Encontrar uma concessionária

Motos-conceito: o que são e por que existem?

O poder dos sonhos

As tradições, histórias e curiosidades da marca que mais entende de moto.

Motos-conceito: o que são e por que existem?

O poder dos sonhos 10/02/2021

Fazer sonhar e... algo mais! Vira e mexe o mundo da motocicleta é chacoalhado por modelos que parecem ter vindo de outra galáxia, que exalam tanta modernidade que não parecem “possíveis”. São as chamadas motos-conceito, feitas para atrair olhares, mas não só isso.

Meros exercícios de design? Não é bem assim: como o próprio nome diz, uma moto-conceito existe para divulgar uma ideia – um conceito! – e através da exibição de suas formas, seja por desenhos ou por um modelo físico, normalmente exibido nos grandes salões internacionais, poder avaliar a receptividade por parte do público e da imprensa especializada.

Um grande exemplo foi a Honda V4 Concept, exibida pela primeira vez na Intermot, o Salão de motos de Colônia, na Alemanha, no final de 2008, e logo depois no EICMA, o Salão de Milão, na Itália.

Quando a V4 Concept foi exibida, a Honda atravessava um momento muito especial, estando em plenos preparativos para no ano seguinte comemorar seu 60º ano de existência. Mostrar aquele vistoso e impressionante protótipo representava não apenas o que dissemos acima – divulgar uma ideia e avaliar receptividade – mas sim alertar os fãs da marca do que estava por vir, mostrando poder, criatividade e alta tecnologia.

E assim foi: exatamente um ano após a V4 Concept ser mostrada, a Honda VFR 1200F, o modelo derivado da moto-conceito, foi apresentado no Tokio Motor Show, impressionando os presentes pela maneira com que aquele design futurista, que parecia impraticável de ser adotado em uma motocicleta feita para o mundo real, foi habilmente materializado e virou um produto voltado à fabricação em alta escala.

A V4 Concept virou a VFR, e outras motos-conceito da Honda também repetiram esse percurso, de protótipo a modelo de série, chegando às concessionárias, como por exemplo a City Adventure Concept, mostrada no Salão de Milão em 2015, que deu origem à Honda X-ADV lançada no ano seguinte. Idem com relação à enlameada bigtrail exibida em Milão sob o nome “True Adventure Concept”, em 2014, e que logo depois deu origem à novíssima Africa Twin.

VFR, X-ADV, Africa Twin: três modelos emblemáticos, que antes de serem postos à venda em versão definitiva foram apresentados como motos-conceito, dando assim aos projetistas e técnicos da Honda a oportunidade de medir o potencial de sucesso de suas ideias. Todas elas foram capazes de conquistar os fãs da marca, confirmando a capacidade da Honda de criar verdadeiros sonhos sobre rodas