Encontrar uma concessionária

Espírito off road

Na Competição

Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, a competição e o universo radical estão no DNA da Honda.

Espírito off road

Na Competição 23/06/2018

Encarar a terra com um guidão nas mãos é uma atividade divertida. Seja com motocicleta ou quadriciclo, percorrer terrenos que a cada metro "mudam de cara" pode ser um mero hobby ou mesmo um esporte gratificante.

Frases manjadas tipo "sentir o vento na cara" ou "mergulhar na natureza" explicam só em parte o fascínio que um passeio na estradinha de terra, numa trilha apertada ou em obstáculos de uma pista de motocross pode proporcionar.

Como em qualquer atividade, quanto mais bem preparado você estiver, melhor será a experiência. Começar no mundo off road é muito simples, basta apenas uma moto minimamente capaz de encarar estradas "de chão". Quanto menos experiente você for, mais simples e leve deve ser sua montaria.

Off Road

Qualquer pequena Trail permite diversão gigante para iniciantes e a palavra-chave para a escolha da moto é "versatilidade". A melhor dica é começar com modelos leves, pensados tanto para o uso no dia a dia da cidade como para enfrentar estradinhas sem pavimentação.

O passo seguinte é a contaminação: o vírus do off road pegou você e as incursões na terra vão virar prática frequente. Nesta altura, o ideal é usar uma máquina especificamente criada para o fora de estrada.

Felizmente há uma grande oferta de motocicletas específicas para off road prontinhas, tornando desnecessária a antiga prática da preparação delas para a briga. Há desde as "portas de entrada" para o mundo das trilhas, com dimensões e peso contido – pouco mais de 100kg e motores cuja potência não é exagerada – à verdadeiras motos especiais de competição, que somente pilotos com "P" maiúsculo estão capacitados a tocar.

Importante é subir um degrau por vez e, como tudo na vida, quanto maior a experiência, melhor a segurança. Mas não se engane pensando que, pelo fato de você ser um motociclista experiente no asfalto, a pilotagem na terra será algo simples: o novo terreno exigirá todo um aprendizado, novas informações que devem ser processadas sem afobamento.

Se sua opção for pelos quadriciclos, é fundamental levar em conta que a diferença deles para as motos muito bem além do par de rodas a mais. Na verdade, os quadriciclos dão a impressão de serem mais fáceis de pilotar na terra do que as motos, e isso pode até ser verdade em velocidades baixíssimas e terrenos sem grandes obstáculos. Porém, para serem usados esportivamente os "quadris" exigem uma técnica de pilotagem bem específica. Dica importante: quadriciclos são veículos individuais, pensados para levar apenas o condutor. Levar alguém na garupa contraria seu projeto.

E então, o que você está esperando para entrar no mundo off road?