Ricky Brabec é vice-líder das motos na etapa de abertura do Rally Dakar 2024

Rally

Ricky Brabec é vice-líder das motos na etapa de abertura do Rally Dakar 2024

Al Henakiyah (Arábia Saudita) – A equipe Monster Energy Honda cumpriu a primeira etapa do Rally Dakar 2024 neste sábado (6/1), com o norte-americano Ricky Brabec na vice-liderança das motocicletas. O chileno Nacho Cornejo também foi destaque, em quarto lugar no ranking geral da prova, acelerando a Honda CRF 450 RALLY. O percurso do dia teve 541 quilômetros, incluindo 414 de especiais (trechos cronometrados), entre Al Ula a Al Henakiyah, na Arábia Saudita. 

A etapa de abertura da 46ª edição do Rally Dakar trouxe rochas e terreno arenoso em meio aos cânions da região. A especial testou os competidores em travessias de rios, trilhas de pedras e formações vulcânicas.  

Vencedor de 2020, Brabec usou a experiência para ganhar posições, após ser o 13º a largar no dia. Cornejo teve um ritmo consistente durante toda a etapa, já o também chileno Pablo Quintanilla abriu a prova em 11º da tabela, por conta de dificuldades na navegação. O francês Adrien Van Beveren ficou logo atrás, em 12º lugar, e o norte-americano Skyler Howes ocupa o 24º lugar da classificação. 

Depois de conquistar vitória no prólogo, o espanhol Tosha Schareina sofreu uma queda no quilômetro 240 da especial. O piloto foi resgatado pelo avião da organização do evento com um punho quebrado e teve de abandonar a prova.

Após o descanso em Al Henakiyah, os pilotos partem para a segunda etapa do Rally Dakar 2024, neste domingo (7/1), com destino a Al Duwadimi. Serão 655 km de percurso, incluindo 463 de especiais, marcadas por dunas e altas temperaturas. 

O Rally Dakar é válido como abertura do Campeonato Mundial da modalidade e tem percurso de mais de 7.900 km – cerca de 4.770 deles de especiais. O desafio total soma 12 etapas, além de um dia de descanso, e a chegada está programada para 19 de janeiro, em Yanbu. Esta é a quinta vez que o Rally Dakar é sediado na Arábia Saudita. 

Ruben Faria (Gerente geral da equipe Monster Energy Honda Team) – “A primeira etapa do Rally Dakar 2024 foi realmente difícil para todos. Ricky, Nacho e Pablo fizeram um bom trabalho, mas Adrien perdeu um pouco mais de tempo devido a uma pedra que afetou o freio traseiro e Skyler teve problemas no início, pois se perdeu em um vale. O maior prejuízo foi a perda de Tosha devido a um acidente no km 240 da especial. Ele estava pilotando muito bem, com um bom ritmo, e na parte técnica estava tranquilo. Alcançou Joan Barreda, mas relaxou um pouco demais e levou uma pedrada na roda traseira, o que causou o acidente. Ele está com problemas no punho e, claro, não está feliz com o fato de seu Dakar ter terminado mais cedo. Mas este é o Rally Dakar, é uma aventura difícil”.

Pablo Quintanilla #7 – “Havia algumas estradas perigosas na etapa, com navegação bastante difícil. Foi um dia positivo e terminamos sem grandes problemas. Sinto muito pelo Tosha, ele é um ótimo piloto que tem feito um trabalho extraordinário - e não tenho dúvidas de que continuará fazendo”.

Ricky Brabec #9 – “Não dá para contar a quantidade de pedras que havia no caminho, e quando é preciso desviar delas e ler as anotações da planilha fica ainda mais difícil. Foi preciso encontrar o equilíbrio para seguir. Definitivamente a navegação foi difícil nesta primeira etapa, assim como a pilotagem. O plano para a segunda etapa é apenas chegar ao próximo acampamento sem cometer grandes erros”. 

Skyler Howes #10 – “Foi uma etapa longa, muito difícil, com bastante pedra. É difícil depois do prólogo, mas, aos poucos, vou ganhando confiança para ganhar tempo nos próximos dias”.

José Ignacio "Nacho" Cornejo #11 – “Eu me senti muito bem durante a primeira etapa do Dakar. Havia muitos quilômetros de pedras no percurso e, se saísse da pista, tinha ainda mais pedras. Apesar de não ser necessariamente o meu estilo de pilotagem, eu me senti bastante confiante ao andar a maior parte da etapa com o Ricky”.

Adrien Van Beveren #42 – “Foi uma etapa muito difícil, nada divertida, com muitas pedras soltas. Uma coisa é andar no meio das pedras, o problema é quando elas são imprevisíveis. Tudo faz parte do Dakar e temos que nos esforçar para chegar ao final de cada dia. Apesar disso, não perdi muito tempo, então ainda estou no jogo, pronto para a próxima”.

Tosha Schareina #68 – “Eu me senti muito confortável na moto e, quando cheguei ao reabastecimento, consegui alcançar o Joan (Barreda). Acho que essa confiança me levou a relaxar e foi por isso que caí. Estou bem, mas moralmente ferido, pois estava me sentindo muito bem depois dos últimos rallys. O relatório médico mostra que quebrei o punho, mas estou mais afetado emocionalmente pelo acidente”.

Resultados – Rally Dakar 2024 / Arábia Saudita

Classificação após a etapa 1 / Motos (extraoficial – cinco primeiros)
1 - Ross Branch (BWA) - #46 - 5h13m55s 
2 - Ricky Brabec (EUA) -#9 - 5h25m49s - Equipe Monster Energy Honda
3 - Mason Klein (EUA) - #98 - 5h25m53s
4 - José Ignacio "Nacho" Cornejo (CHI) - #11 - 5h28m43s - Equipe Monster Energy Honda 
5 - Bradley Cox (ZAF) - #18 - 5h28m48s
11 - Pablo Quintanilla (CHI) - #7 - 5h34m56s - Equipe Monster Energy Honda
12 - Adrien Van Beveren (FRA)- #42 - 5h34m59s - Equipe Monster Energy Honda
24 - Skyler Howes (EUA) - #10 - 5h58m15s - Equipe Monster Energy Honda

Etapa 1 / Motos (extraoficial – cinco primeiros)
1 - Ross Branch (BWA) - #46 - 4h56m01s 
2 - Ricky Brabec (EUA) -#9 - 5h06m55s - Equipe Monster Energy Honda
3 - Mason Klein (EUA) - #98 - 5h07m20s
4 - Bradley Cox (ZAF) - #18 - 5h08m55s
5 - José Ignacio "Nacho" Cornejo (CHI) - #11 - 5h09m44s - Equipe Monster Energy Honda
11 - Pablo Quintanilla (CHI) - #7 - 5h16m34s - Equipe Monster Energy Honda
12 - Adrien Van Beveren (FRA)- #42 - 5h17m00s - Equipe Monster Energy Honda
23 - Skyler Howes (EUA) - #10 - 5h35m30s - Equipe Monster Energy Honda

Confira também