Encontrar uma concessionária

Honda na Fórmula 1: inspirada na motocicleta

O poder dos sonhos

Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.

Honda na Fórmula 1: inspirada na motocicleta

O poder dos sonhos 01/07/2025
carro de corrida clássico, com destaque para o volante esportivo de três raios

Sessenta anos atrás a Honda vencia sua primeira corrida na Fórmula 1. A empresa, que então já era mundialmente reconhecida pelas suas vitórias nos campeonatos mundiais de motociclismo (e também por ser o maior fabricante mundial de motos), ainda engatinhava na fabricação de automóveis. Sendo assim, conquistar a glória na F1 logo em sua 11ª corrida foi um feito histórico.

A estreia na categoria máxima do automobilismo aconteceu em agosto de 1964, com um carro, o RA 271, totalmente fabricado pela Honda. Nascido para brigar com as marcas dominadoras da Fórmula 1 daquele tempo como a Ferrari, Lotus, Brabham, BRM e Cooper, o Honda f1 tinha características técnicas bem diferentes das de seus concorrentes e, importante, trazia MUITO da tecnologia Honda desenvolvida para suas motos.

Tecnologia das pistas: Motor V12

O motor V12 – isso mesmo, um 12 cilindro em V a 60º – tinha exatos 1.495 cm3, limite do regulamento vigente à época. Como diziam os técnicos da Honda de então, a escolha de realizar um V12 se deu justamente pela experiência em fazer motor de alta performance com 125 cc, cifra que multiplicada por doze resulta nos 1.495 cc do primeiro motor da Honda F1.

Outras particularidades relacionadas ao motociclismo do F1 da Honda eram o posicionamento do V12, transversal como nas motos honda, a alimentação por doze carburadores Keihin e o câmbio sequencial. Era o mais potente motor da F1 daquele tempo, com mais de 220 cv a 12.000 rpm, cerca de 10 a 20 cv mais potente que os motores V8 usados pelos outros fabricantes.

MOTOR RA271

Do RA271 ao RA272: evolução e vitória

O RA271 foi aperfeiçoado e resultou no RA272, mais leve, mas com mesmo motor e layout: chassi monocoque de alumínio e motor montado em um berço tubular. A grande qualidade destes primeiros F1 da Honda era, justamente, a extrema potência de seu motor, enquanto o ponto fraco era o peso excessivo, o que prejudicava o desempenho nas pistas de corridas mais travadas.

Uma trajetória vitoriosa nas pistas de corrida

Como dito no início, a entrada na Fórmula 1 de uma marca que começara a produzir automóveis apenas um ano antes e que já e sua 11ª corrida alcançaria a vitória é um feito excepcional. Desde então, seja como fabricante de carros completos ou como fornecedora de motores, a Honda acumula 124 vitórias* na F1, 8 títulos de construtores e 8 títulos de pilotos. E tudo isso, sabemos, aconteceu por causa das motocicletas. *até meados de junho de 2025