Encontrar uma concessionária

Honda CRF 230F: a pequena moto de Rally

Na Competição

Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, um bom piloto deve estar preparado para enfrentar qualquer competição e corrida de moto. Esse universo radical está no DNA da Honda e realmente é para aqueles que são movidos pelo desafio. Acompanhe conteúdos especiais sobre os campeonatos nacionais e internacionais de motovelocidade e motocross como MotoGP, SuperBike e muito mais!

Honda CRF 230F: a pequena moto de Rally

Na Competição 02/04/2019
Piloto da Honda de Rally na moto CRF 230F

Na largada do Rally dos Sertões de 2018, amais importante competição fora de estrada do Brasil, um modelo em especial chamoua atenção: em vez de motor ultrapotente e dimensões generosas, formas essenciais e leveza. Em vez de força bruta, agilidade.

Um leigo poderia se perguntar qual a razão que levou vários pilotos –10 entre os 58 inscritos –a ter escolhido uma moto de rally pequenae limitada em termos de potência para participar de uma prova tão longa –sete dias de duração e mais de 3.600 km de percurso –, que da capital de Goiás levaria os concorrentes a Fortaleza, no Ceará?

A resposta? A competência da Honda CRF 230F, moto de rally Honda que fez história, uma queridinha do off-road nacional, que desde seu lançamento em 2006 comprovou que tamanho não é documento quando o assunto é encarar os piores terrenos.

Este modelo, especificamente projetado para a prática do fora de estrada, formou várias gerações de pilotos. Sua receita simples explorava a sabedoria do “menos é mais”: leve, robusta, fácil de pilotar e com manutenção extremamente acessível, que compensava com agilidade o desnível de potência se comparada às mais sofisticadas motocicletas inscritas no Sertões, como a vencedora daquele ano, a Honda CRF 450RX pilotada por Tunico Maciel.

O contraste é brutal: na 450RX o motor tem mais de 60 cv depotência enquanto na CRF pequena a cifra fica abaixo dos 20 cv. Porém, a tecnologia empregada na CRF 230F tinha o mesmo DNA da irmã maior, o que explicou sua tremenda competitividade.

O resultado final do rally falou por si só: apenas uma dasoitoCRF230F inscritas no Sertões 2018 não concluiua prova, e a melhor classificada –pilotada por Julio “Bissinho” Zavatti –conseguiu se colocar na 9ª posição da classificação geral, e a 1ª colocada na categoria dedicadas às motocicletas fabricadas no Brasil. Tal resultado apenas complementou o “casamento” de “Bissinho” com a CRF230F, que em 2017 fez ainda melhor ao completar o Sertões na 4ª colocação da classificação geral.

Esta “Pequena gigante” quando o assunto é off-road, seja por lazer ou para vencer, ganhou uma irmã mais musculosa, mas que preservou as características que fizeram dela a favorita dos fãs do off-road brasileiros: trata-se da Honda CRF250F, que foi lançada no finalzinho de 2018, e manteve a hegemonia das Honda made in Manaus nas trilhas de todo o Brasil.