Encontrar uma concessionária

Honda Biz ou Elite: qual a melhor para você?

Primeiros passos

Os primeiros passos em uma moto podem ser empolgantes e desafiadores, já que aprender a pilotar exige concentração e habilidade. Portanto, aprender sobre esse começo lhe ajudará a futuramente arrasar nas pistas. Saiba tudo sobre como escolher e comprar uma moto, regras de trânsito e aprenda passo-a-passo a pilotar sua moto Honda.

Honda Biz ou Elite: qual a melhor para você?

Primeiros passos 16/02/2022

O quanto você quer/pode gastar não é mistério, e o modo de pagar tem opções múltiplas, pode ser à vista, financiamento ou consórcio. Mas um fator importante – qual o modelo? – você ainda não sabe ainda.

Uma visita ao site da Honda, cheio de fotos e informações sobre todos os modelos, é o primeiro passo a ser dado. O segundo é a visita a uma concessionária de sua preferência, para olhar de pertinho as candidatas à vaga em sua garagem, e pode bater um papo com a equipe de vendas.

Mas no final, depois de tudo isso, uma dúvida permanece: entre a scooter Honda Elite 125 e as Honda Biz 110i e 125, que tem preços bastante próximos e são suas favoritas, qual levar para casa? A escolha é difícil mesmo.

Abaixo, algumas dicas podem definir qual destes modelos é o melhor para você. E seja qual for sua decisão final, uma coisa é certa: sendo Honda, você acertou!

ESCOLHA A BIZ 110i ou 125 SE...

√ Rodar por localidades cuja pavimentação é muito ruim. Por ter uma roda dianteira maior, de 17 polegadas (12 na Elite) as Biz superam melhor obstáculos do terreno.  

√ Sua estatura não for elevada, pois o banco das Biz fica 2 centímetros mais próximo do solo. Pode parecer pouco, mas ajuda muito na hora de alcançar o chão com os pés ou em manobras de estacionamento, especialmente para quem não é muito experiente.  

√ Preferir um motor flex, que possa ser abastecido com o combustível vegetal, o etanol, e também com gasolina. Tal característica técnica é exclusiva da Biz 125.

√ Residir na zona rural ou locais distantes de cidades grandes. Em função de ser fabricada há mais de duas décadas, isso dá vantagens às Biz quanto a facilidade de manutenção e obter peças de reposição.

ESCOLHA A ELITE 125 SE...

√ Design e exclusividade forem itens importantes para você. Lançada há pouco mais de três anos, a Elite ainda chama a atenção por onde passa. A novidade é atraente tanto em função do estilo quanto pela modernidade. 

√ Valorizar tecnologias como farol de LED e a transmissão tipo CVT, que não exige trocas de marcha, facilitando a pilotagem, pois basta acelerar e frear.

√ Rodar preferencialmente em centros urbanos. As rodas da Elite, aro 12 na frente e 10 atrás, garantem maior maneabilidade em baixas velocidades. Fora isso, ela tem freio de estacionamento e cavalete central e lateral, o que facilita o frequente anda-para-estaciona-anda-para-estaciona...   

√ Precisar de maior proteção para os pés, que na Elite 125 ficam abrigados atrás de um amplo escudo, em um piso plano, e não precisam ser usados em nenhum comando. Tais características facilita o uso de calçados sociais e saias.

E MAIS...

Tanto Elite quanto as Biz 110i e 125 são campeãs em economia de combustível e na manutenção, simples e barata. Em todas elas a segurança é garantida pela frenagem CBS – Combined Braking System. Suas semelhanças são muitas, mas é necessário ter em mente que a dirigibilidade da Honda Elite, uma scooter, difere bem daquela das Honda Biz, bem mais próxima à de uma motocicleta. A questão não se restringe apenas ao fator rodas de tamanho diferente ou a necessidade ou não de trocar de marchas: distribuição de peso e posição de pilotagem distintas implica em sensações idem ao guidão.