Encontrar uma concessionária

Garupa na moto: cinco dicas para passeios em dupla

Na prática

Para você que busca o prazer a bordo de uma motocicleta, com o melhor desempenho e performance sobre duas rodas, a Honda oferece os melhores conteúdos com dicas de segurança, economia e pilotagem de motos. Saiba tudo sobre o assunto e aplique seus conhecimentos na prática.

Garupa na moto: cinco dicas para passeios em dupla

Na prática 02/02/2023
Piloto e Garupa na estrada

Andar de moto é demais, seja para quem pilota ou quem vai na garupa. No entanto, entre outras coisas é preciso lembrar que a dinâmica da moto muda muito quando a lotação é completa. Abaixo, cinco dicas para que o passeio de moto, seja ele curtinho ou uma longa viagem, fique arquivado apenas nas boas memórias.

1-    Quem pilota, comanda

A pior coisa que um(a) passageiro(a) pode fazer é querer “ajudar” na tocada, movimentando o corpo na ilusão de colaborar com a pilotagem. A atitude ideal para quem vai na garupa é ficar neutro, acompanhado os movimentos de quem pilota, sem jamais antecipar nenhuma ação.

2-    Instruir os novatos

Ninguém nasce sabendo, e, portanto, todo motociclista deve instruir seu (sua) passageiro(a) se aquela for a primeira vez de ambos juntos em uma moto. A principal dica a ser dada é a do primeiro item de nossa listinha, mas há outras como avisar onde segurar ou mesmo alertar para, em caso de parada breve, não ser necessário que quem vai na garupa apoie os pés no solo.

3-    Atenção redobrada

Motocicletas, grandes ou pequenas, tem uma dinâmica peculiar. Diferentemente de um automóvel, elas inclinam na hora de fazer as curvas, tendem a levantar a frente nas acelerações mais fortes e o oposto em frenagens. Com dois a bordo as reações da motocicleta se alteram, o que exige pilotagem mais atenta e cuidadosa.

4-    Equipamento de segurança

Ambos devem usar equipamento de segurança completo, e de boa qualidade. Afinal de contas, em caso de acidente, os riscos são equivalentes para quem pilota e quem está na garupa. Capacetes homologados, de boa qualidade e tamanho correto é o mínimo que a lei manda. Mas é muito importante usar jaquetas e calças com proteção, calçados de cano alto e luvas. Lembre-se que proteção nunca é demais.

5-    Respeito à lei

Pela lei atual a idade mínima para uma criança poder ser levada na garupa é de dez anos de idade. O descumprimento desta regra é infração gravíssima, que gera multa e suspensão do direito de dirigir.