Patrocínio (MG) recebe prova do Brasileiro de Enduro 2023 neste final de semana

Enduro

Patrocínio (MG) recebe prova do Brasileiro de Enduro 2023 neste final de semana

Patrocínio (MG) – O Campeonato Brasileiro de Enduro realiza a segunda prova do calendário 2023 neste final de semana (22 e 23/4), em Patrocínio (MG). Destaque na competição, a equipe Honda Racing defende a liderança de três categorias com Vinicius Calafati (E1), Alexandre Valadares “Brankim” (E4) e Bárbara Neves (EF). O time também conta com Rômulo Bottrel, segundo colocado na categoria E2. 

A prova terá como base o Centro de Excelência do Café, localizado na Fazenda Experimental da EPAMIG. Os competidores irão encarar três voltas de aproximadamente 45 quilômetros a cada dia. O circuito apresenta três especiais (trechos cronometrados): o Cross Teste de 3,5 km, o Cross Teste Honda, de 4 km, e o Enduro Teste, que soma 4 km. 

Atual campeão brasileiro da E1 e da Elite (geral), Vinicius Calafati está pronto para acelerar com a motocicleta Honda CRF 250RX. “Estou ansioso para a disputa, me sinto forte e bastante preparado. Evoluímos em alguns acertos da moto e na parte técnica. Estou 100% fisicamente e bem confiante. A prova em Patrocínio é dura, com muito calor, mas estou na minha melhor fase como atleta. A intenção é sair de lá líder da geral, mantendo o primeiro lugar da E1”, conta o paulista, que está na segunda posição da Elite.

O mineiro Rômulo Bottrel, vice-líder da E2 e terceiro colocado da Elite, compete com a CRF 450RX. “Treinei bastante junto com a equipe, estamos bem sintonizados. Rodei em terrenos parecidos com o de Patrocínio e a moto está muito bem ajustada. Estou ansioso para o final de semana, tem tudo para ser uma boa prova”, avalia.

Na E4, categoria direcionada a motocicletas de fabricação nacional, o mineiro Alexandre Valadares “Brankim” luta pelo terceiro título brasileiro consecutivo. Ele pilota a CRF 250F. “Estou bem preparado para Patrocínio, uma prova que exige muito condicionamento físico dos pilotos por causa do chão seco e com muita pedra. Estou acostumado com isso e toda a equipe Honda Racing está preparada. Vamos com tudo, vou tentar ganhar a categoria novamente e andar bem na geral”, explica Brankim.

Também com a moto CRF 250F, Bárbara Neves busca o quinto título nacional pela categoria EF. “Estou bastante animada. Gosto muito da prova de Patrocínio, que costuma ser a mais difícil do ano pelas condições climáticas e o tipo do terreno, com bastante pedra. Para mim é muito bom, porque a gente treinou para passar por situações adversas mesmo. Será a prova mais próxima de Goiás, onde eu moro, e o clima e o tipo de terreno são parecidos. As expectativas são as melhores possíveis, estou confiante para defender o número 1 da classe feminina”, conclui a goiana. 

A equipe Honda Racing de Enduro é patrocinada por Pro Honda, DID, ASW, Borilli Racing e Honda Seguros.

Campeonato Brasileiro de Enduro 2023

2ª prova – Patrocínio (MG)
Data: 21, 22 e 23/4 
Base do evento: Centro de Excelência do Café, Fazenda Experimental da EPAMIG (acesso gratuito ao público)

Programação* 

21/4 (Sexta-feira) 
16h – Super Prime (Local: terreno em frente ao supermercado Bernardão)

22/4 (Sábado) 
Das 8h às 10h – Vistorias técnicas e condução das motos vistoriadas ao Parque Fechado  
9h30 – Briefing  
10h – Largada dos dois primeiros pilotos 
20h – Divulgação dos resultados oficiais do dia

23/4 (Domingo) 
8h – Largada dos dois primeiros pilotos  
17h – Divulgação dos resultados oficiais

* Os horários são fornecidos pela organização e podem sofrer alterações.

Calendário – Brasileiro de Enduro 2023 
2ª prova (3ª e 4ª etapas) – 21 a 23/4 – Patrocínio (MG) 
3ª prova (5ª e 6ª etapas) – 26 a 28/5 – Venda Nova do Imigrante (ES) 
4ª prova (7ª e 8ª etapas) – 16 a 18/6 – Novo Horizonte (SC) 
5ª prova (9ª e 10ª etapas) – 21 a 23/7 – Aracruz (ES) 
6ª prova (11ª e 12ª etapas) – 25 a 27/8 – Belo Vale (MG) 
7ª prova (13ª e 14ª etapas) – 13 a 15/10 – Tapejara (RS) 

Reportagem: Mundo Press

Confira também