Quer entender um pouco mais sobre o funcionamento e manutenção de motos? Aqui você encontra dicas e cuidados que precisa ter com a sua motocicleta, passando por acessórios, peças, revisões equipamentos e muito mais.
Mais importante do que escapar da multa de farol queimado, de R$ 130,16 (média gravidade), e do acréscimo de quatro pontos ao seu prontuário, circular com o sistema de iluminação de sua moto em ordem é fundamental para sua segurança. Afinal de contas, o conceito “ver e ser visto” está na base da segurança viária, e especialmente os motociclistas – parte frágil no contexto do trânsito – precisam levar a visibilidade bastante a sério.
“Desculpe. Não te vi!”
Tal frase certamente já foi ouvida por quem usa motos ou scooters. Não adianta espernear por ter tomado uma fechada ou quase ser atropelado, é preciso ter uma atitude cordial e compreender que a visualização de uma moto no emaranhado de veículos de nossas vias, especialmente nas grandes cidades, é mesmo complicada. São inúmeros os fatores que contribuem para agravar tal situação: a própria agilidade da moto, uma vantagem para quem a pilota é desvantagem para os que conduzem veículos maiores, muitas vezes incapazes de perceber aquele “raio” serpenteando entre carros. Outro aspecto é a distração dos motoristas, causada muitas vezes pelo uso indevido do celular ao volante. Nesse “molho”, as pequenas dimensões das motos e scooters, que se esgueiram no fluxo quase que imperceptíveis, contribuem para dificultar o “ser visto”.
Como minimizar o problema? A coisa mais simples e óbvia é cuidar muito bem do sistema de iluminação de sua moto ou scooter, algo que não exige nenhuma habilidade especial e tampouco representa custo elevado. Rodar com uma lâmpada de farol queimada não vale a pena, já que uma novinha, de boa qualidade, custa menos do que uma refeição, e a troca exige pouco tempo, zero habilidade e nenhuma ferramenta especial.
Falamos da lâmpada do farol, que é a principal do sistema de iluminação como um todo, pois, além de clarear seu caminho, avisa os outros motoristas de sua existência. No entanto, grande importância tem também a luz traseira, usualmente uma lâmpada de filamento duplo, que cumpre a função de lanterna e luz de freio. Fundamentais também são as luzes dos pisca-piscas, ou indicadores de direção, e a iluminação do painel. Enfim, o sistema inteiro merece carinho, pois dele depende sua segurança!
Nas motos mais atuais, vem ocorrendo um grande aperfeiçoamento do sistema de iluminação, com a tecnologia LED sendo empregada, o que se traduz em muitas vantagens, como maior durabilidade, menor consumo de energia e maior capacidade de iluminação. No entanto, o fato de sua moto eventualmente já contar com iluminação de LED não o desobrigará da inspeção rotineira a cada vez que você for rodar, lembrando que, tanto em uso urbano como em rodovia, motocicletas e scooters têm que trafegar com o farol baixo ligado constantemente. É lei, e das boas, que visa aumentar sua segurança.
Tá sem tempo de fazer manutenção? Uma visitinha à concessionária Honda mais próxima resolve. Nela, você terá consultoria da melhor qualidade, além dos componentes exatos para sua motocicleta – lembrando que cada tipo de moto ou scooter deve usar apenas lâmpadas recomendadas no manual do proprietário, escolha que evitará dores de cabeça decorrentes de uma eventual sobrecarga causada por uma lâmpada fora de especificação, além de outras “surpresas” que produtos xing ling podem causar. Sendo assim, não vacile, cuide do sistema de iluminação de sua moto e aumente sua segurança.
Dois pilotos em suas motocicletas XRE 300 e Sahara na estrada e com os faróis ligados
Piloto em sua motocicleta XRE 190 Adventure na estrada e com os faróis ligados
Detalhes dos faróis da motocicleta Honda CB 300F Twister
Detalhes dos faróis da motocicleta Honda Gold Wing
Detalhes dos faróis da motocicleta Honda CB 1000R
Detalhes dos faróis da motocicleta Honda CBR 650R
Detalhes dos faróis da motocicleta Honda CB 1000R laranja