Encontrar uma concessionária

PCX ou Elite: Qual a melhor para você?

Primeiros passos

Os primeiros passos em uma moto podem ser empolgantes e desafiadores, já que aprender a pilotar exige concentração e habilidade. Portanto, aprender sobre esse começo lhe ajudará a futuramente arrasar nas pistas. Saiba tudo sobre como escolher e comprar uma moto, regras de trânsito e aprenda passo-a-passo a pilotar sua moto Honda.

PCX ou Elite: Qual a melhor para você?

Primeiros passos 17/05/2023
Scooter Honda Elite Preto com Cinza e PCX Azul

As scooters são sucesso no mundo todo por diversos motivos, entre os quais o número um é a enorme praticidade. Nas grandes cidades do Brasil as scooters são imbatíveis pela facilidade de pilotagem, economia de combustível e por, literalmente, “engolir” congestionamentos, driblando o trânsito parado como nenhum outro veículo consegue fazer, sendo capaz de reduzir o tempo dos trajetos e por consequência o estresse de quem pilota.

A Honda é a marca que oferece o maior gama de scooters no Brasil, nada menos do que cinco opções, com motores que vão de 125 a 750 cc. Esta variedade significa que há scooters para todos os gostos e bolsos nas concessionárias da marca, onde os mais procurados são justamente os mais acessíveis: o Elite 125 e o PCX, que conciliam modernidade técnica com visual atraente e a robustez típica dos produtos Honda.

Mas afinal, Honda Elite ou PCX: qual o melhor para você? O que os diferencia, o que os iguala, onde um é melhor que o outro ou vice-versa? A escolha é difícil mesmo, mas algumas dicas podem te ajudar na escolha. Vamos conhecê-las!

 

ESCOLHA A ELITE SE...

√ A utilização na maior parte do tempo será feita em pequenos trajetos. Leve e compacta, a Elite é muito fácil de estacionar e manobrar.

√ Se for inexperiente. A Elite pesa cerca de 20 kg menos que a PCX e isso permite maior domínio. Outro aspecto é a potência da moto, também menor na Elite, o que é mais indicado na fase de aprendizado.   

√ Se precisar da praticidade oferecida pelo assoalho plano, o que permite abrigar sacolas e objetos mais volumosos atrás do escudo frontal, entre os pés do condutor.

√ Precisar economizar. A Elite custa cerca de 25% menos que o PCX, além de consumir menos combustível, se torna uma moto econômica.

 

ESCOLHA A PCX SE...

√ Precisar da potência superior do novo motor 160 cc para circular em vias expressas com maior desenvoltura, e/ou morar em localidades com topografia acidentada além de rodar levando garupa com frequência. 

√ Quiser ter a opção entre o freio CBS – Combined Brake System, ou o ABS – Antilock Brake System, a primeira mais adequada para pilotos iniciantes. A PCX é a única a ter versões com ambos os tipos de frenagem.

√ Rodar em localidades com pavimentação ruim. Por ter rodas maiores, a PCX encara melhor a buraqueira.    

√ Não abrir mão de tecnologias exclusivas como o sistema Idling Stop, a praticidade da Smart Key, tomada USB e o HSTC – Honda Selectable Torque Control.

E MAIS...

Elite 125 e PCX são escolhas excelentes tanto para quem não tem experiência nenhuma ao guidão como para quem já sabe tudo de pilotagem de motocicletas. No primeiro caso, por terem câmbio automático, estas duas scooters facilitam o aprendizado. No segundo, ambas podem se tornar o veículo do dia a dia, para economizar o “motão”– sua maxitrail, superesportiva, naked ou touring – para os passeios de final de semana. Então, está esperando o quê para colocar uma Elite ou uma PCX em sua vida?