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De Africa Twin, no teto da América do Sul

Na estrada

O mundo é pequeno para quem tem uma motocicleta. Confira dicas de viagens e roteiros para que a sua aventura seja perfeita.

De Africa Twin, no teto da América do Sul

Na estrada 13/02/2019

Proeza! Esta é uma palavra que se encaixa perfeitamente à Honda CRF 1000L Africa Twin. Logo depois de lançada no Brasil a maxitrail da Honda foi a ferramenta escolhida por um ambicioso quarteto formado por três italianos e um chileno, cujo objetivo era bater três recordes: atingir a altitude máxima jamais alcançada com uma motocicleta bicilíndrica, a altitude máxima jamais alcançada com uma motocicleta de cilindrada “over 500” e, em menos de 24 horas, sair das margens do Oceano Pacífico e superar os 6.000 metros acima do nível do mar.

Destes três objetivos, dois foram alcançados pela Africa Twin: os de altitude máxima para motos bicilíndricas e “over 500”. O recorde dos 6 mil metros em menos de 24h falhou por míseros 33 metros, por conta da quantidade de neve, gelo e da inclinação extrema do terreno, que se revelou completamente intransitável. Mesmo assim, não deixa de impressionar a marca de 5.967 metros ter sido atingida em 22h40’ pelo o chileno Franco Mossini, piloto da Honda Chile, que teve como companheiros de aventura os italianos Salvo Pennisi (chefe do desenvolvimento dos pneus Metzler/Pirelli), Carlo Fiorani (responsável pela comunicação da Honda Europa), e do piloto/jornalista Franco Cattanese.

O cenário desta grande aventura realizada no princípio de 2017 foi o mais alto vulcão do planeta, o Ojos del Salado, no Chile, cujo cume fica a exatos 6.891 metros acima do nível do mar. Uma meta difícil tanto pelas condições do terreno, pelo clima frio e necessidade de uma adequada preparação física dos pilotos para enfrentar o ar rarefeito.

Já a Honda CRF1000L Africa Twin exigiu apenas pequenas mudanças para encarar o desafio: troca dos pneus on-off que a equipam originalmente por pneus específicos para o off-road, os Metzeler MC 360, o uso de uma corrente de transmissão mais reforçada, substituição da coroa e pinhão por uma relação mais curta (15x48 dentes no lugar de 17x42) e a instalação de um protetor de cárter reforçado. A diminuição da potência do motor por conta do ar rarefeito na elevada altitude foi estimada em cerca de 70% do total, o que em vez de impedir a proeza terminou por valorizá-la.

Nascida de um projeto 100% novo, a CRF1000L Africa Twin é uma máquina que se diferencia das demais em seu segmento justamente pela capacidade de enfrentar terrenos difíceis sem, porém, abdicar de outras qualidades exigidas às modernas maxitrail. À ergonomia apropriada para enfrentar muitas horas ao guidão, carenagem protetiva e excelente capacidade de carga a Africa Twin alia inédita maneabilidade para uma motocicleta de 1.000 cc, decorrente não apenas de seu baixo peso a seco, 212 kg, mas também do excelente conjunto formado pela parte ciclística – chassi, suspensões e freios – e motorização, que faz dela a moto ideal para chegar onde outras maxitrail não conseguem, como o Ojos del Salado por exemplo.