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Fábrica da Honda em Manaus, a única a produzir o câmbio DCT fora do Japão

O poder dos sonhos

Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.

Fábrica da Honda em Manaus, a única a produzir o câmbio DCT fora do Japão

O poder dos sonhos 14/08/2023
Detalhe do descritivo dual clutch transmission DCT na moto Honda

Desde outubro de 2022, a fábrica da Honda em Manaus-AM, a primeira da marca a ser instalada no Brasil, produz o sofisticado câmbio DCTDUAL-CLUTCH TRANSMISSION – que equipa a CRF 1100L Africa Twin e a NC 750X, também montadas nessa unidade situada no coração da Amazônia.

Ser escolhida como a única unidade fabril da Honda fora do Japão para a produção do câmbio DCT diz tudo sobre a alta tecnologia aplicada aos produtos fabricados em Manaus. Inaugurada em 1976, a fábrica da Honda pioneira no Brasil nasceu sob o signo do enfrentamento de desafios.

Colocar a fábrica em pé com as tremendas dificuldades logísticas que Manaus apresentava à época – e em um prazo recorde de menos de um ano – foi a primeira de muitas vitórias da Honda no Brasil. Logo na sequência veio a segunda grande conquista: realizar um produto lendário como a Honda CG, que desde a primeiríssima unidade ali produzida se comprovou ser a moto exata para o Brasil, tanto pela robustez como pela alta qualidade de fabricação.

Desde então, Manaus representa um orgulho para os manauaras e para a Honda brasileira, que cumpriu à risca as determinações do próprio Soichiro Honda, que, em visita ao Brasil no começo dos anos 1970, decidiu que o país deveria ter uma unidade fabril de sua empresa que respeitasse o rígido padrão de qualidade da Honda.

No decorrer dos 46 anos de atividade da fábrica da Honda em Manaus, a produção de um componente tão sofisticado em termos tecnológicos como o sistema de transmissão DCT é a comprovação de que a unidade de Manaus é um modelo no panorama das fábricas da Honda espalhadas por todo o planeta, capaz de não apenas desovar mais de 1,5 milhão de unidades/ano (o recorde foi em 2011, com exatas 1.687.436), mas também de ser uma das duas do mundo – a outra é a fábrica da Honda em Kumamoto, no Japão – a produzirem o incrível câmbio DCT.

Atualmente, mais de duas dezenas de modelos de motonetas, scooters e motocicletas são produzidas na Honda de Manaus, uma fábrica altamente verticalizada, ou seja, que pouco depende de fornecedores externos. Tal característica é particularmente desejável tendo em vista a distância da fábrica, situada na capital do Estado do Amazonas, de outros grandes polos industriais brasileiros, mas que nem por isso a impediu de cumprir sua missão de oferecer produtos com alta qualidade e tecnologia, obedecendo ao elevado padrão da Honda mundial.