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Cuidados com os pneus: calibragem, balanceamento e alinhamento

Na Garagem

A tecnologia e a inovação são os pilares para a evolução das motocicletas. E quem sai ganhando é você.

Cuidados com os pneus: calibragem, balanceamento e alinhamento

Na Garagem 13/07/2020

Pneus de motos exigem atenção constante, cuidados frequentes e uma boa dose de sensibilidade por parte dos motociclistas. Uma variação no comportamento dinâmico da moto – guidão pesado, vibrando, dificuldade na mudança de direção ou oscilações estranhas, mesmo andando em linha reta e em pavimentação boa – indicam, quase sempre, problemas nos pneus.

A maioria dos novatos acha que a calibragem do pneu de moto resolve quase tudo, e que pneu bom é pneu novo, com banda de rodagem com sulcos profundos e aquela cara de recém saído da prateleira. Esses aspectos são importantes, mas não os únicos.

É claro que um dos mais óbvios vacilos é a calibragem errada, rodar com pneus vazios ou cheios demais. Mas quantas libras vai no pneu da moto? A pressão indicada pelo fabricante de sua motocicleta é a ideal, e a variação admissível é apenas a relativa à diferentes condições de carga. Não caia na conversa dos “amigos” que receitam pressões diferentes das indicadas nos adesivos aplicados em sua moto.

De quanto em quanto tempo se deve conferir a calibragem? Em geral, a cada semana de uso. Porém, em situações extremas, longos percursos em alta velocidade e/ou em clima muito quente, exigem verificação mais assídua. Tenha sempre em mente que a medida correta da pressão deve ser sempre aferida com pneus frios, ou seja, que rodaram pouco.

Uma regra de ouro para evitar problemas é se acostumar a olhar com atenção não apenas a banda de rodagem dos pneus, a parte que encosta no piso, mas também as laterais. O que procurar? Deformações, rachaduras, cortes ou qualquer corpo estranho ligam o sinal de alerta. Em na hipótese de identificar algo fora do normal, rode devagarinho até uma borracharia ou oficina para uma verificação mais atenta por parte de quem entende do assunto. Atenção: em caso de ver um prego ou arame enterrado no pneu, não o retire. Especialmente no caso de pneus “tubeless”, ou sem câmara, a retirada causará uma perda de pressão mais rápida.

Se os pneus estiverem em bom estado, corretamente calibrados e ainda assim você notar algo estranho, vibração ou instabilidade, é sinal que o problema exige algo mais do que simples ar comprimido para ser resolvido. Em geral, vibrações são provocadas por rodas desbalanceadas ou desalinhadas. O balanceamento consiste em aplicar pesos em locais exatos para equilibrar o conjunto roda/pneu, e tanto faz se a roda é raiada ou de liga leve. Já o alinhamento de moto exige trabalhos específicos para um e outro tipo de roda.

No caso de rodas raiadas, com o tempo de uso/distância percorrida o alinhamento do aro se altera, em virtude da perda de tensão dos raios provocada por impactos. O serviço a ser executado por profissionais visa o ajuste da tensão dos raios e correção das eventuais deformações no aro. Já as rodas de liga exigem uma atenta verificação em busca de amassados, trincas ou deformações que, em alguns casos, condenam a roda, exigindo a troca por uma nova. 

As rodas de liga leve merecem atenção especial na borda do aro, que entra em contato com o pneu. Em geral, tais rodas usam pneus sem câmara, e qualquer amassado/deformação no aro pode provocar uma lenta e perigosa perda de pressão. Já as rodas raiadas são, na maioria dos casos, equipadas com pneus com câmara, o que torna deformações no aro menos graves mas que nem por isso devem ser descuidadas.

Seguindo as recomendações acima, não apenas a durabilidade dos pneus traseiros e dianteiros será estendida como a eficiência e segurança máxima estará assegurada, lembrando que a tecnologia aplicada aos pneus atuais evoluiu de maneira bastante acentuada, garantindo aderência superior em piso seco ou molhado, robustez da carcaça anti impactos e resistência excepcional. Porém, toda esta evolução não aboliu a necessidade de uma atenta e contínua manutenção.