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Honda Gold Wing – a 1ª e única com airbag

Mobilidade

A tecnologia e a inovação são fundamentais para a evolução das motocicletas e para a mobilidade urbana, impactando diretamente no dia a dia das pessoas.

Honda Gold Wing – a 1ª e única com airbag

Mobilidade 23/06/2021

Em 2006 a Honda foi mais uma vez ousada, equipando com airbag a Gold Wing. Inicialmente produzida na fábrica da Honda localizada em Marysville, Ohio, nos EUA, a GL 1800 Gold Wing foi a primeira moto com airbag do planeta, equipamento que continua exclusivo desta motocicleta que é considerada rainha das grã-turismo.

Caprichar nos itens de segurança da moto Gold Wing tinha e tem tudo a ver com seus clientes, motociclistas que querem conforto para percorrer muitas centenas de quilômetros por dia, que em vez de performance pura como a da raivosa superesportiva Honda Fireblade, preferem uma tocada constante, sem excessos e com segurança total.

Porém, não foi apenas o padrão de uso que fez nascer a Gold Wing com airbag, mas também as características de seu projeto e, principalmente, o resultado de uma aprofundada pesquisa sobre os tipos de acidentes com mototuristas, que apontou as colisões frontais – seja com outros veículos ou contra objetos como postes e guard-rails – como sendo as ocorrências mais frequentes.

Sistema de segurança até então exclusivo de veículos de quatro rodas, para colocar airbag na Gold Wing a Honda teve que praticamente reinventar o equipamento. As dimensões generosas da Gold Wing favoreceram a tarefa de posicionar o sistema sem prejudicar a dirigibilidade e estética, mas obrigou-a a criar um airbag específico para motocicletas.

Diferentemente do que em um carro, na moto o motociclista não usa um cinto de segurança, que o mantém em posição estável durante um eventual impacto, e daí a dimensão da bolsa inflável ter de ser bem maior, e de formato diferente do que as usadas em veículos de quatro rodas.

Outro problema a resolver foi o correto posicionamento do airbag quando inflado, o que exigiu colocar cintas pata manter a bolsa no lugar ideal no instante do impacto, fator crucial visto que a motocicleta altera sua atitude/inclinação, levantando a roda traseira do solo durante a colisão. 

Os estudos da Honda para aplicação do airbag em motos começaram em 1990, e os diversos estágios do desenvolvimento confirmaram a validade de sua aplicação na Gold Wing. Todavia, há restrições para a disseminação do sistema em outro tipo de motocicletas. Entre tais entraves está – além do peso e custo elevado do sistema –, a possibilidade eventual do disparo do airbag acontecer indevidamente na passagem por um buraco ou desnível pronunciado, o que afetaria de modo inadequado uma motocicleta de massa inferior e características diferentes da Honda GL 1800 Gold Wing.

Mesmo assim, a pesquisa para equipar outros modelos Honda com airbag prossegue, e em 2017 um protótipo de uma scooter PCX com airbag foi apresentado no “Honda Meeting”, encontro anual sobre novas tecnologias realizado no centro de desenvolvimento e pesquisa da empresa, localizado em Tochigi, no Japão. Uma comprovação que pioneirismo e a incessante busca pela mais alta tecnologia é parte indissociável do DNA da Honda.