Encontrar uma concessionária

Pro outro lado da América - Parte 1

Na prática

Dicas de pilotagem, segurança e muito mais. Para você melhorar o desempenho e a performance e ainda ter mais prazer a bordo da sua motocicleta.

Pro outro lado da América - Parte 1

Na prática 14/08/2019

Qualquer aventura para ser bem-sucedida deve começar com um planejamento preciso. Escolhas certas são garantia de sucesso, escolhas erradas são fonte de problemas, aumentando a chance do fracasso, do “morrer na praia” sem alcançar o objetivo.

Ao deixarem a histórica cidade de Paraty, RJ, no finalzinho de julho, cinco aventureiros – entre eles Líbera Costabeber e Marcelo Leite – ela piloto de enduro desde os 14 anos, com participação no Rally dos Sertões, ele motociclista explorador com 80 países e cinco continentes no currículo – cravaram uma opção certeira para o bom resultado: escolheram duas maxi-scooters X-ADV para enfrentar o projeto “Pro Outro Lado da América”, que está cruzando o continente de leste a oeste na companhia dos parceiros ao volante de três Honda WR-V . 

Sair de Paraty e chegar a Lima, no Peru, – e não pelo caminho mais fácil: mais de 7 mil quilômetros e ao chegar ao destino a primeira atitude será despejar um galão de água do Atlântico no Pacífico, para simbolizar a união entre os dois oceanos, decretando o sucesso da aventura, que por sinal já passou da metade  do trajeto e vai muito bem, obrigado.

Desde seu lançamento a maxi-scooter Honda X-ADV chama a atenção não apenas pela sua concepção inédita como também pelas avançadas escolhas tecnológicas. Principal delas é o exclusivo câmbio DCT, a transmissão de dupla embreagem, que permite uso em modo automático e manual, no qual o piloto seleciona a marcha certa através de teclas no punho esquerdo do guidão, sem que seja preciso acionar uma alavanca de embreagem. 

De cara, no primeiro dia a expedição a dupla escalou nada menos do que os 2 mil metros de altitude que separam as praias de Paraty do topo das montanhas da Serra da Mantiqueira, etapa de menos de 200 km de extensão mas com um terreno bem variado, que do asfalto passou para pavimentação irregular e, o ponto alto, a estreia em off-road com o X-ADV tanto para Líbera quanto Marcelo.

Dia 09-97.jpg

Motociclistas experientes, para ambos a atitude radical da maxi-scooter X-ADV superou as expectativas, com destaque para a possibilidade de optar entre três modos de pilotagem: o D (Drive, mudanças de marchas automáticas), o Sport (em três níveis, que realiza as trocas de marchas em regimes de rotação mais elevados) e o manual. Outra novidade da X-ADV em versão 2020 é a tecla G, que quando ativada melhora nível de tração no uso na terra.

Depois do primeiro dia de terrenos variados, as X-ADV literalmente “rasgaram” o Brasil do litoral fluminense até a fronteira com a Bolívia, realizando um trecho rodoviário de cerca 800 km em um só dia, no qual Líbera e Marcelo atestaram o conforto das X-ADV devido à excelente ergonomia e ao providencial auxílio do para-brisa regulável em altura.

Agora, depois de mais de 4 mil quilômetros rodados, as X-ADV “mastigaram de tudo: um tanto de terra, muito asfalto,alguma trilha, a incrível extensão do Salar de Uyuni, – um verdadeiro deserto de sal a quase 4 mil metros de altitude – e chegaram ao verdadeiro deserto de areia, o lendário Atacama, já no Chile. 

Do calor de Paraty ao intenso frio de 14ºC negativos! – de Uyuni, a dupla brasileira colocou o X-ADV nas mais diversas condições de utilização e o destaque é a facilidade com que as maxi-scooter vem encarando o roteiro, que está colocando à prova não apenas a engenharia Honda como também os fluídos e lubrificantes Pro Honda, que vem tirando de letra os desafios desta grande aventura “Pro Outro Lado da América”.

Todos os detalhes desta grande aventura no site oficial:

https://www.honda.com.br/pro-outro-lado-da-america/

No YouTube: #ProOutroLadoDaAmerica

https://www.youtube.com/channel/UCNLsELTMgMu9npG2jnugoZw

No Instagram: #ProOutroLadoDaAmérica

https://www.instagram.com/hondamotosbr/?hl=pt-br

No Facebook: #ProOutroLadoDaAmérica

https://www.facebook.com/HondaBR/