Pilotos aceleram na Paraíba e no Rio Grande do Norte na 25ª edição do Rally RN 1500

Rally

Pilotos aceleram na Paraíba e no Rio Grande do Norte na 25ª edição do Rally RN 1500

João Pessoa (PB) – O Rally RN 1500 traz desafios na Paraíba e no Rio Grande do Norte em sua 25ª edição. Válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2023, a prova define as ordens de largada nesta terça-feira (11/4), com o prólogo, e realiza quatro etapas entre os dias 12 e 15/4, de João Pessoa (PB) a Guamaré (RN). Os pilotos Bissinho Zavatti e Martin Duplessis, da categoria Moto 1, Gabriel Soares, da Moto 2, e Tiago Wernersbach, da Brasil, são destaques entre as motocicletas e representam a equipe Honda Racing. 

O Rally RN 1500 traz o total de 1.102 km de percurso, incluindo 930 de especiais (trechos cronometrados). Além de João Pessoa (PB) e Guamaré (RN), locais da largada e da chegada, respectivamente, os competidores passarão pelas cidades de Acari e Galinhos, no Rio Grande do Norte. 

Atual campeão da categoria Moto 2, o paulista Bissinho Zavatti estreia pela classe Moto 1 no Rally RN 1500. Ele vai competir novamente com a motocicleta Honda CRF 450RX. “O RN 1500 é uma prova que eu espero no calendário, gosto muito de andar na região. Será a primeira vez que largo de João Pessoa, mas já largamos de Campina Grande, que fica próxima. Então acho que vai ser o mesmo padrão de prova, com muita serra, trechos sinuosos, bastante exigência na navegação e todo tipo de terreno. No último dia, a gente entra na parte das dunas e areias, beirando a praia. Estou pronto, bem preparado, e vou em busca do melhor resultado”, comenta o piloto campeão geral do Sertões e bicampeão brasileiro pela classe Moto 2.    

O argentino Martin Duplessis e o mineiro Gabriel Soares também aceleram a Honda CRF 450RX no desafio. “Treinei bastante para a prova e sinto que estou muito mais adaptado à moto e com mais velocidade. Vou com tudo, o objetivo é fazer uma grande corrida e estar no pódio. Será uma prova difícil, com três dias de caminhos rápidos e chão duro, e depois deve ter mais areia no último dia - e eu sou muito forte na areia. Estou bem treinado com a moto e fisicamente, vou com tudo para RN 1500”, reforça Duplessis. 

Soares, que compete pelo segundo ano no Brasileiro de Rally Cross Country, venceu a categoria Moto 2 na prova de abertura da temporada 2023 (o Rally Minas Brasil, realizado em Araxá-MG no mês passado). “Estou muito animado, será a minha segunda participação no Rally RN 1500. Estou bem mais adaptado à modalidade e fiz um início de campeonato muito bom, vencendo os três dias na minha categoria no Rally Minas Brasil e ficando em terceiro na geral. Estou muito bem fisicamente, acho que na minha melhor fase, então tem tudo para ser uma grande prova. Gosto muito do terreno do RN 1500, vou manter o foco para buscar mais uma vitória para a equipe Honda Racing e melhorar o resultado na geral”, avisa Soares. 

Já o capixaba Tiago Wernersbach, com a moto CRF 250F, defende o título da classe Brasil no Rally RN 1500. Ele é o atual bicampeão brasileiro e do Sertões na categoria exclusiva para motos nacionais, na qual abriu o ano com vitória no Rally Minas Brasil. “As expectativas são as melhores para o RN 1500. Eu venho de uma prova incrível, porque além de vencer a minha categoria conquistei no Rally Minas Brasil a minha melhor posição na geral (sexto lugar). Treinei bastante e estou focado e confiante para fazer mais uma grande prova e me sair bem no campeonato”, finaliza. 

A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, DID, Fly e Honda Seguros. 

Programação* – Rally RN 1500 2023

11/4 (Terça-feira)
João Pessoa (PB)

Das 8h30 às 9h30 - Shakedown motos
14h – Prólogo

12/4 (Quarta-feira) – Etapa 1
João Pessoa (PB) / Acari (RN)

Deslocamento inicial – 33 km
Especial – 163 km
Total – 196 km

13/4 (Quinta-feira) – Etapa 2
Acari (RN) / Acari (RN) 

Deslocamento inicial – 30 km
Especial – 305 km
Total – 335 km

14/4 (Sexta-feira) – Etapa 3
Acari (RN) / Guamaré (RN)

Deslocamento inicial – 82 km
Especial – 255 km
Deslocamento final – 7 km
Total – 344 km

15/4 (Sábado) – Etapa 4
Guamaré (RN) / Galinhos (RN) / Guamaré (RN)

Deslocamento inicial – 9 km
Especial – 207 km
Deslocamento final – 11 km
Total – 227 km

16h – Divulgação de resultados / Cerimônia de premiação

TOTAL PERCURSO: 1.102 km
TOTAL ESPECIAIS (TRECHOS CRONOMETRADOS): 930 km.

* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações. 

Reportagem: Mundo Press

Confira também