Encontrar uma concessionária

Carenagens: tipos e funções

Mobilidade

A tecnologia e a inovação são fundamentais para a evolução das motocicletas e para a mobilidade urbana, impactando diretamente o dia a dia das pessoas. Por isso, estar sempre atualizado do que acontece no mundo das motos te deixa um passo à frente em todos os sentidos.

Carenagens: tipos e funções

Mobilidade 28/04/2021
Moto Carenada Honda CB 500X

O que é moto carenada a maioria de vocês sabe bem. As vistosas Honda GL 1800 Gold Wing, esportivas como as CB 1000RR Fireblade e CBR 650R, e aventureiras tipo CRF 1000L Africa TwinNC 750X e CB 500X são bons exemplos. Até mesmo as práticas Biz, assim como todas as scooters Honda, se valem de alguma “roupa”, cujas funções vão bem além do simples aspecto estético.

Funções? Sim, no plural! Cobrir partes mecânicas e/ou criar um anteparo na região frontal, a popular “bolha para-brisa”, tem a ver não só com a necessária eficiência aerodinâmica em velocidades elevadas, mas também à aspectos ligados ao conforto, economia, e também para proporcionar uma maior estabilidade térmica ao motor.

Diferentemente das motos cujos motores são arrefecidos a ar – da Pop até a XRE 300 – as gigantes Gold Wing e a furiosa Fireblade, entre outras, se valem da tecnologia de arrefecimento a líquido, o que as torna dependentes do radiador para refrigerar o motor. Tal componente deve ser posicionado de modo a captar o máximo de ar fresco quando a moto está em movimento, e a troca de calor promovida pelo radiador implica sempre em um fluxo de ar muito quente, que deve ser desviado para não causar desconforto ao condutor e passageiro.

A necessidade de uma bem estudada carenagem especialmente nas esportivas não se restringe apenas à aerodinâmica ideal para velocidades elevadas e ao direcionamento do ar quente, mas também a um fator ligado ao funcionamento do motor: proporcionar estabilidade térmica. Quanto mais potente for um motor, mais tecnicamente sofisticado ele será, e mais calor ele irá emanar. Portanto, manter a temperatura de funcionamento estável contribuirá para uma maior performance e eficiência.

Motos como a Africa Twin, NC 750X e CB 500X, também refrigeradas a líquido, e que tem seus motores expostos, não exigem a comentada estabilidade térmica oferecida pela carenagem? Com menor potência específica tal aspecto passou a um plano secundário, e ganhou relevância o aspecto prático, fundamental às aventureiras. Por outro lado, sendo motos que também atingem altas velocidades, a carenagem frontal visa desviar o ar do corpo do piloto, favorecendo conforto, estabilidade e também a economia.

No que diz respeito às scooters, Biz e CB Twister 250, a carenagem cumpre não apenas o papel de encapsular a parte mecânica, dando ao veículo um aspecto amistoso e protetividade adequada diante de intempéries, mas também favorecer a versatilidade: porta-objetos e compartimento para capacetes, sem um bom design de carenagens, não seriam possíveis.