Tim Gajser garante título antecipado para a Team HRC no Campeonato Mundial de Motocross 2020

Motocross

Tim Gajser garante título antecipado para a Team HRC no Campeonato Mundial de Motocross 2020

Pietramurata, Trentino (Itália) – O esloveno Tim Gajser, da equipe Team HRC, conquistou de forma antecipada o título da categoria MXGP no Campeonato Mundial de Motocross. O fato foi confirmado durante a etapa de Pietramurata, em Trentino, Itália, nesta quarta-feira (4/11). Assim, o piloto oficial Honda comemora o quarto título mundial da sua carreira: três na MXGP (2016, 2019 e 2020) e um na classe MX2 (2015).    

Gajser teve um dia perfeito e, além do título mundial antecipado, garantiu a vitória na etapa de Pietramurata, após conquistar o segundo e o primeiro lugares nas corridas. No início do dia, ele precisava vencer seu rival mais próximo por dois pontos na primeira corrida, ou marcar 27 pontos no total, para garantir o campeonato. 

Depois de uma má largada, parecia improvável, mas o piloto, acelerando a moto Honda CRF 450RW, logo encontrou seu ritmo. No meio da corrida, ele estava em segundo lugar e, embora pressionasse fortemente o líder, não conseguiu fazer a ultrapassagem. Gajser sabia que o segundo lugar seria bom o suficiente para selar seu quarto título mundial, o segundo consecutivo da classe MXGP, e comemorou muito ao cruzar a linha de chegada.

Depois de um ano difícil no Campeonato Mundial, com pausa de cinco meses após a segunda rodada, Gajser mais uma vez provou que é o melhor piloto da MXGP, categoria de elite e altamente competitiva. Foi o esloveno que ganhou mais corridas, liderou o maior número de voltas e registrou as voltas mais rápidas da competição. Defender um título é sempre um grande desafio, e Gajser tem mostrado continuamente velocidade e controle – tanto que conseguiu assegurar o título de 2020 com três corridas restantes.

Na segunda bateria, o numeral 243 da motocicleta de Gajser foi alterado para o numeral 1, em referência ao título recém-conquistado. Como nas últimas semanas, o piloto oficial Honda fez mais um holeshot antes de liderar cada momento da corrida, marcada por disputas acirradas até a bandeira quadriculada. Esta foi a quarta vitória geral de Gajser, considerando as últimas sete etapas, e a maneira perfeita de terminar o dia marcado pela conquista do tetracampeonato mundial. 

Depois das comemorações, o objetivo da Team HRC é fechar a temporada em alta e buscar a vitória na etapa de Garda Trentino, novamente na Itália, no próximo sábado (8/11) - a 18ª e última rodada do Campeonato Mundial de Motocross 2020.

Confira o que disseram os integrantes da Team HRC:

Tim Gajser, tetracampeão mundial de Motocross - “É inacreditável ser campeão mundial pela quarta vez. Ganhar uma vez é incrível, mas quatro vezes, fico sem palavras. Foi uma temporada esquisita com o COVID-19 e o intervalo entre a segunda e a terceira rodadas, mas no final deu tudo certo e conquistamos mais um título. Correr hoje foi muito bom, na primeira corrida eu não tive a melhor largada, mas ainda consegui terminar em segundo e isso significava que, se eu pudesse vencer a segunda corrida, eu ficaria com a vitória na geral. Na segunda bateria, fiz o holeshot e então tive uma batalha muito boa com o (francês Febvre) Romain até a bandeira quadriculada. Pressionei o tempo todo, então estou super feliz por ganhar este título e a vitória geral da etapa no mesmo dia. Um grande obrigado a toda a equipe Team HRC, há muitas pessoas que estão envolvidas e não puderam estar aqui hoje, então um grande obrigado a todos eles e a todos que me apoiaram durante todo o ano. É um privilégio correr para esta equipe e agradeço a cada pessoa que me ajudou. Obrigado!”

Mitch Evans, piloto Team HRC – “Tem sido uma ótima temporada para Tim Gajser e ele merece totalmente a conquista desse título. Ele trabalha muito e eu não poderia estar mais contente por ele e por toda a equipe. A atmosfera da equipe é incrível, estou muito feliz por continuar na Team HRC no próximo ano. O tratamento da minha lesão está progredindo muito bem e planejo chegar a 2021 exatamente como comecei este ano, sabendo que vou pilotar a moto campeã mundial.”

Marcus Pereira de Freitas, diretor geral da Team HRC – “Que conquista incrível de Tim Gajser! Ganhar títulos consecutivos é extremamente difícil e ele merece todos os elogios que recebe. Com tudo o que aconteceu este ano, tem sido difícil manter um nível de desempenho tão alto, mas a Team HRC fez um ótimo trabalho e eu não poderia estar mais orgulhoso do esforço de todos do time. Esse é o quarto título mundial do Gajser e ele agora é o piloto Honda de maior sucesso da história, mas não deixa que toda a fama o afete e continua a ser um prazer absoluto trabalhar com o piloto. Parabéns, Tim! Além disso, gostaria de agradecer a todos os nossos patrocinadores que trabalharam conosco este ano para atingir esta meta. Tem sido uma das temporadas mais difíceis de planejar, mas todos foram brilhantes e não poderíamos ter feito isso sem todo esse apoio. Parabéns a todos por um ano tão bom!”


 

Confira também