Encontrar uma concessionária

e-MTB Concept: a bicicleta elétrica da Honda

O poder dos sonhos

Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.

e-MTB Concept: a bicicleta elétrica da Honda

O poder dos sonhos 20/12/2023
Bicicleta elétrica Honda e-MTB branca com camionete branca ao fundo

A e-MTB Concept é um protótipo de bicicleta elétrica apresentado no Japan Mobility Show 2023, novo nome do tradicional Tokyo Motor Show. Trata-se da principal mostra dedicada à indústria do setor de veículos/motores do continente asiático e, como de hábito, o estande da Honda é protagonista de grandes novidades. 

Ao contrário do que muitos imaginam, a bicicleta Honda e-MTB Concept ainda não é um modelo de normal venda ao público. Como o próprio nome indica, trata-se de um “concept” (conceito, em inglês), um exercício de tecnologia, protótipo que eventualmente poderá chegar à produção em série no futuro.

A criação da Honda e-MTB Concept pretende expandir a mobilidade como meio de integração com a natureza. Sendo uma mountain bike, equipada com suspensões e pneus adequados para rodar em qualquer tipo de piso, a e-MTB Concept, quando comercializada, visará incentivar o contato com a natureza de modo sustentável, sem emissão de poluentes.

O sistema de assistência nos pedais impulsionado por motor elétrico facilita a superação de trechos íngremes, estendendo a possibilidade de uso, e da consequente interação com a natureza, para um maior número de pessoas, de diferentes idades e capacidade física.

A Honda e-MTB Concept foi projetada e construída aproveitando toda a tecnologia Honda, o que é evidente observando o sofisticado desenho do quadro, feito de alumínio, que abriga em seu interior o “pack” de baterias. O compacto motor elétrico está situado no eixo dos pedais. Suspensão dianteira telescópica, amortecedor traseiro regulável vinculado à balança de alumínio, câmbio multimarcha, freios a disco e rodas com aros de alumínio completam o panorama de alta tecnologia da e-MTB Concept.   

Bicicletas com sistema de pedal assistido por motor elétrico não são novidade para a Honda. De fato, os estudos sobre tal tecnologia começaram no início da década de 1970. A primeira bicicleta com assistência elétrica nos pedais da Honda foi a Racoon, nome que identificou uma grande série de modelos desde então, com aros que variam de 18 a 26 polegadas. As Racoons – inicialmente voltadas à comercialização nos mercados asiáticos – deram à Honda um elevado know-how do qual essa mais recente e-MTB Concept é exemplo.