As motos clássicas da Honda têm muita história para contar, com direito à curiosidades e momentos nostálgicos que te levarão em uma viagem no tempo. Afinal nossas motos antigas são únicas e dão vida aos novos modelos da Honda.
A Honda ST 70, lançada no Brasil no início dos anos 1970, fez parte do lineup inaugural da marca no país como importadora. Esse modelo icônico rapidamente se destacou por suas características inovadoras que conquistaram muitos motociclistas.
Design e estrutura inovadora
Com rodas pequenas de 10 polegadas e pneus "gordinhos", a ST 70 oferece uma baixa altura em relação ao solo, tornando-a acessível para pilotos de todas as idades. O chassi em forma de "T" não só fornece a estrutura necessária para suportar o motor e as suspensões, como também atua como reservatório de combustível.
Versões da Honda ST 70
A Honda ST 70 estava disponível em duas versões:
Ambas as versões apresentavam semiguidões dobráveis, facilitando o transporte em porta-malas de veículos médios da época, como o Opala, o Corcel e o Galaxie. A versão Tipo I também permitia a remoção do garfo da suspensão dianteira sem necessidade de ferramentas, aumentando a praticidade.
Especificações técnicas da Honda ST 70
O motor da Honda ST 70 é um monocilindro 4T OHC de 72 cc, gerando aproximadamente 6 cv de potência e 0,5 kgf.m de torque. O câmbio semiautomático de três marchas, similar ao utilizado nas Honda C100 Dream e Biz, proporciona uma condução suave. A suspensão dianteira é telescópica, enquanto a traseira conta com dois amortecedores acoplados. Os freios a tambor e as rodas com aros de aço divididos longitudinalmente são detalhes que destacam a tecnologia da época.
O apelo da Honda ST 70
Durante sua comercialização, a ST 70 se tornou um objeto de desejo entre os jovens, em um período de legislação permissiva. Essa pequena moto de lazer, prática e fácil de pilotar, podia ser transportada em porta-malas ou em embarcações.
Um ícone para colecionadores
Hoje, o design de motocicletas Honda ST 70 é altamente procurado por colecionadores, especialmente a versão conhecida como "White", que apresenta um assento com estampa floral. Modelos originais e bem conservados podem superar os 50 mil reais no mercado.
A Honda ST 70 não é apenas uma motocicleta clássica; motocicletas de coleção são um símbolo de liberdade e praticidade. Sua história e design continuam a inspirar novas gerações de motociclistas e colecionadores.
Anúncio da Moto Honda Dobrável - 1973
Anúncio da Honda ST-70 Dobrável - 1973
Comparação dos Modelos Honda ST-70 Type I e Type II
Diagrama Técnico da motocicleta Honda ST-70
Honda ST 70 - Modelo Clássico em Cores Vibrantes
Honda ST 70 - Versão Azul Clássica
Honda ST-70 Dobrável