Encontrar uma concessionária

Qual o melhor lubrificante para corrente de moto?

Na Garagem

Quer entender um pouco mais sobre o funcionamento e manutenção de motos? Aqui você encontra dicas e cuidados que precisa ter com a sua motocicleta, passando por acessórios, peças, revisões equipamentos e muito mais.

Qual o melhor lubrificante para corrente de moto?

Na Garagem 30/05/2022

A corrente de moto é um componente que exige grande atenção. Ela é simplesmente responsável por levar a energia do motor à roda e exige manutenção periódica, de acordo com o que é determinado no Manual do Proprietário.

Como é um elemento submetido a esforço e atrito, a corrente precisa ser trocada periodicamente, mas sua vida útil que pode variar muito dependendo de fatores como tipo de utilização dado à motocicleta, o local onde roda, como ela é pilotada e, principalmente, se a lubrificação da corrente é feita com a devida frequência e com o óleo certo.

Lubrificar a corrente da moto frequentemente é a atitude mais importante para aumentar sua durabilidade, e se bem feita vai trazer grande economia para você. Usar um lubrificante especificamente desenvolvido para uso em correntes de moto pode aumentar muito sua durabilidade, e tão importante quanto a lubrificação periódica é usar o lubrificante correto.

Existe uma crença, muito difundida por sinal, de que a corrente pode ser lubrificada com óleo do motor usado. No lugar de descartá-lo apropriadamente nos postos de serviço após a troca, muita gente o guarda para lubrificar a corrente, o que é um grande erro.

Óleo usado de motor na corrente de transmissão não cumpre adequadamente o papel de lubrificação. Sua viscosidade não é a recomendada para este tipo de tarefa. Por ser “fino” demais e não contar com aditivos – como o que impede que a força centrífuga, ocasionada pela rotação da roda, o expulse da superfície e entranhas da corrente –, o óleo usado de motor acaba não aumentando a durabilidade da corrente e nem seu bom funcionamento.

Você pode até ficar com a impressão que a corrente de sua moto está bem lubrificada ao usar óleo de motor, mas depois de uns poucos quilômetros ela perderá praticamente toda a lubrificação, o que não acontece quando se usa o óleo especialmente desenvolvido para correntes de moto, cuja composição além de dar características de adesividade ao óleo é particularmente eficaz para repelir a água e assim conter desgaste por oxidação.  

Medida importante antes de lubrificar a corrente da moto é eliminar o excesso de sujeira. Para isso é preciso resistir à outra crença, a de que se pode usar solventes derivados de petróleo ou até mesmo gasolina, um grande erro, pois dependendo do tipo de corrente que usa sua moto tais líquidos podem comprometer componentes da corrente não metálicos.

Qual o melhor jeito de limpar a corrente de sua moto? Use água – se possível morna para facilitar a retirada da sujeira – misturada a sabão, e com a ajuda de um trapo deixe-a limpa. Quando bem seca, aplique óleo específico para correntes de transmissão. Existem várias opções no mercado, tanto em spray como em embalagens plásticas, com bico para aplicação sem desperdício. Um bom exemplo de óleo para correntes é o Pro Honda SAE 90, especialmente desenvolvido pelo maior fabricante de motos do Brasil e do mundo. Certamente, uma garantia de que a corrente de sua moto estará recebendo o lubrificante mais adequado para a função.