Para você que busca o prazer a bordo de uma motocicleta, com o melhor desempenho e performance sobre duas rodas, a Honda oferece os melhores conteúdos com dicas de segurança, economia e pilotagem de motos. Saiba tudo sobre o assunto e aplique seus conhecimentos na prática.
A Honda Bros foi lançada no Brasil no ano de 2003 em duas versões, 125 e 150 cc. Daí vem o “Bros” – abreviação de brothers, irmãos em inglês – para lembrar a dupla personalidade do modelo, bom para a rua e para a trilha, e o fato de existirem dois tipos de motor para uma mesma moto virtualmente idêntica quanto à parte ciclística e visual.
Herdeira natural de pequenas trails da Honda do passado, como a pioneira XL 125S (produzida de 1984 a 1988), a XR 200R (1994 a 2002), a XLR 125 (1997 a 2002) e a NX 150 (1989 a 1992), entre outras, a NXR Bros logo se confirmou como a queridinha dos motociclistas desejosos por uma moto econômica, resistente e com capacidade de encarar estradas ruins.
A receita era caprichada: chassi derivado das Honda CRF 150 e CRF 230 e dois tipos de motor, o 125 OHV em versões com partida a pedal ou elétrica e um novo 150 OHC com partida elétrica. O visual era um ponto forte, inspirado em modelos como a XR 250 Tornado e a NX4 Falcon.
Em seu primeiro ano de comercialização, a novidade vendeu mais de 92 mil unidades, colocando-se imediatamente atrás da campeã Honda CG e da vice Honda C 100 Biz. Nunca uma trail Honda havia alcançado vendas tão elevadas, e o sucesso fez as Bros permanecerem praticamente sem alterações até 2005, quando a NXR 125 Bros deixou de ser comercializada.
A substituição do carburador pelo sistema PGM-FI marcou a 2ª geração da NXR 150 Bros em 2009, alteração técnica que veio acompanhada da modernização no visual, comum às três versões (KS, ES e ESD). Ainda naquele ano, surgiu a versão Mix, com o motor 150 cc, que permitia o uso de etanol e/ou gasolina.
No fim de 2012, voltou a NXR 125 Bros como opção mais acessível em relação à NXR 150 Bros, e assim seguiu a duplinha até o fim de 2014, quando estreou a NXR 160 Bros, que “matou” a versão 150. A 125 ainda permaneceu em produção por breve tempo.
A NXR 160 Bros veio com um chassi novo, motor mais potente (sempre derivado do OHC da CG) e muitas atualizações técnicas (freio a disco em ambas as rodas na versão ESDD) e estéticas. O salto seguinte, em 2017, foi dotar a NXR 160 Bros com o sistema CBS – Combined Brake System, na Bros ESDD, e, em 2019, foi descontinuada a versão com freio a tambor.
A Honda NXR 160 Bros seguiu sendo atualizada esteticamente através de novos grafismos e cores, porém sem ter sua mecânica e ciclística alteradas até a versão 2024, que precedeu a esta nova NXR 160 Bros lançada agora, que representa o maior e melhor aperfeiçoamento do modelo, mas que preserva totalmente as características que fizeram das Bros um estrondoso sucesso, cuja produção superou a cifra de 3 milhões de unidades produzidas (dados de agosto de 2024).
Motocicleta Honda NXR Bros 125 KS 2003 Vermelha
Motocicleta Honda NXR Bros 150 2006 Amarela
Moto Honda NXR Bros 150 2006 Laranja
Moto Honda NXR Bros 150 2009 Amarela
Moto Honda NXR Bros 150 2013 Verde Limão
Moto Honda NXR Bros 160 Special Edition Vermelha