As motos clássicas da Honda têm muita história para contar, com direito à curiosidades e momentos nostálgicos que te levarão em uma viagem no tempo. Afinal nossas motos antigas são únicas e dão vida aos novos modelos da Honda.
No comecinho dos anos 1960 a Honda já era uma gigante mundial na fabricação de motocicletas. O bem-sucedido desembarque nos mais importantes mercados mundiais – Europa e Estados Unidos – teve como mola propulsora moto baixa cilindrada com grande confiabilidade mecânica, fáceis de usar, motos econômicas e com baixo preço de aquisição.
O salto seguinte para ganhar mercado seria diversificar, oferecendo motos maiores e com uma pegada menos utilitária, e um dos modelos que mais chamou a atenção – e fez sucesso! – foi a Honda CL72 Scrambler, a primeira Honda com alguma vocação para rodar em estradas de terra. Uma off-road, então?
Antes das trails: a história da Honda CL72 Scrambler
Scrambler era o termo que na época definia uma categoria de motocicletas com características bem específicas – guidão de moto largo, escapamento elevado, suspensões robustas e uma distância mínima em relação ao solo generosa o suficiente para fazê-las superar pequenos obstáculos sem problemas. Por esta descrição poderia defini-la como uma trail, mas tal conceito veio quase uma década depois da pioneira CL 72, através da lendária Honda XL 250 Motosport do início dos anos 1970, sobre a qual falaremos em breve aqui no Blog.
A CL72 Scrambler foi a primeira moto da Honda a usar um chassi de tubos de aço tipo berço simples desdobrado. Suas rodas tinham aro 19 polegadas, guidão largo com travessa central, pequeno protetor de cárter e escape duplo elevado saindo pela esquerda, com as duas ponteiras na altura da lanterna traseira. A suspensão dianteira trazia sanfonas de borracha para proteger as bengalas da poeira, e tanto na frente como atrás o curso das suspensões era majorado, com ajuste mais firme para encarar melhor terrenos ruins.
Honda Scrambler clássica: da CL72 à CL350
A receptividade deste modelo, especialmente nos EUA, foi grande. Lá – especialmente na Califórnia – escapar das grandes cidades nos finais de semana para pilotar na areia do deserto ou em trilhas variadas era uma forma de lazer que ia se tornando cada vez mais popular no começo dos anos 1960.
Neste cenário, a Honda Scrambler veio a calhar. Equipada com um motor bicilíndrico OHC de 249 cm3 refrigerado a ar com 24 cv de potência, câmbio de quatro marchas e partida elétrica, pesava 143 kg em ordem de marcha e alcançava os 140 km/h de velocidade máxima. O sucesso do modelo determinou o lançamento de uma versão mais potente, a CL77 Scrambler em 1965, com motor de 305 cm3 e 27,4 cv de potência.
As Honda CL72 e CL77 foram produzidas até 1968, tendo sido substituídas pelas CL250 e CL350, com motores bicilíndricos mais modernos e potentes. Lançadas em 1968, as Honda CL250 e Honda CL350 – caracterizadas pelos tanques bicolores e escapes duplos elevados –, chegaram a ser comercializadas no Brasil por uma importadora autorizadas (Cobri, de SP e Irmãos Kai, de BH), e atualmente são objetos de coleção cobiçados, tanto pela raridade como pelo fato de terem sido as primeiras Honda pensadas para uso misto, on/off road.
Honda scrambler visão lateral
Honda Cl 250 vista de forma lateral