Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, um bom piloto deve estar preparado para enfrentar qualquer competição e corrida de moto. Esse universo radical está no DNA da Honda e realmente é para aqueles que são movidos pelo desafio. Acompanhe conteúdos especiais sobre os campeonatos nacionais e internacionais de motovelocidade e motocross como MotoGP, SuperBike e muito mais!
Há 48 anos a Honda é peça-chave no motociclismo brasileiro, investindo fortemente no esporte da motocicleta. Como disse o fundador da empresa, Soichiro Honda, “Não existe Honda sem competição”, e é para respeitar este legado que o empenho foi amplamente reforçado para a temporada 2026. Cabe mencionar, ponto por ponto os 9 planos ambiciosos para 2026 no Honda Racing Brasil.
1. MotoGP
A Honda será a patrocinadora oficial da volta da MotoGP ao Brasil depois de 21 anos de ausência. O GP, 2ª etapa da temporada, será disputado em Goiânia em 22 de março. Além de ser patrocinadora oficial do evento, a Honda brasileira apoiará a equipe Pro Honda LCR durante toda a temporada, pela qual estreará na categoria principal da motovelocidade o campeão mundial da Moto2, o paulista Diogo Moreira. Na carenagem da Honda RC213V de Diogo estará o slogan "Asas da Liberdade", além do logo dos lubrificantes Pro Honda.
2. Moto4 Latin Cup
O constante suporte a novos talentos do motociclismo, marca registrada da Honda desde sempre, terá continuidade com o apoio à estreia da Moto4 Latin Cup. Tal competição, que se realiza também na Ásia e Europa, é considerada a melhor categoria para formação de novos pilotos, fazendo parte do projeto oficial da FIM – Federação Internacional de Motociclismo – denominada “Road to MotoGP”. A Moto4 Latin Cup usará as Honda NSF250R, as mesmas do Mundial da Moto3.
3. Moto1000GP
Eric Granado, hexacampeão do Superbike Brasil, participará em 2026 do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, na categoria principal Moto1000GP. Ao guidão da Honda CBR1000RR-R Fireblade SP, Eric terá como companheiro de equipe Kevin Fontainha. No comando da equipe estará Reinaldo Campos, que há 13 anos dirige o time Honda Racing na motovelocidade.
4. Motocross
Repetir o sucesso de 2025, quando a equipe Honda Racing foi campeã das principais categorias do Campeonato Brasileiro de Motocross, classes MX1 e MX2, e no Arena Cross nas categorias AXPro e AX2, é o objetivo para 2026. Para tal, a equipe terá o belga Jeremy Van Horebeek e o gaúcho Enzo Lopes com as CRF450R. Lopes estreará na equipe Honda Racing na categoria MX1. Outro estreante é o também gaúcho Pietro Piroli, que competirá na MX2 com a CRF250R. Pelo quatro ano consecutivo o chefe de equipe será Reinaldo Almeida.
5. Rally
Bruno Crivilin, Alexandre “Brankim” Valadares, Luciano Rocha e Bárbara Neves representarão a Honda nos ralis. Crivilin na categoria Moto 1 competirá com a CRF450 Rally e Rocha, na Moto 2, com a CRF450RX. “Brankim” e Bárbara estarão na categoria Brasil com a CRF300F. Pelo 13º ano o chefe de equipe será Dário Júlio.
6. Enduro
A modalidade, considerada como a porta de entrada para o motociclismo fora de estrada, terá um projeto focado na democratização do esporte. Concessionárias Honda parceiras – Motofield, Moto Litoral, Motopel, Motopark, Mila Moto e Moto Gerais –, incentivarão pilotos para competirem com a CRF 300F. Pilotos independentes que se destacarem nas provas da categoria nacional (E4) do Campeonato Brasileiro, usando motos Honda CRF, receberão bonificação.
7. Equipes Satélite
Serão duas com apoio da Honda em 2026. Na motovelocidade, o César Barros Racing Team competirá na Moto1000GP com as Honda CBR1000RR-R Fireblade SP, tendo como pilotos Guilherme Brito e Kayan Alves. No motocross a equipe JP Pro Honda Baterias Pioneiro participará do Campeonato Brasileiro de Motocross e do Arena Cross com os pilotos Benjamin Garib, Arthur Gomes, César Aponte e Luanna Neves, que usarão as CRF250R.
8. Red Rider no motocross
O programa Red Rider, voltado para o relacionamento e experiências com clientes, apoiará atividade especial para as crianças. Nas etapas do Campeonato Brasileiro de Motocross motocicletas Honda CRF110F e CRF50F, serão disponibilizadas para que crianças tenham o primeiro contato com o esporte de forma lúdica e segura.
9. Patrocinadores
A Pro Honda, fabricante de fluidos e lubrificantes, continuará como patrocinadora Master das equipes oficiais Honda Racing. Honda Consórcio, revestimentos Axalta, aros DiD, malas e acessórios Ogio, velas NGK e pneus Pirelli apoiarão todas as modalidades. No Motocross e Rally, os equipamentos oficiais são Alpinestars e ASW.
Marcelo Takashi, Head de Planejamento da Honda Motos Brasil, comentou os planos da empresa em apoio ao motociclismo: “O objetivo é que o trabalho desenvolvido nas competições inspire cada vez mais as pessoas, reforçando a cultura da motocicleta no país ”.