Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.
O Salão de Milão é a principal mostra do Ocidente quando o assunto é motocicleta. Como costuma ocorrer em todas as edições, a Honda não “ficou de fora” e, mais uma vez, apresentou uma série de novidades neste Salão, também conhecido por EICMA – Esposizione Intenazionale del Ciclo, Motociclo e Accessori –, que chegou aos 110 anos em 2024.
Entre as novidades mais comentadas está o motor Honda V3 de combustão interna – ICE, Internal Combustion Engine –, ainda em fase “concept”, ou seja, um estudo avançado e que em breve poderá entrar em produção e equipar modelos de motocicletas de alta cilindrada.
O Motor
A surpresa técnica desse motor vai além de sua arquitetura incomum, V3 em ângulo de 75º, refrigerado a líquido, e ao que parece com quatro válvulas por cilindro e comando duplo no cabeçote. O par de cilindros aponta para a região frontal da motocicleta e o cilindro restante está voltado para a traseira. De fato, não se trata do primeiro motor Honda V3: a NS 400R com motor 2 tempos, fabricada entre 1985 e 1987 para homenagear o título mundial da categoria 500, a MotoGP da época, alcançado pela Honda NS 500, também se valia de um V3.
O motor Honda V3 apresentado no Salão de Milão 2024 tem o privilégio de ser o primeiro motor motociclístico a se valer de um sistema de compressor elétrico, que atua de modo a enviar maior quantidade de ar às câmaras de combustão e, consequentemente, oferecer maior potência e torque.
Um “turbo”, então? Não exatamente do modo que conhecemos.
Os chamados motores sobrealimentados (ou turbocomprimidos) usam os gases de escapamento para girar uma turbina, que por sua vez “sopra” esse ar para dentro do motor. Portanto, o maior fluxo de mistura ar-combustível nas câmaras de combustão depende diretamente da rotação do motor.
No caso do inédito Honda V3, a turbina elétrica dispõe de uma bateria auxiliar e é comandada pela ECU – Electronic Control Unit –, que providencia o aumento do fluxo independentemente da rotação, favorecendo assim o torque em baixas rotações.
Com o motor V3, a Honda oferece aos motociclistas apaixonados por performance uma nova experiência de pilotagem. O torque instantâneo e a entrega de potência linear proporcionam uma aceleração emocionante e um controle preciso.
Além disso, a tecnologia de compressor elétrico contribui para uma redução significativa de emissões, tornando a moto mais sustentável sem comprometer o desempenho. Essa combinação de potência, tecnologia e sustentabilidade certamente atrairá um público exigente e consciente, que busca o melhor em termos de performance e inovação.
Motor Honda V3 Ice Concept Parte lateral
Estrutura da motocicleta Honda com motor V3 Ice Concept
Estrutura da moto Honda com motor V3 Ice Concept lateral
Estrutura e Pneus Moto Honda Motor V3
Estrutura e Pneus Moto Honda Motor V3 lateral