30 anos nunca passaram tão rápido.
Potência Máxima
216,2 cv a 14.500 rpm
Torque Máximo
11,5 kgf.m a 12.500 rpm
Tanque de Combustível
16,1 litros
Em 1992, a Fireblade chegou ao mercado quebrando paradigmas e dando início a uma nova categoria de esportivas leves e potentes. Com sua agilidade e pilotagem “telepática” afiada ao longo das gerações, não demorou para que a Fireblade fosse escolhida por pilotos amadores e profissionais em todo o mundo. Essa vocação competitiva, consequência da ideia de “Controle Total”, levou a Honda a evoluir o conceito do modelo, de forma a torná-la a esportiva definitiva para as pistas na sua mais moderna versão, a CBR 1000RR-R Fireblade SP.
A adição de mais um “R” nesta motocicleta, tornando-a a segunda “Triple R” da história, não é um mero detalhe. A letra “R”, referência marcante das motocicletas mais esportivas da Honda, construídas com as mesmas tecnologias dos modelos de competição da marca, encontra na Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP uma definição nunca alcançada na família CBR. Assim, ela se aproxima de motocicletas lendárias como o protótipo multicampeão RC213V, pilotado por Marc Márquez, no MotoGP, e a RC213V-S, utilizada pela marca em competições de rua, como a Isle of Man TT.
Em uma motocicleta esportiva, o piloto busca se encolher e se integrar ao máximo para diminuir a resistência do ar que interfere na pilotagem. A carenagem da CBR 1000RR-R Fireblade SP apresenta aletas laterais, entrada de ar frontal e vincos aerodinâmicos que possibilitam uma postura extremamente agressiva, tornando o conjunto piloto e moto o mais compacto da categoria. Essa combinação, testada exaustivamente no túnel de vento, atua para minimizar a resistência do ar, evitando a perda de aderência da roda dianteira durante as acelerações e melhorando a estabilidade nas frenagens.
A área da abertura é equivalente à da Honda RC213V, oito vezes campeã do MotoGP, que proporciona a maior potência entre as motocicletas Honda da categoria 1.000 cc. Esse design faz com que o sistema que fornece alta pressão do pistão permaneça estável em qualquer velocidade. Para favorecer a performance e reduzir impacto na maneabilidade devido a permanência de ar na entrada do duto, há um “turbulador” instalado, capaz de maximizar a eficiência do ar durante a pilotagem.
O sistema de freios conta com disco duplo flutuante de 330 mm com montagem radial na dianteira, combinado com um disco simples de 220 mm na traseira. Além das pinças de freio Stylema, a alavanca de freio também é fornecida pela marca Brembo® para oferecer ao piloto da moto CBR 1000RR-R Fireblade SP um excelente desempenho na frenagem.
Ao longo das curvas, o Cornering ABS controla a força de frenagem ideal a ser aplicada na roda, considerando o ângulo de inclinação medido pelos sensores do IMU, a desaceleração da moto e a taxa de deslizamento das rodas dianteira e traseira. Além disso, essa funcionalidade possui uma configuração pensada para as pistas, proporcionando uma melhor frenagem em superfícies inclinadas e ajudando a manter o traçado nas curvas, o que traz mais segurança e performance na pilotagem.
Conectado ao módulo do IMU, o Wheelie Control é uma tecnologia que previne empinadas involuntárias da motocicleta em largadas e ganhos rápidos de velocidade, monitorando a intensidade da aceleração e modulando o torque para manter a roda dianteira sempre em contato com o solo. Para um ajuste mais refinado, o Wheelie Control oferece, além da opção “desligado”, três níveis de atuação, em que o nível 1 permite a elevação intencional e o nível 3 mantém ativamente a roda dianteira no chão.
A Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP apresenta a segunda geração do garfo NPX controlado eletronicamente, desenvolvido pela Öhlins. Nesse modelo, a força de amortecimento é mais estável, o que melhora a absorção de impactos, além de garantir mais estabilidade e segurança durante a frenagem. O conjunto de suspensão e amortecedor dianteiro oferece 3 níveis diferentes de regulagem, podendo ser configurados a qualquer momento e conforme o tipo de pilotagem que se deseja, seja para um passeio ou um track-day.
Item de série na Honda CBR 1000RR-R SP, o quickshifter permite ao piloto trocar as marchas para cima ou para baixo sem usar a embreagem e sem nem sequer aliviar a mão no acelerador, além de garantir melhor performance com uma menor perda de giros no motor.
Projetada para a máxima performance nas pistas, a CBR 1000RR-R Fireblade SP é equipada com rodas de liga forjada de aro 17” na dianteira e na traseira, calçadas com pneus Pirelli Diablo Supercorsa ou Bridgestone Battlax Racing Street.
O chassi da moto CBR 1000RR-R Fireblade SP é o mesmo dos modelos que competem no Campeonato Mundial de SuperBike. Seu quadro em alumínio leve tem seções de parede de 2 mm de espessura, com rigidez vertical e de torção aumentadas em 18% e 9%, respectivamente, e rigidez horizontal reduzida em 11%, refletindo na melhor experiência de pilotagem e no desempenho.
O motor de 1000 cc e 4 cilindros em linha da CBR 1000RR-R Fireblade SP foi desenhado pela Honda em conjunto com a HRC (Honda Racing Corporation) para atingir uma performance que se assemelha aos modelos utilizados pela marca no MotoGP (categoria principal do Campeonato Mundial de Motovelocidade) e no WSBK (Campeonato Mundial de Superbike). O motor tem torque máximo de 11,5 kgf.m a 12.500 rpm e uma potência de impressionantes 216,2 cv a 14.500 rpm.
O uso de componentes leves e soluções específicas da motovelocidade possibilitaram o aumento da potência e do torque máximo, mantendo o tamanho de motor. Ao usar o mesmo diâmetro e curso (81 mm x 48,5 mm) da Honda RC213V, oito vezes campeã no MotoGP, elevamos a liberdade de giro do motor, a potência e a facilidade de controle para um novo patamar, resultando em uma incrível experiência de pilotagem.
O desempenho excepcional do motor o torna o mais potente já produzido pela Honda para uma motocicleta esportiva de rua, definido pelo caráter único dos 4 cilindros em linha. Os pistões são forjados em alumínio A2618, o mesmo utilizado na Honda RC213V. Cada pistão é cerca de 5% mais leve em comparação ao da CBR 1000RR, no entanto o seu diâmetro é maior.
O sistema exclusivo de refrigeração bypass inferior integrado da Honda envia o fluido de resfriamento de maneira eficiente às partes superior e inferior do cilindro. Como a parte superior precisa de mais resfriamento do que a inferior, a tecnologia elimina a mangueira externa do bloco de cilindros, garantindo que o fluido de arrefecimento que sai do radiador circule para as áreas que precisam ser mais arrefecidas. Com essa solução, a diferença de temperatura em diferentes locais nos furos do cilindro torna-se menor, de modo que os furos são menos distorcidos, reduzindo o atrito e o desempenho do chicote.
O conjunto de admissão também incorpora um ângulo de válvula de admissão superestreito de 9 graus. Essa característica melhora a eficiência da ventilação dentro da porta de admissão, contribuindo para maior saída de energia e o inconfundível “som” de exaustão da moto Honda CBR.
O escapamento da CBR 1000RR-R Fireblade SP foi desenvolvido em conjunto com a Akrapovič, referência mundial em sistemas de exaustão para motocicletas. Esse componente é fabricado em titânio, tornando-o mais leve, e o seu design contribui para a centralização de massa da motocicleta. Uma válvula especial no escapamento ajuda a aumentar o torque em rotações mais baixas e eleva a potência em rotações mais altas.
A CBR 1000RR-R Fireblade SP possui componentes que geram uma força de sustentação altamente eficiente para encarar qualquer competição. O sistema conta com 3 asas instaladas em cada um dos dutos dos lados direito e esquerdo para garantir a melhor aerodinâmica, especialmente nas altas velocidades.
Para diminuir a resistência do ar na parte traseira da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, a carenagem inferior foi estendida até perto do pneu traseiro. Além de garantir maior estabilidade em estradas secas, reduz significativamente a quantidade de água espirrada no pneu traseiro, aumentando a sua aderência em uma superfície molhada.
A parte superior do abrigo do tanque de combustível possui uma posição baixa, que permite ao piloto se aproximar ainda mais da motocicleta nas várias posturas que precisará realizar. Isso, em conjunto com o desempenho da bolha frontal, deixa a posição de pilotagem mais agressiva, diminuindo a resistência do ar no decorrer da pilotagem.
A Honda CBR 1000RR-R oferece três modos de pilotagem que mudam o comportamento do motor para maior performance. Esses modos oferecem formas diferentes de combinar as configurações de potência, freio motor e nível de interferência do controle de tração para melhor ajustar a motocicleta às situações de pista.
A chave inteligente Smart Key permite a partida sem a necessidade de inserir a chave da motocicleta. Além de oferecer mais comodidade, esse item também possibilita uma postura ainda mais agressiva do piloto, que tem o caminho livre para se debruçar sobre o tanque.
O controle de tração foi desenvolvido e otimizado para limitar eletronicamente o deslizamento da roda traseira, proporcionando a tração ideal para a pilotagem em circuitos. A todo momento, sensores monitoram a velocidade da roda e intervêm para controlar o torque em tempo real, evitando as perdas de aderência.
O controle de largada (Start Mode) foi desenvolvido especialmente para as pistas de corrida. Ele permite limitar as rpm do motor a 6.000, 7.000, 8.000 ou 9.000 rpm, mesmo com o acelerador acionado ao máximo, permitindo ao piloto focar apenas na liberação da embreagem para uma largada mais rápida.
O sistema ABS da moto CBR 1000RR-R permite ao piloto selecionar entre o modo SPORTS, que oferece alto poder de frenagem com menos trancos para uma tocada esportiva em estradas, e o modo TRACK, que entrega performance de frenagem meticulosamente medida para as altas velocidades e frenagens bruscas comuns durante a corrida ou track-day.
O painel de instrumentos em TFT de 5 polegadas da Honda CBR 1000RR-R conecta você à sua moto. Para ajudá-lo a descobrir e a personalizar todas as funcionalidades do Multi-Information Display (MID), criamos um simulador interativo que demonstra todos os principais comandos do painel. Aqui, você poderá personalizar as informações exibidas, selecionar os modos de pilotagem e muito mais.
Tipo: DOHC, 4 cilindros, 4 tempos, arrefecimento líquido
Cilindrada: 1.000 cc
Potência Máxima: 216,2 cv a 14.500 rpm
Torque Máximo: 11,5 kgf.m a 12.500 rpm
Transmissão: 6 velocidades com quickshifter
Sistema de Partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 81,0 x 48,5 mm
Relação de Compressão: 13.2 : 1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V – 2 Ah
Farol: Full LED
Tanque de Combustível: 16,1 litros
Comprimento x Largura x Altura: 2.100 x 745 x 1.140 mm
Distância entre eixos: 1.455 mm
Distância mínima do solo: 115 mm
Altura do assento: 830 mm
Peso Seco: 189 kg
Tipo: Diamond Frame
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo Telescópico Ohlins NPX S-EC 125 / 114mm
Suspensão Traseira/Curso: Pro-Link Ohlins TTX36 S-EC swingarm 66 / 143mm
Freio Dianteiro/Diâmetro: Disco Duplo Flutuante Radial (Brembo) / 330 mm (ABS)
Freio Traseiro/Diâmetro: Disco Simples / 220 mm (ABS)
Pneu Dianteiro: 120/70 – ZR17M/C (58W)
Pneu Traseiro: 200/55 – ZR17M/C (73W)
A caminho da Ilha de Man TT Race, o primeiro desafio enfrentado por uma equipe japonesa pilotando uma motocicleta produzida no Japão foi o São Paulo City Fourth Centennial Celebration International Motor Race que aconteceria no dia do 400º aniversário da cidade. O ousado jovem piloto Mikio Omura, que começou a trabalhar na Honda aos 16 anos em 1949 como piloto de testes, terminou a corrida na 13ª posição (de 25 motos), mostrando o grande gap de performance que existia entre a motocicleta Honda Dream E-Type 1954 e os modelos europeus, que dominavam as corridas no cenário internacional.
Apesar de não ter sido uma vitória, para Soichiro, aquela experiência havia sido um verdadeiro divisor de águas, e a Corrida de São Paulo levou a Honda a mergulhar de cabeça no mundo das corridas, com o único objetivo de “se tornar campeão no mundo todo”. Neste ano, em março de 1954, Soichiro Honda anunciou que a Honda correria na Ilha de Man TT Race, através de duas cartas (uma pública e outra para os funcionários) escritas com muita paixão, deixando claro que a Honda se lançaria em uma incansável jornada rumo à excelência em corridas.
Apesar de a nova moto ser muito melhor do que a adaptação que correu na corrida de São Paulo, as marcas europeias estavam muito à frente em potência e tecnologia no TT de 1954, e a Honda precisou voltar para a prancheta e estudar mais as tecnologias empregadas em seus motores de competição. Na temporada de1961, Honda competiu no cenário global com máquinas extremamente refinadas onde logo na abertura, no GP Espanhol, Tom Phillis levou sua 125cc RC143 à primeira vitória da Honda e continuou acumulando um total de 8 vitórias em 11 grands prix.
Com o único e grande objetivo de conquistar títulos nas maiores competições de motovelocidade do mundo, nasce a nova CBR 1000RR-R Fireblade SP, acumulando 67 anos de pura obsessão por qualidade, performance e vitórias em competições, coroando a marca de 800 vitórias da Honda na moto velocidade. Completamente diferente das suas antecessoras, essa nova superesportiva foi construída com foco absoluto na pilotagem em circuitos e pistas de corrida, atingindo níveis de performance e controle sem precedentes para um modelo de rua.
Após 30 anos do seu lançamento, em 1992, a Fireblade segue evoluindo para garantir a melhor experiência de pilotagem com foco na agilidade e esportividade. Desenvolvida para as pistas, a edição especial de 30 anos (CBR 1000RR-R Fireblade SP) mantém sua filosofia esportiva, priorizando ciclística, performance, potência e eficiência, assim como tem sido há gerações.
Maior conveniência e agilidade na inspeção gratuita de 21 itens. Os reparos nas motocicletas são feitos na sua frente em boxes exclusivos e em até 1 hora.
Viaje tranquilo, sempre haverá uma Honda perto de você onde quer que você esteja. Só no Brasil são mais de 1.200 lojas.
3 anos de garantia, sem limite de quilometragem. Honda Assistance com serviço gratuito por 3 anos, por todo o período da garantia do produto. A cobertura abrange o Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
Indaiatuba(SP) e Recife(PE) têm Centros Educacionais de Trânsito Honda (CETH) que oferecem treinamentos a motociclistas com o objetivo de difundir conceitos de pilotagem segura.
Se além de motos, você também é fã de velocidade e adrenalina, acompanhe a performance do time que tem mais de 40 anos de história e a dominância absoluta nas pistas e trilhas.
*Tabela em vigor a partir de 03 de janeiro de 2024. Valor com base em São Paulo, não incluindo despesas com frete.
Em razão da Margem de Valor Agregado (MVA), existem diferenças de preço público sugerido para cada Estado da Federação e Distrito Federal.
CBR 1000RR-R Fireblade SP, na cor Vermelha:
CBR 1000RR-R Fireblade SP 30th Anniversary Edition, na cor Branco Perolizado:
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