Encontrar uma concessionária

Honda acelera a eletrificação de suas motos e scooters

O poder dos sonhos

Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.

Honda acelera a eletrificação de suas motos e scooters

O poder dos sonhos 18/10/2022
Foto com três motos elétricas da Honda com os faróis acesos

Ser a maior fabricante de motos do planeta é o principal estímulo para que a Honda continue exercendo sua condição de líder. E nesta era marcada pela busca da neutralidade de carbono, a empresa anunciou que se empenhará para que todas suas motos e scooters sejam “carbon free até o ano de 2040.

Para alcançar esta importante meta, a Honda planeja lançar 10 ou mais motos elétricas em escala mundial até 2025, assim como continuar a investir em motores a combustão interna alimentados por combustíveis neutros como o etanol, tecnologia na qual a Honda brasileira é pioneira.

Como empresa global, atuante em países com marcantes diferenças sociais e econômicas, a Honda está consciente que neste processo em busca de uma efetiva redução das emissões de CO2 é necessário levar em consideração as diferentes exigências de seus clientes espalhados por todo o planeta, assim como as condições de cada país. Deste modo, o “timing” para a introdução dos novos modelos elétricos deverá ser adaptado à legislação específica e incentivos governamentais de cada localidade.  

Usar de alta tecnologia para solucionar problemas é uma tradição na Honda desde seus primórdios. Na empreitada, solucionar questões relativas ao elevado peso e preço das motos e scooters elétricas é apenas um dos objetivos. Outro é levar em consideração as peculiaridades que separam os países em vias de desenvolvimento dos países desenvolvidos, especialmente no que diz respeito à infraestrutura para a recarga de baterias, e oferecer assim a melhor solução para cada localidade.

Outro aspecto importante desta iniciativa da Honda rumo à neutralidade de carbono em 2040 é tornar as baterias intercambiáveis. Para isso, ensaios práticos com baterias padronizadas, que possibilitem compartilhamento entre diferentes tipos de motos e scooter, estão em andamento em diversos lugares do planeta. Criar pontos destinados à substituição de baterias descarregadas por unidades carregadas de um modo fácil e rápido, eliminando assim a necessidade de aguardar pela recarga, é outro alvo fundamental.

Finalmente, o anúncio Honda tranquilizou seus mais apaixonados clientes revelando que está usando toda sua experiência para dar às futuras motos e scooters elétricas a genuína “Joy of Riding”, o prazer de pilotar que caracteriza as Honda desde sempre.