Encontrar uma concessionária

Dicas para iniciantes no Off Road

Primeiros passos

Os primeiros passos em uma moto podem ser empolgantes e desafiadores, já que aprender a pilotar exige concentração e habilidade. Portanto, aprender sobre esse começo lhe ajudará a futuramente arrasar nas pistas. Saiba tudo sobre como escolher e comprar uma moto, regras de trânsito e aprenda passo-a-passo a pilotar sua moto Honda.

Dicas para iniciantes no Off Road

Primeiros passos 23/06/2018
Piloto de Off road na estrada com moto Honda número 4

Encarar uma estradinha de terra com um guidão nas mãos é uma atividade divertida. Seja com uma moto off road,aliás, com quadriciclo ou moto. A diversão que percorrer terrenos que a cada metro "mudam de cara" é indescritível, e pode se transformar em um mero hobby ou ser levada a sério, um esporte competitivo e gratificante.

Frases manjadas tipo "sentir o vento na cara" ou "mergulhar na natureza" explicam só em parte o fascínio queum passeio off road numa trilha apertada pode proporcionar, e o Brasil é um país onde locais para a prática do off road certamente não faltam.

Como em qualquer atividade, quanto mais bem preparado você estiver, melhor será a experiência. Dicas de off road para iniciantes? Simples, basta apenas uma moto minimamente capaz de encarar estradas "de chão". Quanto menos experiente você for, mais simples e leve deve ser sua moto.

Qualquer pequena trail permite diversão gigante para iniciantes, e a palavra-chave para a escolha da moto é "versatilidade". Motos para todo tipo de terreno não faltam no catálogo de produtos da Honda, e a melhor dica é começar com modelos leves, pensados tanto para o uso no dia a dia da cidade como para enfrentar estradinhas sem pavimentação.

O passo seguinte é a contaminação: o vírus do off road pega, acredite, e as incursões na terra vão virar prática frequente. E quanto mais experiência você for adquirindo, maior será sua exigência por uma moto específica para o off road.

Com qual moto começar a rodar na terra? O baixo peso é fundamental para quem começa. Uma Honda Pop 110i,a mais leve das Honda, pode ser uma boa escolha. E caso os terrenos exijam, cogite trocar os pneus por modelos mistos, como os que equipam a scooter ADV, que não pode ser considerada uma máquina pensada para o off road, mas que pode desempenhar bem tanto no asfalto como na terra.

O passo seguinte ideal é uma moto off road prontinhas, que não exigirá preparação, e neste caso a escolha perfeita é a Honda CRF 250F, uma motocicleta leve, mas cujas suspensões permitem encarar trilhas de todo tipo. Esta moto é uma verdadeira “escola” para quem deseja subir os degraus do mundo off road.

O importante é subir um degrau por vez e, como tudo na vida, quanto maior a experiência, melhor a segurança. Mesmo motociclistas experientes no asfalto devem encarar a pilotagem na terra com respeito, pois o novo tipo de terreno exigirá aprendizado, e novas informações devem ser processadas sem afobamento.

Se sua opção for pelos quadriciclos, é fundamental levar em conta que a diferença deles para as motos vai muito além do par de rodas a mais. Na verdade, os quadriciclos dão a impressão de serem mais fáceis de pilotar na terra do que as motos, e isso pode até ser verdade em velocidades baixíssimas e terrenos sem grandesobstáculos. Porém, para serem usados esportivamente, os "quadris" exigem uma técnica de pilotagem bem específica. Dica importante: quadriciclos são veículos individuais, pensados para levar apenas o condutor. Levar alguém na garupa contraria seu projeto.

E então, o que você está esperando para entrar no mundo off road?