Na frente de duas categorias, Honda Racing chega à metade do Rally Cerapió 2026
28/01/2026
Sobral (CE) – A equipe Honda Racing chegou à metade do Rally Cerapió 2026 e segue na luta pelas primeiras posições desta que é uma das mais tradicionais provas do off-road nacional. Luciano Rocha e Bárbara Neves mantiveram a liderança nas categorias Intermediária e Feminina, respectivamente. Dário Júlio está em segundo lugar na Over 35 e Alexandre Valadares “Brankim”, em sétimo na Graduado. Nesta quarta-feira (28/1), os pilotos cumpriram no segundo dia de prova um percurso de 220 quilômetros que os levou de Canindé do São Francisco a Sobral, ainda no Ceará. A chuva da véspera não apareceu, mas, ainda assim, não faltaram desafios.
Em sua prova de estreia no Enduro de Regularidade, Luciano Rocha mostrou adaptação rápida à modalidade, mantendo-se invicto e confirmando a primeira posição da Intermediária com sua CRF 450R. “Segundo dia do Cerapió concluído, mais uma vez com muita navegação e algumas trilhas técnicas. A organização caprichou, com um percurso bem completo. Estou muito feliz com minha performance, a pilotagem e a moto. Vamos para mais uma etapa”, disse o mineiro.
Alexandre Valadares, o Brankim, teve a etapa prejudicada por um erro de navegação, que o deixou em 13° na Graduado. O mineiro segue na luta pelas primeiras posições no acumulado – aparece em sétimo. “Gostei do percurso, mas perdi um PC no começo da prova e isso determinou meu resultado. Ainda temos dois dias pela frente, não tem nada perdido”, ressaltou o também mineiro, que comanda uma CRF 450R.
Dono de oito vitórias no Cerapió, o chefe da equipe Dário Júlio viveu uma etapa trabalhosa na Over 35 e, apesar dos contratempos, foi o quarto colocado com sua CRF 300F. Na classificação geral, o mineiro ocupa a vice-liderança. “Foi um dia complicadíssimo para mim. A chuva do primeiro dia queimou o celular que eu vinha usando para navegar. Por sorte consegui outro aparelho no caminhão e precisei configurá-lo às pressas, em menos de 20 minutos. Acabei passando duas vezes por um balaio com oito PCs. As médias de velocidades estavam justas, havia muita navegação e uma trilha de subida e descida de serra interessante, a etapa foi bem legal. Agora vou caprichar para fazer dois bons dias.”
Bárbara Neves voltou a se sentir à vontade com sua CRF 250R para ficar com o segundo lugar do dia, mantendo a ponta na Feminina. “Houve muita navegação. Não tive problemas, esse segundo dia não teve tantas trilhas, mas elas devem aparecer mais na próxima etapa. Estou animada”, resumiu a goiana, vencedora em 2024. A equipe Honda Racing tem o patrocínio de Pro Honda, Honda Consórcio, Axalta, DiD, Ogio, NGK, Pirelli, Alpinestars e ASW.
O 39° Cerapió chega ao Piauí nesta quinta-feira (29/1) terceiro e penúltimo dia de prova. De Sobral, os pilotos rumarão a Piripiri. Mais uma vez, a capital Teresina fechará o desafio e consagrará os vencedores, nesta sexta-feira (30/1). A prova é válida pelo Brasileiro de Enduro de Regularidade.
Resultados extraoficiais – Rally Cerapió 2026 (três primeiros)
Classificação Motos – após dois dias de prova
Categoria Graduado
1º – #10 – Walace Paes – 47 pontos
2º – #12 – Daniel Zanin – 40 pontos
3º – #28 – Alex Azevedo Nunes – 35 pontos
7º – #16 – Alexandre Valadares “Brankim” – Honda Racing – Honda CRF 450R – 30 pontos
Categoria Over 35
1º – #22 – Raphael Reblin – 44 pontos
2º – #25 – Dário Júlio – Honda Racing – Honda CRF 300F – 43 pontos
3º – #19 – Marcos Vinicyus – 43 pontos
Categoria Intermediária
1º – #53 – Luciano Rocha – Honda Racing – Honda CRF 450R – 50 pontos
2º – #49 – João Dalla Lana – 40 pontos
3º – #52 – Deibson de Oliveira – 36 pontos
Categoria Feminina
1º – #110 – Bárbara Neves – Honda Racing – Honda CRF 250R – 47 pontos
2º – #109 – Kessia Pires Tristão – 47 pontos
Dia 2
Categoria Graduado
1º – #28 – Alex Azevedo Nunes
2º – #10 – Walace Paes
3º – #12 – Daniel Zanin
13º – #16 – Alexandre Valadares “Brankim” – Honda Racing – Honda CRF 450R
Categoria Over 35
1º – #19 – Marcos Vinicyus
2º – #22 – Raphael Reblin
3º – #20 – Charleu Spricigo
4º – #25 – Dário Júlio – Honda Racing – Honda CRF 300F
Categoria Intermediária
1º – #53 – Luciano Rocha – Honda Racing – Honda CRF 450R
2º – #50 – João Pedro Bastos
3º – #52 – Deibson de Oliveira
Categoria Feminina
1º – #109 – Kessia Pires Tristão
2º – #110 – Bárbara Neves – Honda Racing – Honda CRF 250R
Programação
29/1 – Quinta-feira
Terceira etapa – Sobral (CE) a Piripiri (PI)
30/1 – Sexta-feira
Quarta etapa – Piripiri (PI) a Teresina (PI)
20h30 – Festa de premiação – Teresina Shopping