Patrocinadora há 12 anos, Honda marca presença no Sertões

Rally

Patrocinadora há 12 anos, Honda marca presença no Sertões

Petrolina (PE) – A Honda é patrocinadora do Sertões pelo 12º ano consecutivo. Nas trilhas, a equipe oficial da marca é a mais vitoriosa entre as motos, com 10 títulos na classificação geral. A 31ª edição do Sertões terá início nesta sexta-feira (11/8), em Petrolina (PE), e a Honda marca presença muito além das disputas no maior rally do Brasil. 

A base para a largada da prova será o Porto de Petrolina, onde foi montada a Honda Village. O espaço, com grande estrutura formada pelas carretas Honda Racing, abriga o box da equipe de rally e mais atrações, como exposição de produtos e a loja oficial da marca, a Honda Store.

Outra iniciativa é a expedição Sertões Honda RedRider, que utiliza motocicletas Honda CRF 1100L Africa Twin. Com roteiro especial para acompanhar a prova, incluindo acesso à área das equipes e pilotos, garante a experiência do rally, mas sem precisar competir. A expedição já virou tradição e oferece estrutura de apoio completa aos participantes. 

“A Honda já está no ritmo do Sertões”, afirma Odair Dedicação Junior, gerente de Relações Públicas, Competições e RedRider da Moto Honda. “Além da equipe oficial, que defende o título das motos e é a maior vencedora da prova, programamos uma série de ativações, como a Honda Village em Petrolina e a expedição Sertões Honda RedRider. Contamos ainda com o suporte da rede de concessionárias nas regiões onde a prova vai passar e forte cobertura do evento nos nossos canais de mídias sociais”, continua. 

Ele lembra que a longa parceria da Honda com o Sertões faz parte de um projeto maior. “A Honda completa 45 anos de apoio ao motociclismo nacional em 2023, a marca é pioneira e a maior incentivadora do esporte com motos no país. As competições estão no DNA da empresa e possibilitam que todos evoluam, tanto o esporte quanto os produtos que chegam até os nossos clientes”, finaliza. 

Mais sobre o Sertões 2023 – A cidade de Petrolina (PE) dará início ao Sertões 2023, com o prólogo, nesta sexta-feira (11/8). O desafio será formado por oito etapas e percurso total de aproximadamente 3.800 quilômetros – cerca de 2.000 deles de especiais (trechos cronometrados). 

O roteiro, além de Petrolina, inclui pernoites nas cidades de Xique-Xique (BA), Crato (CE), Sobral (CE) e Cruz (CE) – que será palco da chegada, no dia 19, mais especificamente na Praia do Preá. Sob o comando de Dário Júlio, a equipe Honda Racing busca o 11º título das motos e conta com quatro pilotos. 

Bissinho Zavatti é o atual campeão geral das motos. O paulista, tricampeão da Moto 2, vai estrear na categoria Moto 1. Já o companheiro de time Martin Duplessis, da Argentina, é o atual campeão da Moto 1 (no ano passado, ainda foi o segundo colocado da geral). O mineiro Gabriel Soares, atual vice-campeão da Moto 2, também está confirmado, sendo que os três competem com as motocicletas Honda CRF 450RX. 

O time ainda conta com o capixaba Tiago Wernersbach, atual bicampeão da classe Brasil, com a CRF 250F. A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, DID, Fly, NGK, Michelin e Honda Seguros. 
 
Roteiro* Sertões 2023

11/8 (sexta-feira) – Prólogo
Petrolina (PE)

12/8 (sábado) – 1ª etapa
Petrolina (PE) / Petrolina (PE)
Deslocamento inicial – 185 km 
Especial – 375 km 
Deslocamento final – 114 km
Total do dia: 674 km

O Sertões 2023 começa testando o nível técnico dos competidores ao extremo. Eles precisarão mostrar as suas habilidades em diversos tipos de terrenos – incluindo areia, pedras e piçarras – e na navegação, especialmente exigente. Apesar de trechos de altas velocidades, a maior parte do caminho será travada.    

13/8 (domingo) – 2ª etapa 
Petrolina (PE) / Petrolina (PE)
Deslocamento inicial – 18 km 
Especial – 174 km
Deslocamento final – 54 km
Total do dia: 246 km

A segunda etapa traz variação de terrenos em região de caatinga, com exceção da areia, e promete ser uma amostra dos desafios que estão por vir. 

14/8 (segunda-feira) – 3ª etapa – MARATONA
Petrolina (PE) / Xique-Xique (BA) 
Deslocamento inicial – 73 km
Especial – 407 km
Deslocamento final – 31 km
Total do dia: 511 km

A etapa será marcada pela primeira parte da maratona, formato que não permite auxílio mecânico externo aos competidores. A especial mais longa do roteiro passa por trechos muito duros com pedras e em região montanhosa. Com uma travessia de serra inédita no Sertões, os competidores irão conhecer um novo cânion. No final do dia, o acampamento em barracas será obrigatório para toda a caravana do Sertões presente em Xique-Xique.    

15/8 (terça-feira) – 4ª etapa – MARATONA
Xique-Xique (BA) / Petrolina (PE)
Deslocamento inicial – 0 km
Especial – 323 km
Deslocamento final – 290 km 
Total do dia: 613 km

Ainda sem auxílio mecânico externo, os competidores enfrentam a segunda parte da etapa maratona. A largada da especial será um show para a população de Xique-Xique, que poderá acompanhar os pilotos acelerando de perto, com a devida segurança. Em seguida, os pilotos passam por uma zona de radar para entrar em um roteiro marcado por muita areia. Especial dura, difícil e extremamente técnica, com trechos travados. 

16/8 (quarta-feira) – 5ª etapa 
Petrolina (PE) / Crato (CE)
Deslocamento inicial – 66 km
Especial – 212 km
Deslocamento final – 215 km
Total do dia: 493 km

As caraterísticas da prova mudam, com chão de piçarra, travessias de riachos e passagem por região montanhosa, onde o trajeto fica ainda mais duro. A navegação será fundamental em todos os momentos. 

17/8 (quinta-feira) – 6ª etapa
Crato (CE) / Sobral (CE)
Deslocamento inicial – 154 km
Especial – 207 km
Deslocamento final – 312 km
Total do dia: 673 km

A etapa promete ser uma das mais duras dos últimos tempos. Com muita pedra e terrenos acidentados em região serrana, será uma especial extremamente cansativa. O preparo físico e a habilidade dos pilotos farão a diferença.  

18/8 (sexta-feira) – 7ª etapa
Sobral (CE) / Cruz (CE)
Deslocamento inicial – 82 km
Especial – 188 km
Deslocamento final – 66 km
Total do dia: 336 km

Especial muito bonita e inédita no Sertões. Começa morro acima e apresenta terrenos de piçarra, pedra e trechos de areia, principalmente na parte final. A região traz paisagens totalmente diferentes das encontradas nos dias anteriores, já que a prova está a caminho do litoral pernambucano. 

19/8 (sábado) – 8ª etapa
Cruz (CE) / Praia do Preá, Cruz (CE)
Deslocamento inicial – 51 km
Especial – 140 km
Deslocamento final – 57 km
Total do dia: 248 km

A organização promete não aliviar para os competidores na última etapa, ao contrário dos anos anteriores. Com muita areia, piçarra e navegação por GPS, a disputa final será decisiva e pode mudar drasticamente os resultados. Os competidores ficarão surpresos com o último desafio e não podem pensar que a prova está ganha. 

TOTAL DO PERCURSO: 3.793 km 
TOTAL DE ESPECIAIS: 2.027 km

* O roteiro é fornecido pela organização do evento e está sujeito a alterações.

Reportagem: Mundo Press
 

Confira também