Tosha Schareina é o mais rápido das motos no prólogo do Rally Dakar 2024

Rally

Tosha Schareina é o mais rápido das motos no prólogo do Rally Dakar 2024

Al Ula (Arábia Saudita) – O cronômetro do Rally Dakar 2024 começou a rodar nesta sexta-feira (5/1), com o prólogo realizado entre as belas paisagens rochosas da região de Al Ula, na Arábia Saudita. A tomada de tempos definiu as prioridades de largada para a etapa de abertura e teve como mais rápido o piloto espanhol Tosha Schareina, da equipe Monster Energy Honda. 

Ele utilizou a motocicleta Honda CRF 450 RALLY no trecho cronometrado de 27 quilômetros, além dos deslocamentos de 130 km, conquistando a sua primeira vitória numa etapa do Rally Dakar. O prólogo testou os competidores logo de cara e trouxe percurso arenoso em meio a rochas, no qual a navegação foi bastante exigida. 

Depois de comemorar o 33º aniversário no dia anterior, o francês Adrien Van Beveren confirmou o quarto lugar no prólogo, a apenas 24 segundos de Schareina, enquanto o chileno Pablo Quintanilla fez o sétimo melhor tempo das motos. 

O norte-americano Ricky Brabec e o chileno José Ignacio “Nacho” Cornejo ficaram em 13º e 14º lugares, respectivamente. Skyler Howes, dos Estados Unidos, foi o 42º do prólogo, após sofrer uma queda. Todos aceleram as motos Honda CRF 450 RALLY.  

Vale lembrar que os 10 primeiros do prólogo poderão escolher suas posições de largada para a etapa inicial da prova, marcada para este sábado (6/1), de Al Ula a Al Henakiyah. O roteiro inclui 541 km de percurso, sendo 414 de especiais (trechos cronometrados). Com terrenos rochosos e formações vulcânicas, o primeiro dia promete ser bastante desafiador.  

Válido como abertura do Campeonato Mundial da modalidade, o Rally Dakar tem percurso total de mais de 7.900 km – cerca de 4.770 deles de especiais. O desafio total soma 12 etapas, além de um dia de descanso, e a chegada está programada para 19 de janeiro, em Yanbu. Esta é a quinta vez que o Rally Dakar é sediado na Arábia Saudita. 

Ruben Faria (Gerente geral da equipe Monster Energy Honda Team) – “O primeiro dia de ação da Monster Energy Honda no Rally Dakar 2024 teve quase todos os nossos pilotos entre os 20 primeiros. Skyler Howes sofreu um pequeno acidente, que o impediu de pilotar tão bem quanto queria. O restante dos pilotos está em uma boa posição para a largada da primeira etapa, o que é importante, então foi um bom começo para a equipe”.

Pablo Quintanilla #7 (sétimo lugar no prólogo) – “Não foi um prólogo fácil, havia muitos rastros no solo, que era arenoso e acidentado, e alguns trechos foram complicados. Eu me confundi na navegação e perdi alguns segundos. É importante fazer o prólogo sem bater ou ter grandes problemas, então, para mim, tudo correu bem. Tenho uma boa posição de largada para a etapa de abertura, quando começaremos a corrida de verdade com dias mais longos, então estou feliz”.

Ricky Brabec #9 (13º lugar no prólogo) – “É apenas o prólogo, mas estou feliz por ter passado por ele e começado o rally. Veremos como todos escolherão suas posições para a largada e espero começar em um bom lugar. O prólogo não foi técnico, mas não foi fácil, a navegação foi um pouco complicada, ainda mais ao passar por desfiladeiros. É apenas o prólogo, portanto, terminar com um minuto e 19 segundos atrás do primeiro colocado não é um grande problema”.

Skyler Howes #10 (42º lugar no prólogo) – “Este prólogo não foi um bom começo porque tive uma queda, mas felizmente estou bem. Danifiquei a motocicleta, perdi um pouco de tempo e foi difícil pilotar depois, pois também danifiquei o road book, então tive que confiar em seguir as trilhas. Passei por um ponto complicado e, sem o road book, fiquei praticamente andando em círculos, o que me custou mais uns cinco minutos no prólogo. Foi frustrante começar a corrida assim, mas vamos em frente”.

José Ignacio "Nacho" Cornejo #11 (14º lugar no prólogo) – “O primeiro dia de ação não foi fácil, as areias pesadas e alguns trechos rochosos dificultaram o prólogo, mas no geral não foi um dia ruim. Teremos uma posição de largada diferente para a primeira etapa, mas é agora que a verdadeira ação começa. Com algumas pequenas mudanças na motocicleta, estarei pronto para sair e lutar”.

Adrien Van Beveren #42 (quarto lugar no prólogo) – “O primeiro dia foi como uma ‘minietapa’, não um prólogo comum, no qual você tem a planilha e segue uma pista. Havia mais navegação e muitas anotações no road book, o que exigiu concentração máxima. Os rastros dos outros pilotos tornaram as coisas um pouco confusas, porque nem sempre eles estavam indo para a direção correta. Foi uma etapa movimentada, mas estou feliz, a motocicleta está funcionando muito bem e estaremos prontos para a corrida deste sábado”.

Tosha Schareina #68 (primeiro lugar no prólogo) – “Eu me senti muito bem no prólogo, foi mais longo do que o esperado, com mais navegação e 100% de areia também. É claro que temos que manter os pés no chão porque a corrida principal começa na primeira etapa, então vou me concentrar nisso e continuar pensando no Dakar”.

Resultado – Rally Dakar 2023 / Arábia Saudita

Prólogo / Motos (extraoficial)
1 - Tosha Schareina (ESP) - #68 - 17m35s - Equipe Monster Energy Honda

2 - Daniel Sanders (AUS) - #5 - 17m47s
3 - Ross Branch (BWA) - #46 - 17m54s
4 - Adrien Van Beveren (FRA)- #42 - 17m59s - Equipe Monster Energy Honda
5 - Luciano Benavides (ARG) - #1 - 18m01s
7 - Pablo Quintanilla (CHI) - #7 - 18m22s - Equipe Monster Energy Honda 
13 - Ricky Brabec (EUA) -#9 - 18m54s - Equipe Monster Energy Honda
14 - José Ignacio "Nacho" Cornejo (CHI) - #11 - 18m59s - Equipe Monster Energy Honda
42 - Skyler Howes (EUA) - #10 - 22m45s - Equipe Monster Energy Honda

Confira também