Encontrar uma concessionária

MotoGP estará de volta ao Brasil em 2026

Na Competição

Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, um bom piloto deve estar preparado para enfrentar qualquer competição e corrida de moto. Esse universo radical está no DNA da Honda e realmente é para aqueles que são movidos pelo desafio. Acompanhe conteúdos especiais sobre os campeonatos nacionais e internacionais de motovelocidade e motocross como MotoGP, SuperBike e muito mais!

MotoGP estará de volta ao Brasil em 2026

Na Competição 21/03/2025
Marini pilotando

Uma cerimônia realizada em meados de março de 2025 no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, GO, marcou o lançamento oficial do Grande Prêmio Brasil de MotoGP.

O piloto da Honda Racing no Superbike Brasil, o brasileiro Eric Granado, teve a companhia do italiano Luca Marini, piloto do Team Honda HRC Castrol (MotoGP), do ítalo-brasileiro Franco Morbidelli (VR46 Racing Team, MotoGP) e do brasileiro Diogo Moreira (Italtrans Racing Team, Moto2). Os quatro realizaram voltas no traçado goiano diante dos olhos de muitos fãs.

Presente ao evento, o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, confirmou que o circuito receberá adequações para os atuais gestores da MotoGP, a empresa espanhola DORNA, e a MC Brazil Motorsport, organizadora do GP São Paulo de Fórmula 1, que será responsável pela etapa brasileira da MotoGP Goiânia em 2026, que ainda não tem data definida.

O Brasil já sediou etapas da Motovelocidade Mundial treze vezes – 1987, 1988 e 1989 (Goiânia, GO), 1992 (Interlagos, SP) e 1995, 1996, 1997, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004 (Jacarepaguá, RJ).

Trata-se, portanto, de uma ansiosamente esperada volta do Mundial de Motovelocidade ao Brasil depois de mais de duas décadas de ausência, e justamente no traçado que deu origem a uma inesquecível série de disputas nas categorias 500/MotoGP e 250.

Nas 26 corridas realizadas em território brasileiro, 13 da categoria 500/MotoGP e 13 da extinta categoria 250, a Honda foi a maior vencedora, totalizando nada menos do que 16 conquistas, dez a mais do que a marca segunda colocada em vitórias.

O traçado da pista de Goiânia, com 3,8 km de extensão, é considerado o mais adequado para competições no Brasil em razão da segurança oferecida pelas suas amplas áreas de escape. No entanto, diversos serviços de adequação da infraestrutura do autódromo já estão sendo realizados, assim como a modernização da pavimentação.

De acordo com o piloto do Team Honda HRC Luca Marini (irmão do multicampeão Valentino Rossi), que deu algumas voltas em Goiânia ao guidão de uma Honda CBR 1000RR-R Fireblade, a pista tem tudo para ser a mais rápida do calendário. Já para Eric Granado, que rodou com a Fireblade com a qual compete no Superbike Brasil, ter uma etapa da MotoGP no país é a realização de um sonho, uma vez que os Grandes Prêmios da categoria máxima do motociclismo deixaram de ser realizados justamente quando ele se profissionalizou.

Ter novamente uma etapa do principal campeonato do motociclismo mundial no Brasil certamente reforçará a paixão pela motocicleta e o incentivo às competições, sendo a Honda a maior incentivadora tanto no Brasil como no restante do planeta.