Encontrar uma concessionária

Rodas de liga leve, raiadas e seus cuidados

Na Garagem

Quer entender um pouco mais sobre o funcionamento e manutenção de motos? Aqui você encontra dicas e cuidados que precisa ter com a sua motocicleta, passando por acessórios, peças, revisões equipamentos e muito mais.

Rodas de liga leve, raiadas e seus cuidados

Na Garagem 25/03/2024
Roda dianteira da Motocicleta Honda CRF1100L Africa Twin Adventure Sports

As rodas são um componente muito importante de sua motocicleta ou scooter. Delas depende um bom comportamento dinâmico, e descuidar de uma atenta manutenção prejudicará a estabilidade e outros vários aspectos ligados à dirigibilidade e à segurança. Isso vale para qualquer modelo de moto ou scooter, de qualquer tamanho, peso ou potência, porém, é claro que em motos de alto desempenho, o cuidado com a manutenção das rodas se torna ainda mais crucial.

 

Basicamente, existem dois tipos de rodas de moto: raiadas e de liga leve. Rodas raiadas são mais comuns, equipando modelos básicos como a Honda Pop 110i e a Honda CG 160 Start, mas também estão presentes na big trail CRF 1100L Africa Twin. Em geral, o material do aro e dos raios é o aço (alumínio no aro da Africa Twin).

 

Rodas de liga leve são assim chamadas por serem fundidas em uma peça única de alumínio e equipam a maioria das scooters da Honda (menos a X-ADV) e das motocicletas de variados tamanhos, da Honda Biz 125 até a superesportiva CBR 1000RR-R Fireblade ou a estradeira GL 1800 Gold Wing. A opção por um ou outro tipo de roda na fase de projeto está vinculada à finalidade de cada modelo e também aos aspectos técnicos e estéticos.

 

Rodas raiadas são padrão em motocicletas fora de estrada, como a citada Africa Twin ou todas as Honda CRF, uma vez que apresentam maior resistência em terrenos ruins ou não pavimentados. Já o uso em modelos utilitários, como na citada Pop ou em versões da CG, se justifica pelo menor custo de produção. Já as rodas de liga leve permitem desenhos mais elaborados, o que favorece a estética, além de, em geral, serem mais leves do que uma roda equivalente do tipo raiado, favorecendo a performance.

 

Qual é melhor? Não há “melhor ou pior”. O que determina a escolha da roda é a finalidade de cada modelo de moto. Nas esportivas e/ou potentes, a roda de liga leve é uma melhor opção, assim como em modelos de peso elevado. No entanto, nas pequenas scooters, rodas de liga leve não só ajudam no design como na simplificação construtiva, por englobarem cubos de freio e acoplamentos à transmissão final.

 

Manutenção

Criar o hábito de sempre conferir as duas rodas com frequência, em busca de amassados, trincas ou deformações é uma “vacina” contra problemas. Importante também é prestar atenção em vibrações anormais durante a pilotagem. Qualquer amassadinho, seja no aro de uma roda raiada ou de liga leve, demanda uma visita a seu mecânico de confiança. Nas rodas raiadas o afrouxamento ou até mesmo a quebra de alguns raios é comum, mas exige uma revisão imediata.

 

As rodas de liga leve precisam de maior atenção com relação a amassados no aro, pois, em geral, são calçadas com pneus sem câmara, que perderão a pressão se os aros não estiverem perfeitos. Pequenas deformações são passíveis de conserto, mas no caso de grandes amassados no aro, a roda de liga leve deve ser substituída.

 

Enfim, cuide de suas rodas, observando-as periodicamente, e, claro, realizando as manutenções de praxe, tais como reaperto de aros e balanceamento, sempre na concessionária Honda de sua preferência.