Para você que busca o prazer a bordo de uma motocicleta, com o melhor desempenho e performance sobre duas rodas, a Honda oferece os melhores conteúdos com dicas de segurança, economia e pilotagem de motos. Saiba tudo sobre o assunto e aplique seus conhecimentos na prática.
Além da importante evolução estética, a moto Bros está mais imponente e atual. A nova geração da Honda NXR 160 Bros chega em duas versões: a mais acessível, equipada com freios CBS – Combined Brake System, e a ABS – Antilock Brake System.
Esses dois sistemas de frenagem atuam para aumentar a segurança do modelo, reconhecido por ser robusto, econômico e por oferecer excelente desempenho. No entanto, há uma consistente diferença na maneira em que o sistema CBS e o sistema ABS atuam, e é isso que vamos explicar.
Tanto a Honda NXR 160 Bros CBS como a NXR 160 Bros ABS dispõem de freios a disco de mesmas dimensões nas duas rodas. Assim sendo, a eficiência de frenagem de ambas é equivalente. O que muda é o modo de funcionamento desses sistemas.
No CBS, quando o piloto aciona o pedal de freio, a potência de frenagem é automaticamente repartida entre a roda traseira (cerca de 70% da força de frenagem) e a roda dianteira (30%). Já a alavanca de freio situada no punho direito atua unicamente no freio dianteiro.
Na prática, se acaso o motociclista acionar só o pedal, a frenagem já terá uma boa eficiência, mas o nível excelente será atingido apenas se ocorrer o acionamento da alavanca do freio dianteiro simultaneamente, lembrando que o sistema CBS não impede o travamento das rodas durante a frenagem.
Já o sistema ABS é um dispositivo eletrônico que por meio de sensores impede o travamento da roda em frenagens de emergência, evitando assim a temida perda de aderência. Na NXR 160 Bros ABS esse dispositivo está instalado na roda dianteira, a mais relevante para fins de eficácia na frenagem, enquanto o freio da roda traseira desempenha um papel complementar, contribuindo para estabilizar a motocicleta.
Como dissemos no início, tanto o sistema CBS como o ABS visam melhorar a frenagem, mas... qual das versões da Bros 2025 escolher?
Escolha a NXR 160 Bros ABS se:
√ Usar a motocicleta frequentemente em pisos de baixa aderência, como estradinhas de terra batida, brita ou areia, situação na qual a pilotagem se beneficia da atuação de freios independente em cada roda.
√ Usar a moto prioritariamente em localidade com períodos chuvosos longos e persistentes, uma vez que o sistema ABS amplia a capacidade de frenagem nessas condições, justamente por evitar o travamento em piso molhado, melhorando assim o controle e reduzindo o espaço de frenagem.
√ For um motociclista experiente, dotado da habilidade para modular freio dianteiro e traseiro de acordo com a necessidade (por exemplo, de acordo com o tipo de piso, se em aclive ou declive, levando passageiro ou não, etc.).
Escolha a NXR 160 Bros CBS se:
√ For um motociclista iniciante, condição na qual o sistema CBS é particularmente indicado por garantir boa eficiência de frenagem mesmo na hipótese de acionamento apenas do pedal.
√ Rodar em centros urbanos, em velocidade baixa e em pisos pavimentados (asfalto, calçamento), condição na qual a hipótese de travamento de freios é reduzida.
√ Além da economia de combustível e de manutenção, você quiser economizar também na hora da aquisição.
E mais: em ambas Bros 160, seja CBS ou ABS, a potência de frenagem é idêntica. Ou seja, o espaço até a parada completa em um hipotético teste de frenagem de 40 km/h a zero será igual nas duas versões em condição de piso equivalente. Sendo assim, analise seu tipo de utilização, sua experiência ao guidão e seu bolso, e escolha a nova Bros 2025 certa para você.
Detalhe da parte mecânica e motor da Bros 160 2025
Frente e direita da moto Honda Bros 160 preta 2025
Frente e direita da nova Honda Bros 160 vermelha 2025
Frente e farol da moto Honda NXR Bros 160 cinza
Frente e lateral direita da moto Bros 160 2025 vermelha
Piloto na moto Honda NXR Bros 160 em estrada de ladrilhos
Roda e freio da Honda NXR Bros 160 2025