Encontrar uma concessionária

Quando uma tendência se transforma em produto

Na Garagem

A tecnologia e a inovação são os pilares para a evolução das motocicletas. E quem sai ganhando é você.

Quando uma tendência se transforma em produto

Na Garagem 19/12/2018

O EICMA, Esposizione Internazionale del Ciclo, Motociclo e Accessori é o principal salão mundial dedicado à motocicleta. Realizado na cidade de Milão, no norte da Itália, acontece desde o comecinho do século XX, mas somente nas últimas décadas alcançou o status de principal feira do segmento.  

A última edição, 76ª, aconteceu no início de novembro. Como de costume, reuniu não só fabricantes de motos mas também de acessórios, componentes, vestuário e tudo que está direta ou indiretamente ligado ao mundo das duas rodas.

O status de palco preferencial para o lançamento de novidades, local das principais “avant première” mundiais, é a faceta mais óbvia do EICMA, mas o que moveu os 740 mil visitantes que estiveram na mostra nos cinco dias abertos à visitação vai além do simples ver – e às vezes poder tocar e montar – as motos da nova safra.

Mais do que uma bela vitrine dos principais lançamentos, o EICMA serve de “termômetro” para o mercado de motos, avaliando tendências e as preferências do público consumidor. Um exemplo significativo foi a scooter-conceito Honda City Adventure: apresentada no EICMA de 2015, a receptividade foi além da expectativa. A ideia de mesclar em um único veículo características das scooters às de motos aventureiras agradou tanto que no ano seguinte o conceito deu lugar à um modelo de produção batizado de X-ADV, certamente uma das mais geniais “sacadas” da indústria da motocicleta nos últimos tempos.

Na edição deste ano mais uma vez essa magia aconteceu: a Honda CB 650R, última integrante da família Neo Sports Café, foi apresentada. Irmã menor da fantástica Honda CB 1000R, cuja venda no Brasil está confirmada para o início de 2019, tais motos representam a materialização de um conceito apresentado no EICMA em 2017.

.

O conceito Neo Sports Café vai bem além do que ser apenas uma nova linhagem de motos naked. Ao analisar uma tendência – a das Café Racer –, reinterpretá-la e oferecer algo de efetivamente novo, a Honda “reinventou a roda” de maneira genial.

As Café Racers estão na moda, privilegiam um caráter esportivo em embalagem minimalista, onde motor e suspensões devem expressar força e poder. As Neo Sports Café acrescentam à tendência a alta tecnologia Honda, um design superior e requinte construtivo sem precedentes. O resultado é a perfeita interpretação de anseios: motos bonitas de se ver e maravilhosas para se pilotar, que atenderam o que foi ouvido nos corredores do EICMA.

Assuntos