ricky Brabec (EUA) -#9 - 3h51min39s - Equipe Monster Energy Honda 
2 - José Ignacio "Nacho" Cornejo (CHI) - #11 - 3h51min41s - Equipe Monster Energy Honda
3 - Adrien Van Beveren (FRA)- #42 - 3h51min59s - Equipe Monster Energy Honda

4 - Daniel Sanders (AUS) - #5 - 3h52min26s
5 - Harith Noah (IND) - #20 - 3h53min54s
16 - Pablo Quintanilla (CHI) - #7 - 4h01min35s - Equipe Monster Energy Honda

Reportagem: Mundo Press

Confira também