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Manutenção Off, modo On!

Extreme

Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, a competição e o universo radical estão no DNA da Honda.

Manutenção Off, modo On!

Extreme 06/07/2018

Aaahhh, a terra...Que delícia é poder encarar uma trilha ou uma pista de motocross explorando a capacidade de sua motocicleta de oferecer desempenho à altura do teu talento ao guidão, não é mesmo?

Tão prazeroso como pilotar na trilha ou na pista deve ser o "day after", o momento da sempre necessária revisão do equipamento após uma sessão de diversão na terra.

Um dos itens mais fundamentais de qualquer motocicleta é o sistema de transmissão. O conjunto coroa, corrente e pinhão – naturalmente muito exposto à água, areia, terra e lama – exige cuidados mais frequentes nas máquinas usadas no fora de estrada, e para prolongar a vida útil do sistema de transmissão e garantir bom funcionamento, os segredos são dois: limpeza e lubrificação.

O ideal é, periodicamente, livrar a corrente de toda a sujeira aderida. Esta ação exige habilidade mínima e, em geral, basta lavar com água à temperatura ambiente e sem pressão excessiva. Um pano seco finaliza o serviço e é muito importante jamais usar produtos como querosene ou gasolina na limpeza da corrente, que podem atacar a borracha dos anéis de vedação (conhecidos por o-rings), fazendo-os perder durabilidade, eficiência, e diminuindo a vida útil da corrente de transmissão.

Manutenção

Uma vez limpa e seca é obrigatório aplicar um produto específico para lubrificação de correntes com retentores. No passado o comum era usar óleo de motor usado, no entanto tal prática não é ideal. Além de emporcalhar o meio ambiente não proporciona um efeito de lubrificação duradouro, pois a própria força centrífuga ocasionada pela roda girando se encarrega de expulsar o lubrificante.  

Hoje em dia há sprays lubrificantes específicos para correntes com retentores. Eles contêm não apenas óleo, mas também um componente que o faz aderir à superfície, prolongando a proteção.

Outra tarefa obrigatória para praticantes de Off Road é cuidar da "respiração" de suas motocicletas, ou seja, do filtro de ar. O acesso é propositalmente fácil e em poucos minutos a fundamental operação de limpeza estará pronta.Tudo consiste em lavar a espuma filtrante com solvente limpo (não inflamável) e livrar o interior da caixa que a abriga de sujeira. Tal ação é crucial para prolongar a vida útil do motor. Antes de colocar o filtro limpo de volta é preciso saturá-lo de óleo para transmissão (SAE 80-90) e, em seguida, espremê-lo para retirada do excesso.

Por último – mas nem por isso menos importante – está a substituição regular do óleo do motor, cuja especificação e frequência deve ser a que consta no manual. Aliás, a consulta às recomendações de fábrica do manual do proprietário é fundamental em todas as motocicletas, ainda mais naquelas usadas no Off Road, prática que por vezes resulta em condições de utilização extremas.

Última dica: a inspeção visual de itens como raios e aros de roda, freios e seus dutos ou varões, pneus e suspensões é prática que deve se tornar corriqueira para evitar contratempos. Manter sua moto em perfeito estado, seja no aspecto da performance como da segurança, significa problemas no modo off e segurança e satisfação no ON!