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Um motor desligado que ajuda você

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A tecnologia e a inovação são os pilares para a evolução das motocicletas. E quem sai ganhando é você.

Um motor desligado que ajuda você

Tech 13/07/2018

Letrinhas como CBS, ABS, PGM-FI são conhecidas dos fanáticos por alta tecnologia. Em geral, indicam ideias geniais aplicadas às motocicletas que visam tornar seu uso melhor e nossa vida mais fácil e segura.

Uma das últimas siglas do mercado de motocicletas é a ISS (Idling Stop System), nome de batismo do dispositivo que desliga automaticamente o motor das scooters Honda PCX e SH 150i quando a parada dura mais de três segundos.

Mas para quê serve isso? Ajuda você a economizar combustível e respirar um ar mais puro. O motor de um veículo ligado sempre estará queimando combustível, e o resultado disso é consumo. Tal desperdício é exatamente o que o ISS impede: a cada parada no semáforo, essas scooters não só não "queimam" seu dinheiro como fazem as emissões nocivas ao meio ambiente caírem a zero.

Para alcançar esta eficiência – o consumo de combustível é até 7% inferior quando o ISS está ativado – diversas tecnologias foram implementadas no motor. A principal delas é o ACG – sim, mais letrinhas! – Dispositivo "dois em um", ao mesmo tempo motor de partida e gerador, ações que em sistemas convencionais exige componentes separados.  

Já nessas motocicletas, a ação foi unificada através do ACG, componente compacto, leve e silencioso, que liga o motor em uma fração de segundo assim que o acelerador é acionado, desde que sensores indiquem que o condutor está sentado no banco, é claro.

A tremenda facilidade com que o motor "acorda" se deve a sistemas que agem em parceria com o ACG, como aquele que deixa a válvula de escape ligeiramente aberta quando o motor se desliga nas paradas, facilitando a partida pela descompressão. Outro "truque" tecnológico, batizado de swing-back, traz o pistão automaticamente ao início de curso com o mesmo objetivo.

Mesmo em uso urbano intenso, pontilhado de paradas, o ISS se comprovou confiável, não reduzindo a vida útil da bateria. Isso se dá por causa da dupla função do ACG, que não só recupera energia como a consome em quantidade inferior à de um motor de partida convencional

Ajuda a longevidade da bateria o fato do ISS entrar em ação apenas quando a temperatura do motor superar os 60ºC. O usuário também pode escolher, de acordo com a situação, deixar ou não o ISS ativado através de uma tecla situada no punho direito.

Exclusivo das scooters PCX e SH 150i, o ISS – Idling Stop System – é o exemplo perfeito de que a alta tecnologia Honda é democrática e está presente inclusive em seus modelos mais acessíveis.

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