Encontrar uma concessionária

Honda NXR 160 Bros 2025: – PARTE 2 – A história!

Na prática

Para você que busca o prazer a bordo de uma motocicleta, com o melhor desempenho e performance sobre duas rodas, a Honda oferece os melhores conteúdos com dicas de segurança, economia e pilotagem de motos. Saiba tudo sobre o assunto e aplique seus conhecimentos na prática.

Honda NXR 160 Bros 2025: – PARTE 2 – A história!

Na prática 24/09/2024
Post Anterior Próximo post
Honda NXR 160 Bros 2025
Parte 2
Moto Honda NXR Bros 160 2024 Branca e Azul

A Honda Bros foi lançada no Brasil no ano de 2003 em duas versões, 125 e 150 cc. Daí vem o “Bros” – abreviação de brothers, irmãos em inglês – para lembrar a dupla personalidade do modelo, bom para a rua e para a trilha, e o fato de existirem dois tipos de motor para uma mesma moto virtualmente idêntica quanto à parte ciclística e visual.

Herdeira natural de pequenas trails da Honda do passado, como a pioneira XL 125S (produzida de 1984 a 1988), a XR 200R (1994 a 2002), a XLR 125 (1997 a 2002) e a NX 150 (1989 a 1992), entre outras, a NXR Bros logo se confirmou como a queridinha dos motociclistas desejosos por uma moto econômica, resistente e com capacidade de encarar estradas ruins.

A receita era caprichada: chassi derivado das Honda CRF 150 e CRF 230 e dois tipos de motor, o 125 OHV em versões com partida a pedal ou elétrica e um novo 150 OHC com partida elétrica. O visual era um ponto forte, inspirado em modelos como a XR 250 Tornado e a NX4 Falcon.

Em seu primeiro ano de comercialização, a novidade vendeu mais de 92 mil unidades, colocando-se imediatamente atrás da campeã Honda CG e da vice Honda C 100 Biz. Nunca uma trail Honda havia alcançado vendas tão elevadas, e o sucesso fez as Bros permanecerem praticamente sem alterações até 2005, quando a NXR 125 Bros deixou de ser comercializada.

A substituição do carburador pelo sistema PGM-FI marcou a 2ª geração da NXR 150 Bros em 2009, alteração técnica que veio acompanhada da modernização no visual, comum às três versões (KS, ES e ESD). Ainda naquele ano, surgiu a versão Mix, com o motor 150 cc, que permitia o uso de etanol e/ou gasolina.

No fim de 2012, voltou a NXR 125 Bros como opção mais acessível em relação à NXR 150 Bros, e assim seguiu a duplinha até o fim de 2014, quando estreou a NXR 160 Bros, que “matou” a versão 150. A 125 ainda permaneceu em produção por breve tempo.

A NXR 160 Bros veio com um chassi novo, motor mais potente (sempre derivado do OHC da CG) e muitas atualizações técnicas (freio a disco em ambas as rodas na versão ESDD) e estéticas. O salto seguinte, em 2017, foi dotar a NXR 160 Bros com o sistema CBS – Combined Brake System, na Bros ESDD, e, em 2019, foi descontinuada a versão com freio a tambor.

A Honda NXR 160 Bros seguiu sendo atualizada esteticamente através de novos grafismos e cores, porém sem ter sua mecânica e ciclística alteradas até a versão 2024, que precedeu a esta nova NXR 160 Bros lançada agora, que representa o maior e melhor aperfeiçoamento do modelo, mas que preserva totalmente as características que fizeram das Bros um estrondoso sucesso, cuja produção superou a cifra de 3 milhões de unidades produzidas (dados de agosto de 2024).