Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, um bom piloto deve estar preparado para enfrentar qualquer competição e corrida de moto. Esse universo radical está no DNA da Honda e realmente é para aqueles que são movidos pelo desafio. Acompanhe conteúdos especiais sobre os campeonatos nacionais e internacionais de motovelocidade e motocross como MotoGP, SuperBike e muito mais!
O brasileiro Diogo Moreira assinou um contrato de três anos com o HRC – Honda Racing Corporation, para competir na categoria MotoGP, a mais importante da motovelocidade. Tal notícia ganha ainda mais relevância pela volta do Brasil ao calendário da categoria, em 22 de março próximo em Goiânia, GO.
O piloto, natural de Guarulhos e atualmente com 21 anos, chegou ao mais alto estágio da carreira de um piloto de moto da motovelocidade depois de um longo e vitorioso percurso. Em 2015 Diogo migrou do motocross – onde conquistara títulos na categoria moto 50cc –, para a motovelocidade, justamente para competir com uma Honda CBR 250F no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, conseguindo alcançar o 4º lugar na classificação final no ano de estreia.
Na temporada seguinte, 2016, ainda com uma Honda CBR 250F na mesma categoria Super Street 300, Diogo venceu sua 1ª corrida na Motovelocidade, em Interlagos, SP. Na semana seguinte, vence outra vez na pista de Campo Grande, MS. Ao final da temporada o jovem piloto, então com apenas 12 anos de idade, resolve encerrar sua participação na motovelocidade nacional ao guidão de uma CBR 500R, vencendo as duas baterias da etapa final do campeonato desta categoria.
Em 2017 Diogo Moreira segue para a Espanha, celeiro dos maiores pilotos da atualidade, onde poderia desenvolver seu talento se confrontando com os melhores entre os melhores. De 2017 até 2021 Diogo Moreira brilha nos mais diversos campeonatos da motovelocidade na Europa, até estrear em 2022 na categoria Moto3 do Mundial de Motovelocidade, conquistando o prêmio de Rookie do Ano – o melhor entre os estreantes.
Em 2023, ainda na Moto3, veio a primeira vitória no GP da Indonésia e, no ano seguinte, 2024, a promoção para a categoria superior, a Moto2, na qual novamente se sagrou o Rookie do Ano.
Em 2025 seus excelentes resultados no campeonato até a etapa da Malásia – 3 vitórias, três 2ºs lugares e dois 3ºs, além de seis pole-positions e três voltas mais rápidas, garantiram ao brasileiro a liderança do campeonato e a real possibilidade de se sagrar o 1ª brasileiro campeão mundial em uma categoria da motovelocidade.
O reconhecimento a este talento veio antes mesmo do término da temporada, com o anúncio de um contrato com o HRC, a equipe que mais venceu corridas e títulos na motovelocidade. Diogo competirá em seu primeiro ano na MotoGP na equipe italiana LCR, tendo companheiro o experiente piloto francês Johann Zarco.
Para Diogo, chegar à MotoGP é um sonho que se realiza. Para os brasileiros, é a chance de ver o resultado excepcional do talento e da perseverança, que no arco de uma década levou o menino de 11 anos ao guidão da moto CBR 250F de pouco mais de 20 cv de potência ao comando da poderosa Honda RC213V, de 250 cv.
Equipe Honda tirando foto no HRC