Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, um bom piloto deve estar preparado para enfrentar qualquer competição e corrida de moto. Esse universo radical está no DNA da Honda e realmente é para aqueles que são movidos pelo desafio. Acompanhe conteúdos especiais sobre os campeonatos nacionais e internacionais de motovelocidade e motocross como MotoGP, SuperBike e muito mais!
A 33ª edição do Rally dos Sertões 2025 consagrou a Honda como a marca dominadora desta que é a mais tradicional e importante prova off-road do calendário nacional. O espanhol Tosha Schareina venceu nada menos do que cinco das seis etapas disputadas. A previsão original – oito etapas no total – teve de ser revista, pois o mau tempo obrigou ao cancelamento das duas etapas finais do Rally. Mesmo sem tal alteração, dificilmente o cenário de domínio imposto pelo espanhol – segundo colocado no Dakar 2025 – e sua Honda CRF 450 Rally, que venceu com mais de 48 minutos de vantagem sobre 2º colocado, seria modificado.
Além da conquista na classificação geral pela equipe Monster Energy Honda HRC, os brasileiros Tiago Wernersbach, com a CRF 450RX, foi 1º colocado na categoria Moto 3 e 4º na Geral, enquanto Alexandre “Brankim” Valadares com a CRF 250F venceu na categoria Brasil, destinada às motos de fabricação nacional, e foi 9º na Geral. Tais resultados recompensaram o empenho da equipe Honda Racing, patrocinada pelos lubrificantes Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio e ASW. A Honda ampliou ainda mais o número de conquistas no Sertões: trata-se a 11ª vitória na categoria geral – é a marca que mais venceu o Sertões – em um total de 44 conquistas, somando as vitórias na Geral e nas mais diversas categorias.
Importante destacar também o desempenho dos demais pilotos do Honda Racing: estreando no Sertões, o brasileiro Bruno Crivilin mostrou enorme potencial na nova modalidade. Venceu o prólogo e o supere prime, e posicionou-se entre os líderes até sofrer um acidente na quarta etapa. Já os “gringos” Martin Duplessis e Romain Dumontier se demonstraram rivais à altura do espanhol Schareina: Duplessis venceu a primeira etapa e esteve na 2ª colocação da Geral até a quarta etapa, onde problemas o alijaram da disputa pela ponta. O mesmo aconteceu com Dumontier, que viu as chances do vice-campeonato se desmancharem após ter problemas na sexta etapa. Mesmo assim, Duplessis foi 3º na categoria Moto 1 (10º na Geral) e Dumontier 5º na Moto 1 (13º na Geral).
A próximo compromisso da equipe Honda Racing é o Rally Tocantins, a ser disputado de 23 a 27 de setembro próximos.
Motociclista-Tiago-Wernersbach-Campeão
Motociclista-Alexandre-Valadares-Campeão-Categoria_Brasil.
Motociclista-Romain-Dumontier.
AlexandreValadares-Campeão_categoria_Brasil
Selos-Campeões-2025-Sertoes
Motociclista-Bruno-Crivilin-vencedor.webp